Borboletas da Amazônia bebem lágrimas de tartaruga

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Borboletas da Amazônia bebem lágrimas de tartaruga

Mensagem por MarcielS »

LiveScience
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

A visão de borboletas que chegam sobre as cabeças de tartarugas (Tracajás) na floresta tropical amazônica ocidental não é incomum.
Mas a razão pela qual as borboletas se reúnem sobre as tartarugas pode ser mais estranha do que você pensa: É para beber as suas lágrimas.

As borboletas são provavelmente atraídas para as tartarugas porque as gotas de lágrima contem sal, especificamente sódio, um mineral importante que é escasso na Amazônia ocidental, disse Phil Torres, um cientista que faz parte do grupo de pesquisa no Centro de Pesquisa de Tambopata, no Peru e está associada com a Rice University.

As tartarugas obtem o sódio através de sua dieta, em grande parte carnívora. A carne contém níveis significativos de sal, disse Torres. Herbívoros por vezes lutam para obter o suficiente de sódio e outros minerais, acrescentou. "Eles acabam precisando dessa fonte mineral extra", disse ele.

Bebendo lágrimas

As lágrimas da tartaruga não são a única fonte de tais sais para as borboletas. Os insetos também obtem o sal da urina de animais, de margens lamacentas do rio, de poças, de roupas suadas e da sudorese das pessoas, disse Geoff Gallice, um estudante de pós-graduação de entomologia do Museu da Flórida História Natural, que testemunhou borboletas migrando para as lágrimas de tartaruga no oeste da Amazonia.

Esta região é mais pobre em sódio do que muitos lugares na Terra, porque fica mais de 1.600 quilômetros de distãncia do Oceano Atlântico, a principal fonte de sal.

Será que esta forma de alimentação da borboleta, têm impacto sobre as tartarugas? Torres disse que não é completamente claro, mas o esforço com lágrimas, provavelmente tem pouco impacto sobre as tartarugas, além, talvez, tornando-as mais vulneráveis a predadores como os grandes felinos, já que as borboletas podem obstruir sua visão.

Torres testemunhou abelhas bebendo as lágrimas da tartaruga. As abelhas parecem incomodar as tartarugas mais do que as borboletas, talvez devido às suas asas zumbindo, disse ele.

A falta de sal na região tem impulsionado outros animais a exibirem comportamentos incomuns.
Por exemplo, as araras visitam bancos de barro e lamber argila, que contém sódio e outros minerais, Torres disse. Certos tipos de macacos também comer terra, pela mesma razão, acrescentou.

As borboletas também podem estar procurando outros minerais nas lágrimas das tartarugas, e talvez até mesmo ácidos aminados, os blocos de construção das proteínas, disse. Ele pretende estudar isso em um futuro próximo para descobrir o que está acontecendo.

O fenômeno de beber as lágrimas não parece ocorrer muitas vezes, fora desta região. "Eu tenho estudado tartarugas na natureza - a partir do norte dos EUA, México e Amazonas - há mais de 50 anos e nunca vi borboletas beberem lágrimas de tartarugas", disse Richard C. Vogt, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, Brasil.

... : joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Nossa a escassez de sódio na Amazônia é tão grande?Meu deus nunca vi algo assim :shock:
Se eu for um dia para lá vou ter que segurar meu suor :lol:
Como será que as tartarugas se sentem com um monte de borboletas nos olhos :?
Fato muito interessante Marciel : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mas que bicho chato essas borboletas (no vídeo parecem ser abelhas :? ), sempre a azucrinar com a pobre da tartaruga (Tracajá). Essa situação atípica deve ser bem incômoda, pois os animais parecem ficar irritados com o assédio destes insetos :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Informação interessante, Marciel!

Mas devo confessar q eu fiquei irritada com aquela borboleta nos olhinhos do tracajá (embora tenha achado q voavam rápido demais pra serem borboletas.... :? )!!

Tadinho, ele até passava a "mãozinha" no rosto, tamanho o incômodo!!! :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

CauPlantas escreveu:... Como será que as tartarugas se sentem com um monte de borboletas nos olhos :?
rdrgobra escreveu:... que bicho chato essas borboletas (no vídeo parecem ser abelhas :? )
Fatikn escreveu:... fiquei irritada com aquela borboleta nos olhinhos do tracajá (embora tenha achado q voavam rápido demais pra serem borboletas.... :? )!!
Desculpem-me amigos.

O artigo refere-se realmente as borboletas, mas depois de muito procurar só consegui encontrar o vídeo que mostra as abelhas bebendo lágrimas da Tracajá, heheheh. :lol:

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

:lol: eu já ia procurar q borboleta voa tão rápido assim.... :D mas de qq forma a informação é muito interessante.. nem tem pq pedir desculpas, Marciel... o video ilustra bem a materia e depois tava aqui reparando q no titulo do video diz q são abelhas mesmo.. foi falta de atenção da minha parte... :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem