Droseras vegetarianas?

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Droseras vegetarianas?

Mensagem por Father_Time »

Olá pessoal! ;)

Recebi um artigo de uma amiga e gostaria de compartilhar com vocês.

O original pode ser visto em : http://colunas.revistaepoca.globo.com/p ... etarianas/

[img]http://edgblogs.s3.amazonaws.com/planet ... _leaf1.jpg[/img]

Um novo estudo, publicado na edição deste mês da revista New Phytologist, chegou a uma conclusão impressionante: uma espécie de planta carnívora da Suécia está virando vegetariana. Ela não está preocupada com os insetos que come, nem buscando uma dieta mais saudável. A mudança de comportamento é resultado de um ambiente mais poluído.

Os pesquisadores analisaram como que a Drosera rotundifolia, uma planta carnívora comum em áreas pantanosas do norte da Europa, se alimenta. Parte dos nutrientes a planta retira do solo, mas uma outra parte vem de insetos. O estudo, entretanto, percebeu que essas plantas estão perdendo o interesse nos insetos. A culpa é do excesso de nitrogênio no solo.

Atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, aumenta a concentração de nitrogênio na atmosfera, que vai parar no solo após chuvas. Com um solo mais rico em nitrogênio, a Drosera rotundifolia passa a ter mais acesso aos nutrientes, e não precisa se preocupar tanto em conseguir esses mesmos nutrientes em insetos. O estudo mostra que plantas em áreas não poluídas recebem 57% dos nutrientes dos insetos. Com as plantas de pântanos poluídos, essa porcentagem cai para 22%.

Segundo os pesquisadores, o excesso de nitrogênio pode levar essa espécie à extinção. Isso porque as plantas carnívoras não estão tão bem adaptadas para viver em regiões com alta concentração de nitrogênio.

Foto: Petr Dlouhý/Wikimedia Commons

Abraços! : joia :

Gino


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

É é o destino de muitas dessa plantas, infelizmente. Acabarem extintas.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Com a destruiçao de seus habitats naturais,muitas pc´s iram sumir,e pelo que parece a poluiçao tambem ira virara causa..porem estas plantas sao tao incriveis,que tentam de todas as formas se adaptar as mundaças
Muito interessante a reportagem : joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei do artigo Gino, bem claro e objetivo. Agora cá entre nós, se em um país desenvolvido como a Suécia, aonde o povo tem acesso a a educação de primeira linha e se preocupa com meio ambiente está acontecendo isso, imagina no Brasil. Que me perdoem os biólogos do fórum, mas não tenho conhecimento de que estudos como este (sobre risco de extinção de PCs) tenham sido feitos em nosso país. De repente alguma espécie desconhecida de Drosera, Utriculária ou Genlisea tenha sido extinta sem que nós saibamos. Realmente a preservação do meio ambiente é algo que me força a refletir sobre o futuro que a humanidade esta tomando. Fica ai a pergunta: Será que este e o mundo que iremos deixar aos nossos descendentes?


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

rdrgobra escreveu:Gostei do artigo Gino, bem claro e objetivo. Agora cá entre nós, se em um país desenvolvido como a Suécia, aonde o povo tem acesso a a educação de primeira linha e se preocupa com meio ambiente está acontecendo isso, imagina no Brasil. Que me perdoem os biólogos do fórum, mas não tenho conhecimento de que estudos como este (sobre risco de extinção de PCs) tenham sido feitos em nosso país. De repente alguma espécie desconhecida de Drosera, Utriculária ou Genlisea tenha sido extinta sem que nós saibamos. Realmente a preservação do meio ambiente é algo que me força a refletir sobre o futuro que a humanidade esta tomando. Fica ai a pergunta: Será que este e o mundo que iremos deixar aos nossos descendentes?
Esse seu comentário veio exatamente ao encontro do que pensei Rodrigo!
Ainda podemos estender o assunto para outras ordens, classes, divisões de plantas e por aí vamos embora... Até que ponto estas plantas de hoje são como eram há alguns séculos? Essa pergunta é complicada de responder.

Viajando um pouco mais ainda e trazendo para nossa realidade, de cultivadores, e pensando que nossas plantas cultivadas em casa são filhas, netas, bisnetas e tataranetas de outras que jamais conheceram seu habitat, vem outra pergunta: Será que nossas próprias plantas já não desenvolveram uma adaptação ao cultivo? Aqui, por exemplo, tive Sarracenias que entraram em dormência em março e "acordaram" em maio, florescendo em junho. Um comportamento bastante diferente do que conhecemos das nativas do sudeste americano.

Como disse à amiga que compartilhou a matéria comigo, é triste e espantoso ao mesmo tempo: triste por saber que realmente estas interferências humanas podem exterminar gêneros inteiros e espantoso por percebermos o poder de adaptação destas plantas, como bem disse o Arquimedes.

Abração! : joia :

Gino


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá pessoal! É bom poder debater uma questão como essa por aqui.
Numa matéria como essa podemos sentir a importância do trabalho de profissionais como biólogos, ecólogos, e pesquisadores que a avaliam a influência do desenvolvimento urbano no meio ambiente (minha área de pesquisa). Venho estudando as preferências de microhabitats das famílias de carnívoras em uma área de mata atlântica aqui na Paraíba, e a seca excessiva deste ano me preocupou bastante. Certamente nossas plantas sofrem interferência da ação humana - principalmente devido a presença de grandes extensões de monoculturas, a exemplo da cana de açúcar. Isso é certo. Mas, as reais implicações só poderão ser descritas através de estudos contínuos e que não sejam de curta duração. Realmente, um dos grandes problemas é a falta de pesquisadores nessa área de estudo. Apesar de possuirmos o "título" de 2º maior detentor de espécies de carnívoras no mundo, o Brasil fica muito [...] atrás quanto ao número de pesquisadores deste grupo de plantas formidável. Por outro lado, ainda temos muitos [...] ambientes consideravelmente preservados, provavelmente com espécies ainda não catalogadas, habitats pouco estudados... Temos muito que aprender ainda!

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bém interessante e triste de saber a cada dia que passa que o ser humano estraga mais ainda a vida de todos os seres para melhorar a sua propria. Fora que prejudicam um monte mesmo dentro de sua propria espécie.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Triste ler isso, mas nada mais do que o esperado com tanta poluição e problemas vindos dos humanos... Será que algum dia vamos mudar as atitudes? Sei lá, tenho esperança de que com a criação das novas crianças com educação pra cuidarem do meio ambiente e etc. podemos ter um mundo melhor, mas pra isso os amiguinhos do Tio Sam e mais outras pessoas tinham que ajudar :roll:

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Artigo muito interessante. Já tinha lido em algum lugar que uma maior disponibilidade dos nutrientes no solo costuma diminuir o tamanho das armadilhas das carnívoras. O princípio parece ser o mesmo.
Por falar nisso, alguém sabe de estudos que indiquem quais nutrientes cada gênero tem maior facilidade para absorver das presas?


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Aloysio escreveu:Artigo muito interessante. Já tinha lido em algum lugar que uma maior disponibilidade dos nutrientes no solo costuma diminuir o tamanho das armadilhas das carnívoras. O princípio parece ser o mesmo.
Por falar nisso, alguém sabe de estudos que indiquem quais nutrientes cada gênero tem maior facilidade para absorver das presas?
Isso vai de especie para espécie... Existe pela web a fora, precisa focar em uma espécie para que ache.


Os trabalhos feitos no Brasil, não são tão amplamente divulgados, além de quantidade menor. Ficam limitados, deixando que muitos não tenha acesso a informação, ou informação escassa.
Se existiu alguma planta carnivora em especifica, que foi extinta e não foi descoberta, não passará de palpite/ ponto de vista durante nosso estágio na Terra.
Se a Suécia é desenvolvida e está fazendo esses trabalhos e divulgando tão amplamente, seria porque pretendem algo (não acredito que seria somente para alertarmos).
Já o caso do Brasil, assim como ele é emergente em assunto economico( para não se dizer, tudo). Ainda tem muito que melhorar na economia (não que a Suécia, assim como outros países desenvolvidos, estejam), ao menos estabilizar, ai de verdade, se preocuparão com outras coisas ditas como assuntos menores no mundo capitalista.
Assuntos desse tipo, abrangem muitos outros (correm milhares na mente quando vamos tratar desse assunto), se tornando um assunto eterno. Além disso a preocupação que os países tem não é só com o meio ambiente em geral, existe assuntos antes desse e depois desse.

Grande abrç!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem