Coentro é capaz de eliminar metais pesados da água

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Coentro é capaz de eliminar metais pesados da água

Mensagem por MarcielS »

CicloVivo
Imagem
Mexicanos descobriram que o tempero, comum no Brasil, pode deixar a água potável de forma natural.
Estudantes da Universidade Politécnica de Francisco I. Madero, no México, descobriram que o coentro tem potencial para eliminar impurezas e retirar metais pesados da água de forma orgânica. A erva, que também apresenta diversas propriedades medicinais, vem mostrando eficiência em purificar os sistemas de irrigação no Vale do Tula, situado nas proximidades da Cidade do México.

A pesquisa teve início quando os estudantes observaram o poder de desintoxicação da erva, utilizada de forma natural para filtrar o sangue e eliminar radicais livres do corpo. Durante as experiências, a equipe comprovou que as células que compõem o coentro conseguem reter com facilidade alguns metais, como o níquel, que, ao ser ingerido, pode causar graves complicações – como o câncer de pulmão.

De acordo com Douglas Schauer, coordenador da pesquisa, a próxima etapa é verificar se o coentro, tempero comum na cozinha brasileira, também é capaz de eliminar metais com maior toxicidade, como o mercúrio, que causa estragos irreversíveis – seja na saúde das pessoas, seja nos corpos d’água de todo o planeta.

Os testes vêm sendo realizados em plantações do Vale do Tula, região que, historicamente, exerceu importante influência para as civilizações pré-colombianas. Além de ser utilizado para purificar a água que irriga as plantações, o coentro também demonstra eficiência ao ser inserido numa espécie de sachê de chá, capaz de filtrar a água imprópria para consumo, conforme explicam os cientistas.

Os resultados da pesquisa foram apresentados à American Chemical Society, que publicou a novidade.

Além dos bons resultados nos testes de purificação de água, está comprovado que o coentro pode ser utilizado para controlar a pressão sanguínea, diminuir a ansiedade e ainda combater a cefaleia e a insônia.

... : joia :

ps eu detesto coentro, simplesmente não como nada que tiver esse tempero. :roll:


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Obrigado por compartilhar a informação Marciel, eu não fazia nem ideia que o coentro tinha esse potencial de purificação da água, eu já tinha visto alguns estudos relacionados a casca da banana, mas coentro é novo pra mim.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu consumo muito coentro, minha mãe trouxe de suas raízes baianas.
Enquanto aqui no Brasil se diz que coentro é comida de nordestino o resto do mundo o consome muito.

Agora uma coisa, eu sabia que a salsa e cebolinha vinham da mesma região eu fiquei na duvida quanto ao coentro e fiz uma pesquisa. Praticamente todos da mesma região, mas uma coisa me chamou a atenção sobre o coentro.
Segundo o wikipedia o coentro é anafrodisíaco o que me deixou de certa forma preocupado até que tive uma luz que essa afirmação está furada, pois os maiores consumidores brasileiros costumam ter mais de meia duzia de filhos. :mrgreen: Meu avô foi pai aos 70 isso nos anos 50, eu tenho uma tia mais nova do que eu.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, eu sempre gostei de coentro (talvez o fato de ser filho de alagoanos tenha contribuído com isso :mrgreen: ), de forma que esta informação só contribui para que eu passe considerar esta erva uma verdadeira dádiva da natureza :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Taí uma coisa que pode ajudar o mundo,a medicina e as nossas queridas PC's!Obrigado mais uma vez Marciel ;)


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ... Segundo o wikipedia o coentro é anafrodisíaco o que me deixou de certa forma preocupado até que tive uma luz que essa afirmação está furada, pois os maiores consumidores brasileiros costumam ter mais de meia duzia de filhos.
Paulo,

Ou é conversa fiada ou este efeito anafrodisiaco somente ocorre com o consumo de doses cavalares de coentro, rs. :lol:

Falando em consumo, sei apenas que a minha aversão a este tempero vem da minha infancia em consequência de algum trauma alimentar. Provavelmente passei mal e atribui a algo que comí e que continha o coentro.

Outra coisa que não como de jeito nenhum é salame, rs.

Abç


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

MarcielS escreveu: Outra coisa que não como de jeito nenhum é salame, rs.

Abç
Mas dae tu já tá de palhaçada né ome.. Tá loco tchê, salame é top.


A respeito do coentro, como faço pra purifica a água?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Dimas Mascarello escreveu:... dae tu já tá de palhaçada né ome.. Tá loco tchê, salame é top.
... A respeito do coentro, como faço pra purifica a água?
Hahahahh! :lol:

Então Dimas,

Minha mãe conta que quando pequeno eu tive uma intoxicação alimentar depois de comer salame e que provavelmente, na minha cabeça, vinculo o alimento com a intoxicação. Tirando o coentro e o salame eu sou de comer qualquer prato, rs.

Bom,

Não gosto de pensar que como inseto sem saber e também não pretendo experimentar nenhum tão breve, heheheh. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas Mascarello escreveu:Mas dae tu já tá de palhaçada né ome.. Tá loco tchê, salame é top.
Dimas, saiba que um dos ingredientes do salame é o Nitrito de Sódio cujo consumo continuo pode provocar câncer :? . Fique esperto, pois sua saúde pode estar em risco :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Dimas, saiba que um dos ingredientes do salame é o Nitrito de Sódio cujo consumo continuo pode provocar câncer :? . Fique esperto, pois sua saúde pode estar em risco :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Rodrigo,

Se não me engano o nitrito de sódio era muito usado nas forças armadas e também na prisão. :afraid:
Hoje esses nitritos e nitratos tem outro nome que é sal de cura.
Volta e meia eu uso para os embutido que faço.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem