Definição de Adsorver e Absorver

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Definição de Adsorver e Absorver

Mensagem por MarcielS »

Adsorver e absorver, quimicamente falando, são palavras que se diferem no comportamento frente a outras substâncias.
  • Adsorver: adesão (fixação) de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente).
  • Absorver: recolher em si, aspirar, sorver, sugar, embeber-se de.


O ato de absorver refere-se à ação de recolher, por exemplo, o musgo sphagno absorve água, mas o líquido sai facilmente quando ele é espremida, o que não ocorre com a adsorção.

Na adsorção, as moléculas ou íons de uma substância ficam retidos (fixados) na superfície de sólidos por interações químicas e físicas.

Um ótimo exemplo de substância adsorvente é o carvão ativado. Ele é usado nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) para retirar impurezas contaminantes como material orgânico, gases e partículas menores. A água, após passar pelos filtros de carvão ativado, sai límpida e sem cheiro. É mágica? Não.

A área de superfície do carvão ativado dá a ele vários lugares de ligação (poros). Quando certas substâncias químicas passam próximas da superfície do carvão, unem-se a ele e ficam aprisionadas. Dizemos que o carvão possui alta porosidade e por isso se torna um adsorvente.

As propriedades físicas do carvão ativo dependem dele estar sendo utilizado na forma de carvão ativo em pó (CAP), utilizado quando se tem fase líquida, ou na forma granular, utilizado para o adsorbato na fase gasosa.

A distribuição de tamanhos de poros e as atividades químicas superficiais dos diversos tipos de carvão são bastantes dependentes de sua origem (coque de petróleo, carvão vegetal, carvão betuminoso, lignita, entre outros).

O carvão ativo pode apresentar caráter ácido ou básico, relacionado com a oxidação na sua superfície. Este caráter é dependente das condições de manufatura do carvão e da temperatura na qual se processa a oxidação. Um carvão ácido apresenta comportamento ácido, ou seja, adsorve quantidades apreciáveis de bases, tendo pouca afinidade por ácidos, enquanto que o carvão básico apresenta comportamento oposto ao carvão ácido.

A adsorção pode acontecer por meio de forças de natureza física ou química.

Adsorção física

A adsorção que acontece por meio de forças físicas é denominada fisissorção. Neste caso, as moléculas ou átomos se aderem à superfície do adsorvente, de uma forma geral, por meio das forças de Van der Waals – ligações intermoleculares de longo espectro, mas que são muito fracas, incapazes de formar ligações químicas -. A adsorção física é um processo reversível e, apesar de uma molécula fisicamente adsorvida reter sua identidade, pode ser deformada pela presença dos campos de força da superfície.

Adsorção química

A adsorção química também pode ser chamada de quimissorção, e é específica, empregada na separação de misturas. Nesse caso, as moléculas ou átomos aderem à superfície do adsorvente por meio de ligações químicas que, normalmente, são covalentes – o tipo da ligação depende das substâncias que participam do sistema-, tendendo a acomodar-se em locais que propiciem o maior número possível de coordenação com o substrato. O processo é exotérmico e irreversível, uma vez que há a formação de ligações químicas.

Podemos perceber então que as palavras adsorver e absorver são parecidas apenas na escrita, pois equivalem a processos bem diferentes.


Existe um limite para a adsorção do carvão (o material logo atinge a saturação),por exemplo, em aquarismo troca-se periodicamente os materiais utilizados em filtros (carvão ativado, lã de vidro, etc.) por que já não cumprem seu papel.

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei da informação, valeu por compartilhá-la conosco Marciel : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem