Relógio que só precisa de água e terra para dar as horas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Relógio que só precisa de água e terra para dar as horas

Mensagem por MarcielS »

Imagem
O designer holandês Marieke Staps inventou o chamado “Candeeiro de Terra”, ou Soil Lamp, que consiste numa lâmpada de LED que é “plantada” como uma planta, em lama. A eletricidade é produzida através de reações entre dois metais e a terra húmida.
Depois das plantas que brilham e iluminam surge o candeeiro que dá luz enterrado num vaso! Este candeeiro é composto por células de zinco e cobre, que conduzem eletricidade gerada pelo metabolismo da vida biológica.
Esta técnica, de acordo com o inventor, oferece uma variedade de possibilidades porque, quanto mais células, mais eletricidade é gerada. A única coisa que a lâmpada precisa é ser “regada” de vez em quando, para manter o solo húmido.

O designer criou também um relógio alimentado por solo – Soil Clock. Este funciona tal como a lâmpada, vai buscar energia à terra…
Imagem

Apesar do design da lâmpada ser novo a tecnologia não o é. Foi em 1841, que o inventor Alexander Bain demonstrou a capacidade da terra em gerar eletricidade ao enterrar dois pedaços de metal, um de cobre e outro de zinco, afastados um metro, ligados através de um circuito. O resultado foi energia suficiente para fazer trabalhar um relógio.

Quando colocas um pedaço de cobre e outro de zinco num recipiente de lama (tem de estar húmida), os dois metais começam a reagir porque o zinco tende a perder eletrons mais facilmente que o cobre e porque a terra contem ions.

Fonte: Green Nation
... : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Eu vou tentar fazer um destes. Mas tem um porém a vida útil dos coletores, porque eles oxidam até que rápido.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá marciel : joia : curti o relogio e palmas : Clap : : Clap : para o designer holandês Marieke Staps.......


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ideia interessante, mas conforme dito pelo Paulo ela tem data de validade e a mesma é bem curta :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem