Jarros de Heliamphoras – Aquaplanagem

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Jarros de Heliamphoras – Aquaplanagem

Mensagem por MarcielS »

Sciencedaily

[thumbnail=center]https://www.bpbotanicalpaintings.co.uk/ ... %20lge.jpg[/thumbnail]
Uma nova pesquisa revela que a planta carnívora "Heliamphora nutans" utiliza ‘fios úmidos’ voltados para baixo para criar uma "lâmina de água" em que os insetos escorregam para a morte. Publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.



Cabelos em plantas, chamadas de tricomas, são tipicamente usados para repelir a água.

No entanto, os pesquisadores de Cambridge observaram que os cabelos na parte interna da Heliamphora nutans são altamente úmidas, levando-os a testar se esse fenômeno está relacionado com a captura de insetos.

Eles descobriram que esta umidade aumenta a escorregabilidade da armadilha e aumenta a taxa de captura de formigas em quase três vezes.

Depois de muitos exames, eles descobriram que a umidade afeta as almofadas adesivas dos insetos enquanto o arranjo direcional dos cabelos é eficaz contra as garras.

Dr. Ulrike Bauer, autor principal do artigo, da Universidade de Cambridge, disse: “Quando os cabelos da planta estão molhadas, as almofadas adesivas das formigas aquaplanam na superfície, fazendo os insetos perderem a aderência e deslizarem na bacia do jarro”.

Eles também descobriram que a planta usou um método de absorção durante os períodos secos para levar a umidade interna do jarro até a superfície desses fios, permitindo-lhes aproveitar esse efeito de aquaplanagem, mesmo quando não há chuva.

Dr. Bauer acrescentou: "Esta adaptação ajuda as plantas a maximizar a sua aquisição de nutrientes."

A Heliamphora nutans vive nas montanhas espetaculares da Guiana no sul da Venezuela, entre altitudes de 2.000m-2700m. Os jarros podem crescer até 18 cm de altura e 7 cm de largura e armadilha atrai principalmente formigas.

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aí esta um género botânico mito interessante, porém de difícil cultivo. Ainda preciso descobrir se possuo clima para cultivar esta planta por aqui, caso contrário seria perda de tempo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...preciso descobrir se possuo clima para cultivar esta planta por aqui...
Tenho essa mesma dúvida Rodrigo.

Parece que existe uma espécie que tolera temperaturas mais altas, mas não lembro o nome dela.

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito interessantes estas informações Marciel, não sabia também que esta vivia á 2000m. Ainda quero uma destas e ela é uma das espécies mais baratas talvez seja possivel cultiva-la em SP se não for em regiões de tanto calor, a H. minor, H. pulchella, H. hispida e H. heterodoxa talvez sejam boas espécies para tentar nestas condições, talvez se igualem aos tratos de uma Darlingtonia que ao invez de exigir somente as raizes resfriadas, necessitaria de um resfriamento completo do ambiente. Talvez um ventilador e um borrifador com água gelada, de um choque termico nelas. Mas como sempre, os testes podem não sair tão baratos :roll:

A espécie que tolera calor (lowland) é a H. ciliata, deem uma olhada nos links:
cpukforum.com/forum/index.php?showtopic ... opic=35062
-
cpphotofinder.com/heliamphora-ciliata-4 ... -4161.html
As espécies que crescem na Gran Sabana (a maior savana de altitude) também são mais resistentes ao calor, creio que a mais comum no cultivo brasileiro que temos de lá seja a H. heterodoxa.

Aqui mostram as altitudes dos Tepuis/Cerros http://www.sarracenia.com/faq/faq5365.html

Infelizmente a H. ciliata não é das mais baratas.
Marciel, voce não está com H. minor por ai?

Cada dia me interço mais por este genero, fiz a polinização de uma flor da H. minor e estou aguardando para ver se ela desenvolverá o fruto.

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe_Steinthaler escreveu:...fiz a polinização de uma flor da H. minor e estou aguardando para ver se ela desenvolverá o fruto.
Opa que legal Felipe :D , quer dizer que conseguiu um diapasão para extrair o pólen de sua Heli. Não deixe de nos mostrar a cápsula e as sementes desta PC, caso o mesmo se desenvolva é claro ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Opa que legal Felipe :D , quer dizer que conseguiu um diapasão para extrair o pólen de sua Heli.
HEhe pode deixar que mostrarei sim o desenvolvimento, e pelo contrário, consegui retirar o pólem sem ajuda de diapasão, apenas bati com um palito nas antenas de pólem e eles cairam, coloquei a unha debaixo para poder coletar e enchergar o pólem e esfreguei o estigma nele que ficou lotado de pólem, mas até então, não notei fertilização do fruto :mrgreen:

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Êeee! Heliamphora polinizada?! :P
Parabéns Felipe, estamos na torcida para que dê tudo certo e você possa colher muitas sementes. : joia :
Felipe_Steinthaler escreveu: ...Marciel, voce não está com H. minor por ai?
Hahahah. Não. Ainda não me aventurei com as Helis. Falta-me coragem. :roll:

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu:Êeee! Heliamphora polinizada?! :P
Parabéns Felipe, estamos na torcida para que dê tudo certo e você possa colher muitas sementes. : joia :
Felipe_Steinthaler escreveu: ...Marciel, voce não está com H. minor por ai?
Hahahah. Não. Ainda não me aventurei com as Helis. Falta-me coragem. :roll:

Abç
Hehe valeu, e vamos torcer para que dê certo esta façanha.

Eu não sei de onde botei na minha cabeça que voce havia colocado uma foto de H. minor :roll:

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem