Ajuda Dioneias e Droseras filhotes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Ajuda Dioneias e Droseras filhotes

Mensagem por rthurfr »

Primeiramente boa tarde; noite!!!

Recentemente adquiri minhas primeiras plantas carnívoras (dioneia e drosera). Porém elas vieram bem judiadas aparentemente. Comprei 3 dioneias semana passada e já estou fazendo aclimatação delas ( estou deixando elas cerca de 5 6 hrs de sol tds os dias e muita água). Hoje comprei mais uma e uma drosera totalizando 4 dios e 1 drosera. Gostaria de saber como posso ajudar elas a crescer e ficarem fortes e bonitas, a maioria das dios está bem feinha com partes pretas, se possível me ajudem :)


Dios que eu comprei semana passada e já estão tomando sol direto:
Imagem
Imagem
Imagem

Drosera e dio de hj:
Imagem
Imagem

Desde já, grato!!! :lol: :D :D


_Arthur_
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Buenas amigo. Calma lá, não vá com sede direto ao pote. Qual era a condição de cultivos delas antes? Se elas estavam com pouca luz direta a aclimatação tem que ser aos poucos. De 5h a 6h de sol direto pode ser algo muito brusco se elas cresceram em um ambiente com apenas luz indireta ou passaram muito tempo no correio. O bom é ir aumentando a dose aos poucos, começando com 1h ou 2h e aumentando progressivamente. As droseras podem ate serem um piuco mais maltratadas nesse sentido, mas por precaução pegaria leve com elas tbm. Abraços É qualquer coisa da um grito


rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por rthurfr »

Odulebac escreveu: 12 Mar 2021, 00:02 Buenas amigo. Calma lá, não vá com sede direto ao pote. Qual era a condição de cultivos delas antes? Se elas estavam com pouca luz direta a aclimatação tem que ser aos poucos. De 5h a 6h de sol direto pode ser algo muito brusco se elas cresceram em um ambiente com apenas luz indireta ou passaram muito tempo no correio. O bom é ir aumentando a dose aos poucos, começando com 1h ou 2h e aumentando progressivamente. As droseras podem ate serem um piuco mais maltratadas nesse sentido, mas por precaução pegaria leve com elas tbm. Abraços É qualquer coisa da um grito
puts, ok. vou diminuir a intensidade então, elas estavam com pouca luz na loja mesmo


_Arthur_
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Arthur, além do que o Odulebac falou sobre a aclimatização, recomendo trocar o substrato das suas plantas.
Geralmente as plantas carnívoras compradas em comércio (floriculturas, gardens, etc) que não são especializadas vendem no substrato de serrapilheira que é esse onde se encontram suas plantas. É um substrato barato e que segura umidade, por isso é utilizado, porém ele se decompõe muito rapidamente o que não faz bem para sua plantas ao longo do tempo.
Recomendo trocar por musgo sphagnum puro ou misturado com areia de construção, ambos higienizados. Aqui no meu cultivo utilizo a mistura contendo 70% musgo e 30% areia.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por rthurfr »

Arthur Vinicius escreveu: 12 Mar 2021, 09:15 Arthur, além do que o Odulebac falou sobre a aclimatização, recomendo trocar o substrato das suas plantas.
Geralmente as plantas carnívoras compradas em comércio (floriculturas, gardens, etc) que não são especializadas vendem no substrato de serrapilheira que é esse onde se encontram suas plantas. É um substrato barato e que segura umidade, por isso é utilizado, porém ele se decompõe muito rapidamente o que não faz bem para sua plantas ao longo do tempo.
Recomendo trocar por musgo sphagnum puro ou misturado com areia de construção, ambos higienizados. Aqui no meu cultivo utilizo a mistura contendo 70% musgo e 30% areia.
é urgente a troca ou posso esperar um pouco? e é normal duas delas estarem sem nenhuma armadilha e bem feinhas?


_Arthur_
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

rthurfr escreveu: 12 Mar 2021, 09:50
Arthur Vinicius escreveu: 12 Mar 2021, 09:15 Arthur, além do que o Odulebac falou sobre a aclimatização, recomendo trocar o substrato das suas plantas.
Geralmente as plantas carnívoras compradas em comércio (floriculturas, gardens, etc) que não são especializadas vendem no substrato de serrapilheira que é esse onde se encontram suas plantas. É um substrato barato e que segura umidade, por isso é utilizado, porém ele se decompõe muito rapidamente o que não faz bem para sua plantas ao longo do tempo.
Recomendo trocar por musgo sphagnum puro ou misturado com areia de construção, ambos higienizados. Aqui no meu cultivo utilizo a mistura contendo 70% musgo e 30% areia.
é urgente a troca ou posso esperar um pouco? e é normal duas delas estarem sem nenhuma armadilha e bem feinhas?
Olá rthurfr, como vai amigo? Como os amigos sugeriram acima, recomendo a troca imediata do substrato e seguir o processo de aclimatação como recomendaram. O substrato deve ser trocado, pois não sabemos quanto tempo ele já tem, ou até mesmo se possui algum patogeno envolvido nele, como fungos, bactérias, parasitas e etc. Aproveite o trauma que ela já está e faça a troca, geralmente eu faço logo quando compro ou quando recebo dos correios, aproveitando o embalo da debilitação. Nunca cheguei a perder planta alguma com isso. Importante: lave sua dioneia, retire todo substrato presente nas raízes, com o devido cuidado, claro! O motivo das leafs estarem pretas ou sem armadilhas podem ser diversos, excesso de luz e calor, algum patogeno agindo, reciclagem da muda, morrendo... então vale a pena neste momento o que foi sugerido, aclimatação e troca do subs. Logo ela se recuperará!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem