A idade das plantas nos clones

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

A idade das plantas nos clones

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

É o seguinte, eu participei de um debate sobre a idade dos clones no assbook e eu baseado no fato de que a ovelha Dolly morreu cedo de velhice e também de alguma outra discussão aqui em que foi falado do setor canavieiro no qual depois de uns 5 anos os clones geravam canas duras e com baixo teor de açúcar, cheguei a conclusão de que o mesmo acontecia com todos os seres vivos.

Baseado nesses fatos cheguei erroneamente a conclusão de que os cultivares de dionaeas tinham um vida estimada de 20 anos, então alguns cultivares já estariam perto do final. Tudo isso baseado nos telômeros que define a idade de um ser vivo. Explicando melhor os telômeros são anéis, cada ser vivo nasce com um número X desses anéis e a cada replicação das células um anel é perdido, isso define a velhice e morte.

Mas com plantas são diferentes os clones realmente nascem com a idade da planta doadora mas na primeira floração que ela der é produzida uma enzima telomerase que faz a recomposição inicial da quantidade de telômeros da planta doadora.
Então os cultivares e clones híbridos nunca deixarão de existir.

Abaixo meu comentário final nesse perrengue desse debate, fui duro porque teve gente que não achava isso importante.
Como não sou botânico, nem biólogo e muito menos agrônomo tudo que eu sabia era que a ovelha Dolly tinha morrido de velhice bem antes do tempo por causa dos telômeros que indica a idade de um ser vivo.

Outro fator é que numa discussão alguém disse que havia o mesmo problema com a cana e que depois de 5 anos elas se tornavam duras e sem açúcar, um tremendo problema para o setor canavieiro.

Sem pesquisar mais baseado nessas informações e que a vida média das dionaeas são de 20 anos eu calculei que qualquer cultivar teria essa média de vida.

Foi quando o Hélio Gelsleichter e Matheus Delagostini me contestaram de que as plantas tem um sistema diferente, como sou curioso, fui buscar informações e pesquisei mais a fundo.

Foi quando achei a informação de que um clone de uma planta realmente nasce com a idade da planta doadora, mas na primeira floração é zerada.

Quanto a cana parece que a floração dela é demorada e existem empresas que hoje fornecem clones zerados.

Claro que isso importa, agora fico sabendo que os cultivares não vão desaparecer, que os clones das nepenthes também não e assim vai.

Mas isso aqui é o assbook, lugar de fotos e não de informações e logo mais essa informação será perdida, ninguém vai achar mais nada.
Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Muito bom texto Paulo, agora fica uma dúvida, a planta realmente precisa florir para zerar o telômero? Ou o simples fato de ela já lançar a haste florar seria o suficiente? Pois como sabemos, nem todo mundo tem “coragem” de deixar seus cultivares florescerem, eu mesmos não irei arriscar, pois só tenho um exemplar de cada, quando a haste der sinal de vida, ela já vai conhecer a tesoura...
Outra coisa, eu já havia lido algo relacionado sobre esse assunto, porém, acreditava que os clones originados por leafs não teriam esse problema, mas que bom que a solução é fácil..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe Siebert escreveu:Muito bom texto Paulo, agora fica uma dúvida, a planta realmente precisa florir para zerar o telômero? Ou o simples fato de ela já lançar a haste florar seria o suficiente?
Felipe,

Eu não sei, vou pesquisar mais já que tocou no assunto.
Mas pela lógica só em lançar haste floral já seria o suficiente, mas por enquanto não posso afirmar nada.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem, resumindo
na vdd nem importa tanto... se a vida media de uma PC e 20 anos... e ela zera essa contagem assim florecer... e so deixar ela florecer uma vez a kda 15 anos por segurança... se ela sobreviver os 15 anos sem florecer em nossa mão né... pq basicamente uma planta flroece pq esta com exesso de Fósforo (P), e como se ela explodisse... tipo ela acumula 1 ano e quando chega a epoca ela tem que gastar isso, podem reparar em plantas normais como manga goiaba laranja etc, se um ano ela não rende quase nada... pode esperar que no ano seguinte a coisa vai quebrar os galhos... PC seguem esse sistema tb, ou seja ao ficar removendo hastes ela ficará teimando e lançando outra, olha as burmanni e intermedia pra você ver, elas lançam 2 ou 3 haste em media, mais se você remover ela vai engordando e lançando uma atraz da outra diretoa kda 3 ou 4 dias saiu uma nova haste pra você remover.

resumindo nem esquenta com isso, se ela tiver viva daki uns 15 anos e você ainda não tiver esquecido de remver nenhuma haste ae você deixa 1... a final ja vai ter uns 200 clones dela nesses 15 anos


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

smart2 escreveu:bem, resumindo
na vdd nem importa tanto... se a vida media de uma PC e 20 anos... e ela zera essa contagem assim florecer... e so deixar ela florecer uma vez a kda 15 anos por segurança...
Nãããããão! Isso se refere a planta que foi reproduzida... A lógica não se aplica a plantas adultas.
O contador de idade seria zerado apenas na primeira floração da planta que foi clonada.

Paulo, trazendo a discussão para cá (um ambiente muito mais saudável e que não temos "mestres" com reis na barriga) e seguindo a lógica do raciocínio, ao clonar uma planta bem velha corremos o risco do clone morrer antes dessa floração e com isso, perder o cultivar, certo? Bem louco isso...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Matheus,

Para responder eu teria que pesquisar muito, nos artigos tem tantos termos técnicos que preciso primeiro absorve-los.

Nesse momento eu não sei dizer que se um clone tem 15 anos e nunca foi deixado florir se depois depois desse tempo ele zeraria após a primeira floração.

Mas uma coisa que li é certa, se fizer um clone desse mesmo clone velho e deixasse o mais novo florir esse com certeza seria zerado.

Sobre o assbook eu nem prefiro comentar, como eu disse lá é para fotos e não para conhecimento.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Bom, eu não chego nem perto do conhecimento que os Srs. tem sobre PCs, então nessa questão não posso meter muito o bedelho, mas, ao meu ver, na pior das hipóteses, é só deixar a planta em questão florir em algum momento e pronto, caso não tenha zerado, ela irá zerar...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...meu comentário final nesse perrengue desse debate, fui duro porque teve gente que não achava isso importante.
:shock:

Lembra do rôlo quando, há alguns anos, resolvi abordar o assunto substrato das Dionaeas "serrapilheira" comercializadas no país? E os produtores de pcs ficaram bastante incomodados. :mrgreen:

Bom, não tenho a paciência que você tem, Paulo. :roll:


... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olha, poucas vezes vi um debate tão acirrado como aquele do Facebook e, o melhor que o mesmo era sobre um assunto deveras interessante com alguns desdobramentos secundários como este dos telômeros. Quem dera o mesmo tivesse sido tratado aqui, pois aí seria eternizado e poderia se converter em conhecimento, pois lá na rede social o mesmo não irá durar uma semana.

Valeu por compartilhar parte do que foi debatido lá Paulo, pois pelo menos parte desta história não se perderá no tempo.

Obs.: De todos os comentários negativos daquela discussão um hobbysta/vendedor de renome falar que aquilo que era debatido ali não passava de informação inútil foi decepcionante :( ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:.... poucas vezes vi um debate tão acirrado como aquele do Facebook e, o melhor que o mesmo era sobre um assunto deveras interessante com alguns desdobramentos secundários como este dos telômeros.
Putz! Pena que eu não 'acompanhei' o debate. 8-)



... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem