Troca de substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Troca de substrato

Mensagem por rthurfr »

Bom dia, tenho algumas dios e drosera pequenas ainda que estão em serrapilheira, e hoje adquiri o musgo sphagnum. Uma das dios e a drosera estão super saudáveis no serrapilheira e nao parecem estar precisando de troca de substrato, as outras sim. As dúvidas são:
1. Devo trocar mesmo assim todas de substrato ou posso deixar as saudáveis como estão?
2. Quando eu trocar de substrato tenho que fazer um "jejum" de sol por alguns dias nelas ou não precisa?
3. Ferver ou não ferver o musgo?

é isso gnt, grato desde já :)


_Arthur_
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 160 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Olá amigo! fico feliz que finalmente comprou o sphagnum.. bora lá!

1. Mesmo que as plantas estejam bem hoje, acredito que seja sim ideal transplantar. Pois além da serrapilheira poder se decompor, mudando o ph ideal das plantas (que deveria ser ácido), pode ser que tenham pragas que venham a ataca-las também. Única ressalva que faço é seguir as fases da lua, sendo que quando bem seguidas ajuda muito a plantinha e não seguindo, até a enfraquece.. Vide anexos:

Imagem

Imagem

2. Olha esse jejum ai nunca ouvi falar :lol: deixo pros usuários mais experientes de plantão responderem essa..

3. SEMPRE ferver e esterilizar o musgo pois pode ter pragas que atacarão e até tem o poder de dizimar as plantinhas.
Além de que, a diminuição da ocorrência de algas e fungos é visível, sugiro dar uma olhada nesse vídeo e outros que falam sobre esterilização do Sphagnum:



Agora com o Sphagnum vai facilitar até caso vá semear algo :)
Lembra de postar fotos pra agt ver como está se saindo!

Abraço


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por rthurfr »

briancarnieri escreveu: 30 Mar 2021, 14:38 Olá amigo! fico feliz que finalmente comprou o sphagnum.. bora lá!

1. Mesmo que as plantas estejam bem hoje, acredito que seja sim ideal transplantar. Pois além da serrapilheira poder se decompor, mudando o ph ideal das plantas (que deveria ser ácido), pode ser que tenham pragas que venham a ataca-las também. Única ressalva que faço é seguir as fases da lua, sendo que quando bem seguidas ajuda muito a plantinha e não seguindo, até a enfraquece.. Vide anexos:

Imagem

Imagem

2. Olha esse jejum ai nunca ouvi falar :lol: deixo pros usuários mais experientes de plantão responderem essa..

3. SEMPRE ferver e esterilizar o musgo pois pode ter pragas que atacarão e até tem o poder de dizimar as plantinhas.
Além de que, a diminuição da ocorrência de algas e fungos é visível, sugiro dar uma olhada nesse vídeo e outros que falam sobre esterilização do Sphagnum:



Agora com o Sphagnum vai facilitar até caso vá semear algo :)
Lembra de postar fotos pra agt ver como está se saindo!

Abraço
muito obrigado, pode deixar q eu vou postar sim!! :)


_Arthur_
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1. Devo trocar mesmo assim todas de substrato ou posso deixar as saudáveis como estão?
R. é uma opção sua. Eu deixaria
2. Quando eu trocar de substrato tenho que fazer um "jejum" de sol por alguns dias nelas ou não precisa?
R. sim, não exponha após direto ao sol. deixe nesse dia sem sol, uns 3-4 dias meio período.
3. Ferver ou não ferver o musgo?
R. 3 a 5 min, ou nele jogar água fervendo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem