Indicação de livro e cultivo indoor

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
LarissaPMarques
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Jan 2021, 23:27
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Indicação de livro e cultivo indoor

Mensagem por LarissaPMarques »

Boa tarde pessoal! Espero que vocês e suas meninas estejam muito bem ^^

Comecei meus cultivos há pouco tempo e tenho algumas dúvidas quanto como deveria proceder. Se alguém puder me dar uma luz ficaria muito feliz!

Primeira: minhas PC's estão atualmente em uma varanda na qual a incidência de luz solar varia sazonalmente. Enquanto no verão consigo 8h de luz solar, em outras estações pela posição do sol as vezes só tenho 2h diárias. Além disso, em semanas de chuva como agora percebi que minha Dioneia produz folhas e armadilhas com muito menos deposição de pigmentos. Você acham que seria viável um suplemento de luz artificial para elas? Ou seria melhor tornar o cultivo 100% indoor?

Segunda: estava procurando materiais para estudo no google acadêmico e achei esse livro:
"The Savage Garden, Revised: Cultivating Carnivorous Plants"
Vocês o conhecem/recomendam? Ou então teria alguma outra literatura que acham interessante?

Agradeço muito desde já! :D


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Creio que a variação da quantidade de luz solar disponível possa ser até benéfica para algumas espécies que necessitam de uma menor exposição no inverno, como Dioneias e outras plantas que entram em dormência.
Depende de quais espécies você tem. Algumas plantas estão acostumadas com pouca variação de luz solar, como algumas tropicais e sub tropicais.
Aí nesse caso, talvez seja interessante o suplemento de luz artificial ou até mesmo colocar essas espécies em cultivo indoor.

Quando ao livro, já ouvi falar muito bem desse que citou, mas não li pessoalmente ainda. Dizem que é a principal referência de livros para carnívoras, então não conheço muito sobre outras obras.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Meu cultivo é indoor e as lâmpadas com quais tive os melhores resultados foram as tubulares e as econômicas. Nessas se consegue de IR até UV.
Com lâmpadas de led as plantas até se dão bem, mas não geram pólen pelo menos nos casos de dionaeas que são as que cultivo.
No cultivo indoor as melhores matérias estão em cultivo indoor para cannabis, mas as lâmpadas custam muito caro.

Na descrição feita pela quantidade de luz e se for mais tempo no verão e menos no inverno não vejo necessidade do cultivo indoor.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem