Lepsis - A hora de comer insetos

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Lepsis - A hora de comer insetos

Mensagem por MarcielS »

Umeå Institute of Design

Imagem
Segundo a ONU, o planeta terá cerca de nove bilhões de pessoas em 2050.
Pesquisas que garantem que, se continuarmos com os padrões atuais de produção em massa de alimentos, estaremos fadados a uma crise mundial de alimentos no futuro.

Pensando nisso, o designer Mansour Ourasanah realizou pesquisas sobre hábitos alimentares humanos e notou que 80% da população mundial se alimenta de insetos.

Porém, os 20% que mantêm outros hábitos de alimentação causam grande impacto para o futuro do planeta.

Nesse mesmo sentido, também existe um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que sugere a inserção de insetos nos hábitos alimentares.

Com a colaboração da KitchenAid, o designer criou um recipiente que torna possível o armazenamento de gafanhotos numa residência urbana.

Chamado de Lepsis, o produto, constituído por quatro unidades, tem como objetivo a criação, alimentação, colheita e, por fim, o abate do inseto, antes de transformá-lo em comida para os humanos.

A ideia, que foi recentemente indicada ao Prêmio Index 2013, também possui caráter decorativo, como um símbolo de mudança. Lembrando que, ao comer insetos, substituindo sua dieta tradicional, você estará contribuindo com meio ambiente, e, consequentemente, com as gerações futuras que residirão no planeta.

Funcionamento

O recipiente maior é uma espécie de ninho para o qual os gafanhotos são atraídos por uma luz. Após alimentá-los, basta retirar os maiores por meio de outra vasilha e levá-los à geladeira. Com a temperatura baixa, os gafanhotos são mortos e estão prontos para servirem de refeição.

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Esse é apenas um dos passos para uma alimentação sustentável.

Enquanto o Lepsis não chega ao Brasil, é preciso evitar o gasto desnecessário de alimentos, praticar exercícios físicos, evitar carne vermelha e dar preferência a alimentos orgânicos.

... : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:Enquanto o Lepsis não chega ao Brasil, é preciso evitar o gasto desnecessário de alimentos, praticar exercícios físicos, evitar carne vermelha e dar preferência a alimentos orgânicos.
por mim, não precisa chegar ao Brasil, não... :lol: :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

È Fatima, do jeito que a população vem crescendo e a escassez de alimento também, acho que é uma questão de tempo essas maquinas entrarem em circulação, mas também compartilho do seu medo, pois praticamente não como carne e ter que apelar pra gafanhotos :vomitei: :? .

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Já em certas regiões os alimentos nem são viáveis,mas comer insetos :vomitei: ?Agora me surpreendeu,iremos saber o gosto que as plantas sentem dos insetos :?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... por mim, não precisa chegar ao Brasil, não... :lol: :lol: :lol: :lol:
Juliano Alves escreveu:... praticamente não como carne e ter que apelar pra gafanhotos :vomitei: :? .
CauPlantas escreveu:... mas comer insetos :vomitei: ?Agora me surpreendeu,iremos saber o gosto que as plantas sentem dos insetos :?
Hahahahh! :lol:

Então saibam que todos nós comemos insetos a muito tempo sem saber.

Comemos insetos e não sabemos

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Marciel, em certos casos, a ignorância é uma benção.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

sobre o corante carmim eu sabia... tenho amigos vegetarianos e qdo os recebo em casa, sempre tomo cuidado com muitas coisas... =)) Qto aos limites tolerados em farinhas e grãos eu até tenho consciencia disso, mas é aquele negócio: oq os olhos não veem, o coração não sente... e (pra mim) é melhor nem pensar nessas coisas, senão não como nada, nem mesmo a salada... :lol: :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, nunca é tarde para mudar os hábitos alimentares. Eu espero apenas não estar mais vivo quando esta moda chegar aqui :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem