Cobra com aranha

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Cobra com aranha

Mensagem por MarcielS »

National Geographic

[thumbnail]https://kids.herpeto.org/wp-content/uploads/AU1.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm4.staticflickr.com/3689/926 ... ca6b_z.jpg[/thumbnail]

Camuflada sobre rochas e areia, a Pseudocerastes urarachnoides deixa a ponta de sua cauda (que, como você pode ver na foto, tem um formato peculiar) à mostra, para atrair pássaros desavisados. Quando a ave percebe que se trata de uma armadilha, porém, já é tarde demais: em uma fração de segundo, o predador se transforma em presa.

Em 1968, o Museu de Campo de História Natural de Chicago (EUA) recebeu um exemplar dessa cobra, típica do Irã. Como não havia outra para comparar, não se sabia se a ponta da cauda era uma mutação, um tumor ou uma característica da espécie, que ficou praticamente esquecida por quase 40 anos.

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

A P. urarachnoides voltou aos holofotes da ciência em 2003, quando o pesquisador iraniano Hamid Bostanchi conseguiu capturar mais um exemplar. Uma análise rápida reforçou a ideia de que a peculiar ponta da cauda era uma característica própria da espécie – isso foi confirmado cinco anos mais tarde, quando outro cientista, Behzad Fathinia, conseguiu uma P. urarachnoides viva.

Para testar a utilidade da suposta isca, Fathinia colocou a cobra e uma galinha no mesmo ambiente. A cobra se manteve estática, movendo apenas a ponta da cauda. Para a infelicidade da ave, a estratégia da P. urarachnoides funcionou.

Contudo, a origem dessa formação permanece um mistério.
Afinal, se tantas cobras conseguem sobreviver com “iscas” mais simples, por que teria surgido (e prosperado) uma versão mais complexa?

... : joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Caramba!Que artigo maneiro!!Muito interessante saber que existe uma aranha que parece uma cobra ou cobra que parece aranha,sei lá :? !Bom cultivo e mais descobertas incríveis!!



Att.



Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Muito interessante Marciel, só que no meu caso iria correr léguas pra longe dela, pois são esses dois animais que eu tenho medo :shock: :lol:

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Como sempre você posta coisas interessantes e essa é mais uma delas.

Agora não sei porque quando eu vi o titulo do tópico me lembrei do Raul Seixas. :mrgreen:

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:... quando eu vi o titulo do tópico me lembrei do Raul Seixas. :mrgreen:
Paulo,

Nem preciso dizer que foi a primeira coisa que veio a mente, hehehh! :lol:

Abç


Rock das aranhas!!!! 8-)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, eu gostei do que li e fico imaginando quantos outros animais estão por aí a espera de serem devidamente identificados. Recentemente descobriram um mamífero carnívoro no Equador, não sei se você ficou sabendo, que na realidade vivia em alguns zoológicos dos EUA, mas era considerado uma subespécie de outro bicho. Como ele não se reproduzia o pessoal achou estranho e, ao estudá-lo descobriram se tratar de uma espécie distinta. Deram-lhe o nome de Olinguito, porém a parte chata é que ele mal foi catalogado e já esta entre as espécies ameaçadas de extinção devido a perda de seu habitat :cry: .

Obs.: Da mesma forma que o Paulo, eu pensei que este tópico era uma homenagem ao eterno "Maluco Beleza", o saudoso Rauzito.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q bichinho estranho, esse!!! devo confessar q me deu aflição aquela cauda balançando de um lado ao outro... ainda "prefiro" aquela aranha espelhada... :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem