Auxinas e Tropismo

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Auxinas e Tropismo

Mensagem por MarcielS »

Auxinas e Tropismo


Auxinas - são hormônios que conduzem o alongamento celular diferencial e funcionam como reguladores do crescimento dos vegetais.
São sintetizados principalmente pelos meristemas apicais caulinares e em primórdios foliares, nas folhas jovens e nas sementes em desenvolvimento e se espalham até as outras zonas da planta, principalmente para a base, onde se estabelece um gradiente de concentração. Tal movimento da auxina é realizado através do parênquima que rodeia os vasos condutores. Em condições de estresse há uma baixa síntese de auxina e um aumento de auxinas “unidas”.
A aplicação de auxinas em uma planta induz que haja síntese de auxinas naturais no tecido, e ainda pode ocorrer quando houver a indução de outros hormônios. Altas doses de auxina podem estimular a síntese de etileno e causar efeitos negativos no crescimento ou até a morte do tecido.
A síntese de auxinas é identificada em diversos organismos como plantas superiores, fungos, bactérias e algas, e quase sempre está relacionada com etapas de intenso crescimento.
A presença e a importância dos hormônios vegetais se estabeleceram devido aos estudos sobre as auxinas. Sobre elas há amplas e profundas informações científicas que nos permitem conhecer com mais precisão como funcionam os hormônios nas plantas. Junto com as giberelinas e as citocininas, as auxinas regulam múltiplos processos fisiológicos nas plantas.
Seu representante mais abundante na natureza é o ácido indolacético (AIA), derivado do aminoácido triptofano, sendo o mais relevante em quantidade e atividade. É, ainda, o precursor da forma ativa da auxina que controla muitos de seus processos metabólicos. Outros produtos são os ácidos naftaleno-acético, indol-butírico e indol-propiônico, que têm efeitos semelhantes e não devem ser chamados de hormônios, mas de reguladores de crescimento, já que não são naturalmente produzidos pelos vegetais.
As auxinas produzidas nos tecidos vegetativos podem exercer seus efeitos onde foram produzidas, mas também podem se translocar a outras partes da planta, mediante um fluxo feito para "baixo", e lá exercerem seus efeitos. O transporte das auxinas produzidas nas raízes parece ter um fluxo oposto à parte vegetativa, mostrando ser feito para cima. Em ambos os casos se reconhece que o floema é o tecido vascular por onde ocorre a translocação.
Ao chegar à célula, a auxina irá desencadear duas respostas, uma rápida e uma lenta. A rápida irá aumentar a velocidade do movimento de vesículas e reprimir os genes que sintetizam a ATPase e enzimas hidrolíticas da parede celular. As ATPases vão bombear prótons para o espaço periplasmático onde há enzimas catalíticas, as quais são ativadas por Ph baixo (isso se deve pelo bombeamento de prótons) e as enzimas hidrolíticas rompem a parede celular (por um processo auxiliado pelas giberelinas). A resposta lenta vai consistir na supressão de genes que codificam os novos componentes da parede celular.
As auxinas são reconhecidas como um hormônio muito importante para o desenvolvimento das plantas e sua utilização comercial na agricultura tem sido muito limitada em relação a outros hormônios. Em geral, as plantas tratadas com auxinas mostram respostas significativas em seu crescimento vegetativo e também em certos processos onde se observam efeitos diretos, como por exemplo, na reprodução sexual, no amadurecimento e crescimento do fruto, em ações herbicidas e outros.
veja mais: http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=45&t=987

Tropismo - cujo agentes excitante é a luz.
Os caules aproximam-se da fonte luminosa e, portanto, têm fototropismo positivo. Já as raízes curvam-se em direção oposta à fonte luminosa, apresentando fototropismo negativo. Quando se ilumina um caule de maneira unilateral, na face iluminada ocorre foto destruição de parte do AIA ali existente, o que inibe o crescimento naquela região.
Com isso, o lado que permanece no escuro cresce mais, determinando s curvatura do caule em direção à fonte luminosa. Nas raízes, ao contrário, a inativação de parte do AIA presente na face iluminada favorece seu crescimento: daí a curvatura desses órgãos em direção oposta à fonte de luz.

Fototropismo - ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas,com destaque para o girassol; em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular á direção desta (fototaxia transversal).
Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reacção positiva, isto é alonga-se em direção à luz, e a raiz reação negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa.

Geotropismo - é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores.
A elevada concentração de auxinas favorece o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz. Em consequência, a região do caule voltada para baixo alonga-se mais rapidamente que a região superior, dirigindo-se a curvatura do caule para a parte superior. Diz-se que o caule tem gravitropismo negativo(-).
No caso da raiz, a zona inferior cresce mais lentamente que a zona superior, o que faz com que nesse órgão apareça uma curva de crescimento dirigida para baixo, designando-se este tipo de movimento por gravitropismo positivo(+).
Recomendado: Crescimento de órgão vegetal resultante do efeito da gravidade. É positivo quando segue a direção da gravidade (crescimento das raízes) e negativo quando é oposto (crescimento dos ramos).

Quimiotropismo - é a tendência que as raízes dos vegetais têm de crescer em direção a uma fonte de estímulo químico, que poder ser a água ou minerais. O tubo polínico, também, por um estímulo químico cresce em direção ao óvulo.

Tigmotropismo - é um tipo de tropismo comum, em que a planta ao entrar em contato com o objeto sólido, cresce ao redor dele.
A resposta pode ser rápida, uma gavinha pode enrolar em torno de um suporte por uma ou mais vezes e assim as células que entram em contato encurtam ligeiramente e aquelas do outro lado se alongam.
São respostas de crescimento orientadas pelo contato. Especialmente evidentes em gavinhas de chuchu, curcubitáceas e videiras. O mecanismo proposto é de que, no lado tocado, cessa o crescimento, o qual continua do lado oposto, fazendo com que a gavinha se enrole em torno do objeto tocado. É possível que a reação seja similar ao gravitropismo, i.é, que envolva fitormônios, Ca 2+ e calmodulina.

Nastismos - São movimentos que não são orientados em relação à fonte de estímulo. Dependem da simetria interna do órgão, que devem ter disposição dorso - ventral como as folhas dos vegetais.

Fotonastismo - Movimento das pétalas das flores que fazem movimento de curvatura para a base da corola. Este movimento não é orientado pela direção da luz, sendo sempre para a base da flor. Existem as flores que abrem durante o dia, fechando-se à noite como a "onze horas" e aquelas que fazem o contrário como a "dama da noite".

Tigmonastismo e Quimionastismo - Movimentos que ocorrem em plantas insetívoras ou mais comumente plantas carnívoras, que, em contato com um inseto, fecham suas folhas com tentáculos ou com pêlos urticantes, e logo em seguida liberam secreções digestivas que atacam o inseto. Às vezes substâncias químicas liberadas pelo inseto é que provocam esta reação.

Seismonastia - Movimento verificado nos folíolos das folhas de plantas do tipo sensitiva ou mimosa, que, ao sofrerem um abalo com a mão de uma pessoa ou com o vento, fecham seus folíolos. Este movimento é explicado pela diferença de turgescência entre as células de parênquima aquoso que estas folhas apresentam.

Movimentos de Locomoção ou Deslocamento - Movimentos de deslocamento de células ou organismos que são orientados em relação à fonte de estímulo, podendo ser positivos ou negativos, sendo definidos como tactismos.

Quimiotactismo - Movimento orientado em relação a substâncias químicas como ocorre com o anterozóide em direção ao arquegônio.

Aerotactismo - Movimento orientado em relação à fonte de oxigênio, como ocorre de modo positivo com bactérias aeróbicas.

Fototactismo - Movimento orientado em relação à luz, coo ocorre com os cloroplastos na célula vegetal.

Hidrotropismo - É por hidrotropismo que as raízes se desenvolvem em direção à umidade.

Fotoperiodismo - O fotoperiodismo é a capacidade do organismo em responder a determinado fotoperíodo, isto é, a períodos de exposição à iluminação.
Nos vegetais o fotoperiodismo influi no fenômeno da floração e, conseqüentemente, no processo reprodutivo e formação dos frutos.
O florescimento do vegetal é controlado em muitas plantas pelo comprimento dos dias (período de exposição à luz) em relação aos períodos de noites (períodos de escuro).
Ao longo do ano, em regiões onde as estações (outono, inverno, primavera e verão) são bem definidas, existe variação do comprimento dos dias em relação às noites, e muitas plantas são sensíveis a estas variações, respondendo com diferentes fotoperíodos em relação à floração. veja mais: http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=45&t=986

Referência: wikipedia.org/wiki/Tropismo/Auxinas
...
Editado pela última vez por MarcielS em 18 Mar 2011, 11:59, em um total de 4 vezes.


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

muito bom rever estes conteudos...como sempre você nos fazendo recordar o ensino medio...valeu


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom Marciel, eu lí e não compreendi tudinho, pois eu na verdade sou pésimo para entender certas coisas na teoria, eu preciso de referencias fotográficas, desenhos ou a prátia, ai não esqueço nunca mais kkk Meu lado lógico do cerebro deve ser um grão de arroz comparado ao Criativo, procuro diferentes modos de aprender, do que o convencional.
Mas em fim, gostei muito de saber deste conteudo, pois eu não sabia, ou não recordava, pois nunca me explicaram isso na pratica kk
VLW abraço : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder