Nepenthes secando gradativamente.

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Edu
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Fev 2018, 16:43
Localização: São Paulo/SP

Nepenthes secando gradativamente.

Mensagem por Edu »

Olá,
Estou com uma dúvida acerca da minha planta carnívora: De uns meses para cá ela começou a secar a parte inferior (tanto o caule como as folhas), e conforme os dias vão passando essa parte seca está subindo. Não sei se tem influência, mas isso começou depois que nasceu um broto (o menor na foto).
Minha dúvida é se é normal essa situação ou se ela está morrendo, e caso esteja, se há como reverter essa situação... Mesmo que eu tenha que sacrificar o broto, pois prefiro a parte maior que já está comigo há anos!

Uma outra dúvida é sobre os jarros que estão meio secos; Devo cortá-los?

A forma que venho cuidando dela é borrifar água (às vezes da chuva - quando consigo coletar, e outras vezes de um recipiente onde deixo a água da torneira descansando por uma semana para depois usá-la) um dia sim e outro não. Apenas nos dias de muito calor e tempo seco (moro em São Paulo) que borrifo água todos os dias, inclusive nas folhas.

Segue abaixo o link do google Drive que deixei as fotos dela disponível:

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Desde já, agradeço a atenção.... Obrigado.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

nos passe a foto da planta, conforme as dicas abaixo,

***

publicacao-de-imagens-pc-notebook-t9231.html

publicacao-de-imagens-tapatalk-t9230.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

estamos no aguardo da imagem da planta, publicado conforme as regras.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Edu
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Fev 2018, 16:43
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Edu »

Edu escreveu: 08 Mai 2020, 12:29 Olá,
Estou com uma dúvida acerca da minha planta carnívora: De uns meses para cá ela começou a secar a parte inferior (tanto o caule como as folhas), e conforme os dias vão passando essa parte seca está subindo. Não sei se tem influência, mas isso começou depois que nasceu um broto (o menor na foto).
Minha dúvida é se é normal essa situação ou se ela está morrendo, e caso esteja, se há como reverter essa situação... Mesmo que eu tenha que sacrificar o broto, pois prefiro a parte maior que já está comigo há anos!

Uma outra dúvida é sobre os jarros que estão meio secos; Devo cortá-los?

A forma que venho cuidando dela é borrifar água (às vezes da chuva - quando consigo coletar, e outras vezes de um recipiente onde deixo a água da torneira descansando por uma semana para depois usá-la) um dia sim e outro não. Apenas nos dias de muito calor e tempo seco (moro em São Paulo) que borrifo água todos os dias, inclusive nas folhas.

Segue abaixo as fotos da planta 1 (a mais antiga) e da planta 2 (novo broto):

Imagem Caule da planta 1 secando

Imagem Caule da planta 1 secando

Imagem Continuação da planta 1

Imagem Jarro da planta 1 secando

Imagem Planta 2

Imagem Planta 1

Imagem Planta 2 e caule da planta 1

Desde já, agradeço a atenção.... Obrigado.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Minha dúvida é se é normal essa situação ou se ela está morrendo,[/quote

normal. a planta é alta, e acontece isso na parte de baixo, de todo normal.
mas isso começou depois que nasceu um broto
pode ter influência, este estar captando a energia,
Uma outra dúvida é sobre os jarros que estão meio secos; Devo cortá-los?
corte-os qdo de todo seco. as folhas tbm só qdo de bem secas. havendo partes verdes, significa que ainda está indo energia para a planta por ela.

água ok.

*analise deixar a grande crescer mais, ou cortar e fazer várias mudas; : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Edu
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Fev 2018, 16:43
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Edu »

Obrigado por esclarecer minhas dúvidas Edson. Fiquei bem mais aliviado em saber que é normal essa parte inferior secar; Sobre levar em consideração cortá-la para fazer mudas vou estudar sobre o assunto, pois nunca fiz isso, mas quero levar em frente caso a parte seca continue a crescer. Apesar de ser normal, está deixando um aspecto feio na planta, parece mal cuidada.
Você sabe me dizer se essa parte seca ainda vai subir muito?
Pensei também na possibilidade de replantar o broto (planta 2) em um outro vaso para que elas não fiquem disputando energia e espaço. O que você acha dessa ideia?

Att,
Eduardo.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

*parte seca, modo de dizer. "aparência". *tem no nome certo, mas esqueci. :-|

toda a planta a os primeiros a ficarem velhos, secarem e caírem foram os que nasceram primeiro. é a lei da natureza. assim, a parte a de baixo continuará a ir ficando de aparência seca.

eu tenho vaso como o seu aqui que tem umas 5-6 galhos basais. cada vez irá aparecer novos brotos, pode esperar...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Edu escreveu: 11 Mai 2020, 09:32 Obrigado por esclarecer minhas dúvidas Edson. Fiquei bem mais aliviado em saber que é normal essa parte inferior secar; Sobre levar em consideração cortá-la para fazer mudas vou estudar sobre o assunto, pois nunca fiz isso, mas quero levar em frente caso a parte seca continue a crescer. Apesar de ser normal, está deixando um aspecto feio na planta, parece mal cuidada.
Você sabe me dizer se essa parte seca ainda vai subir muito?
Edson Poscai escreveu: 11 Mai 2020, 18:14 *parte seca, modo de dizer. "aparência". *tem no nome certo, mas esqueci. :-|
Esse ressecamento da base se chama lignificação - que é a deposição de lignina (a substância que forma a madeira das plantas) na parede das células vegetais -, e em Nepenthes costuma ocorrer quando a planta não possui apoio o suficiente, de modo a dar ao caule uma aspecto lenhoso e melhorar sua sustentação. A lignificação vai continuar subindo pelo caule até a sua planta se sentir firme, então seguindo a lógica você pode impedir ela de se espalhar fornecendo mais pontos de apoio à sua planta.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Obrigado pela ajuda Alan. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Edu
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Fev 2018, 16:43
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Edu »

Obrigado Edson e Alan pela ajuda.
Muito interessante esse processo de lignificação, por fim, a verdade é que ela não está morrendo, e sim, arrumando um jeito de se manter viva. Vou arrumar uma maneira de reforçar a sustentação do caule. Ao observá-la de perto, dá para notar que na parte em que ela cresceu verticalmente o caule é mais fino que o caule de onde ela passou a crescer horizontalmente. Talvez seja por esses dois motivos (caule mais fino na base e o fato de ela começar a crescer para o lado) que essa lignificação tenha começado a surgir.
Por ora não vou replantar o novo broto nem fazer novas mudas com a planta mais antiga, vou me atentar apenas em criar uma estrutura para que ela fique mais firme, e então, observar se a lignificação vai continuar. Só por curiosidade, hoje a parte "seca" está com 52cm de altura, contando da base.

Só mais uma dúvida: as folhas secas da parte que a lignificação atingiu, eu devo cortá-las?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem