Curiosidades sobre o cérebro

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Curiosidades sobre o cérebro

Mensagem por MarcielS »

Curiosidade sobre o cérebro


Nosso cérebro é uma máquina que funciona bem. Uma parte dele é responsável pelo nosso lado, digamos, pouco convencional.
A capacidade de criar e improvisar está ligada a essa região. No entanto, outra área garante que não sejamos anticonvencionais o tempo todo, o que inviabilizaria qualquer chance de vida em sociedade. Pesquisas com artistas revelaram que, quando o córtex pré-frontal (bem no alto da testa) é desativado e suas regiões posteriores são liberadas, a criatividade se expande. Segundo Lent, isso faz sentido porque essa área do córtex monitora a adequação de nossas ações em relação ao ambiente.
Quando estivéssemos menos comportados e livres das obrigações e convenções do dia a dia, seríamos mais criativos.

Nós mesmos produzimos maconha!
A afirmação acima pode parecer uma louca viagem, mas tem fundamento científico: nosso cérebro produz uma substância da mesma família da maconha (Cannabis sativa). Seu papel é modular a conversa entre os neurônios: em alguns momentos mais animada, em outros mais lenta. Essa espécie de "endomaconha" (o nome científico é endocanabinoides) é que deixa você mais sonolento ou mais ligado.
A descoberta dessas substâncias foi feita a partir de uma pergunta simples: por que nosso cérebro é capaz de reconhecer as propriedades de uma planta? Porque nosso corpo produz alguma coisa parecida. Lent explica que nossos neurônios possuem "leitores" em suas membranas, que, ao entrar em contato com uma substância, leem e enviam uma resposta para o resto do corpo. Neste caso, atuando nas sinapses. Mas isso não significa que a maconha não causa males, diz Lent. Pelo contrário: quando se fuma, vem muito mais do que canabinoides. Além disso, nosso cérebro não produz sua própria maconha descontroladamente. Ninguém vai sentir "barato" algum por causa dela.

Tamanho não é documento
"Cabeção", "cabeçudo", "crânio"... Não faltam nomes carinhosos para associar o tamanho da cabeça com a inteligência. Mas a neurociência já descartou essa possibilidade. O teste do Q.I, que já provocou muita discussão, pode ser usado, desde que sejam respeitadas as diferenças entre os indivíduos, como grau de escolaridade, padrão social e nacionalidade, explica Lent. Recentemente, uma pesquisa feita na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia associou a inteligência com o tamanho de certas partes do cérebro. No estudo, pessoas mais inteligentes tinham áreas maiores que a média. O problema é que pessoas menos inteligentes não tinham essas regiões menores que a média. Ou seja, essa história de chamar de "cabeçudo" não tem nada a ver, sacou?

O amor é cego
Por que fazemos loucuras quando estamos apaixonados? Bem, a resposta está no nosso cérebro. Nesses momentos, uma determinada região passa a receber mais sangue, seu metabolismo acelera e há maior atividade entre os neurônios, além da liberação de hormônios. Ao mesmo tempo, a área do lobo frontal, associada ao raciocínio lógico e à matemática, fica menos ativa. Lent afirma que é desse equilíbrio (ou seria desequilíbrio?) que vêm decisões impensadas que tomamos.

Religiosidade
Lent diz que as religiões são um fenômeno cultural, mas a religiosidade humana também pode ser compreendida pela neurociência. Cientistas americanos mapearam o que acontece no cérebro das pessoas quando se relacionam com a fé. Os crentes veem seu deus como uma pessoa que pode intervir nas suas vidas e agem de acordo com o que creem que ele deseja. Isso é conhecido como teoria da mente. Uma associação similar ocorre, por exemplo, quando encontramos pessoas na rua: podemos achá-las feias, atraentes, mal encaradas etc. A partir daí, agimos de acordo com a imagem que fazemos delas.

Videogame faz bem
"Larga desse videogame!". Todo mundo já ouviu essa frase alguma vez na vida. Da próxima vez que seus pais mandarem essa, você já tem uma resposta à altura: ao contrário do que muita gente acha, jogos eletrônicos aumentam a nossa capacidade de concentração.
Cientistas afirmam que, durante os jogos, acontece um fenômeno chamado plasticidade transmodal, ou seja, são muitas ações acontecendo ao mesmo tempo em vários pontos da tela. O exercício de focar em pontos diferentes, o que ativa circuitos cerebrais, "educa" nossa atenção. Isso pode ajudar na hora de ler um livro, por exemplo. Lent reconhece que o videogame foi satanizado durante muito tempo, mas seu potencial deveria ser mais aproveitado, principalmente no ensino. O problema, para o neurocientista, está no excesso. Não dá para só jogar e deixar de fazer atividades físicas, conversar e assistir a filmes.

Mente x coração
Se alguém lhe perguntar em qual parte do corpo está o quartel-general de suas emoções, o que você responderia? Provavelmente, cérebro. Só que uma pesquisa feita por cientistas alemães mostrou que o coração também guarda marcas da chamada personalidade emocional. Coração partido não é só figura de linguagem: a partir de eletrocardiogramas, exames que geram gráficos dos nossos batimentos, os pesquisadores criaram formas de identificar se somos chorões, durões, amorosos. Lent relembra que, na Antiguidade, o coração era considerado bem mais importante do que o cérebro. Os egípcios, por exemplo, acreditavam que ele era o guardião da alma e responsável pela razão e pela emoção.
Roberto Lent, professor e pesquisador da UFRJ.

...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O Cérebro humano é o principal órgão e centro do nosso sistema nervoso, e assim como outras partes do nosso corpo ele possui algumas curiosidades surpreendentes.

1.Um Cérebro adulto saudável pesa pouco menos de 1,5 kg, Aproximadamente 2% do peso total do corpo de pessoas saudáveis.
2.Dizer que nós só usamos apenas 10% do nosso cérebro é um equivoco.
3.O Cérebro recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo nosso coração.
4.98% dos seres humanos possuem o lado esquerdo como hemisfério dominante que é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.
5.O Cérebro trabalha inteligentemente como um computador; fazer cócegas no próprio corpo (propositadamente) é algo dificil porque o cérebro prevê os seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e do pânico que são as verdadeiras causas das cocegas.
6.Quando nos acordamos de nosso sono o cérebro produz uma energia de 10 a 23 watts, que é energia mais que suficiente para acender uma lâmpada.
7.Ocorrem no maximo 10.000 sinapses em cada neurônio, nosso cérebro tem aproximadamente 86 bilhões de neurônios (dados de pesquisa brasileira). Se multiplicarmos o total de sinapses pelo numero de neurônios vamos ter tantas sinapses quanto estrelas no nosso universo local.
8.50% das células que estão na caixa craniana são neurônios (dados de pesquisa brasileira).
9.20% do Oxigênio que inalamos é utilizado pelo cérebro.
10.Os Impulsos nervosos viajam pelas fibras musculares a uma velocidade a 320 km/h.
11.O cérebro sobrevive de 4 a 6 minutos sem oxigênio até começar a morrer.
12.Estudos revelaram que as mulheres possuem o sistema límbico mais desenvolvido que os homens. Essa parte regula a emoção humana.
13.Homens processam as informações primeiramente usando o lado esquerdo do cérebro, já as mulheres usam os dois ao mesmo tempo.
14.Tamanho não é documento: O cérebro de Einstein pesava 1.230 gramas, o da população em geral pesa 1.360 gramas.
15.O cérebro prever o futuro; Os padrões atuais de acontecimentos que nos cerca não precisam ser totalmente conhecidos para agirmos sobre eles. O cérebro usa padrões passados para literalmente “prever o futuro”, desde defender um ataque de tênis de mesa, ou agarrar uma bola de beisebol.
16.O Simples atravessar de um lado da rua para o outro é um grande emaranhado de analises de probabilidades; Você olha para o lado e para o outro, verifica a velocidade dos carros, calcula o tempo que o carro vai chegar até você, calcula quanto tempo será necessário para atravessar a rua, assim como a velocidade a ser usada. verifica a probabilidade de um carro aumentar a sua velocidade, e inicia a travessia, sempre verificando alterações bruscas do ambiente com os olhos e ouvidos, para alterar os parâmetros antes analisados e tomar uma ação emergencial caso seja necessário.
depsicologia.com
...


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Gostei bastante...Ainda não li tudo,mas achei muito louco esse negocio da maconha...
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito interessante Marciel, o nogocio sobre o coração eu não sabia, e também nunca tinha pesquisado sobre isso, é eintereçante!

Tem vezes que uso a percepção auditiva para atravessar a rua, nem olho pra lugar nenhum apenas ouço o que se passa pelos arredores e atravesso se estiver seguro. Quando inventarem carros que não fazem barulo algum eu to ferrado, se bem que até a roda no asfalto já desmascara o veiculo que tiver vindo de encontro, e até mesmo o sexto sentido algumas vezes :P


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Gosto muito de matérias relacionadas ao cerebro geralmente são repletas de informações importantíssimas que as vezes não as sabemps ou simplesmemte não damos a devida atenção.
Muito legal o tópico, gostei bastante sobre a parte dos video games já sabia algo a respeito mas sempre é bom lembrar mais alguma coisa, até porque sou um gamer e pratico bastante nas horas vagas.
Gemertag: "zinabretimex2" call of duty black ops! :twisted: :lol:

Fabio Castro.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

fabiocastro05 escreveu:Gostei bastante sobre a parte dos video games
Fabio Castro.
É isso ai Cáio, des de pequeno questiono as pessoas que me falam que jogo não presta, é ridiculo, pois ali voce aprende muita coisa e normalmente quem fala que não presta são aqueles que não intendem porcaria nenhuma do assunto. Pra min não passa de inveja é bem comum de se achar por ai :lol:
Aprendi muito sobre, culturas de povos, historias de outras regiões, musicas novas, entendo bem o ingles por ter convivido com os games em ingles, aprendi muitas palavras, maneiras e ainda acompanhei a evolução dos games que querendo ou não é a tecnologia que domina pelo mundo a fora, que cresce cada vez mais :mrgreen:

Mas ai basta o cara saber retirar o que é bom dos games e não ficar cego nem morrer de fome na frente dos games. Tinha um casal Japones que foiram presos tentando vender os filhos para pagar game online :lol:

abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Caio!?!! Haha :lol: :lol:
Mais falando em jogos sou meio suspeito em falar sobre, :D como voçê disse aprende-se bastante coisa sim retendo o que é bom realmente.
Eu também aprendi muito, mas muito mesmo de inglês pela necessidade de entender textos para fazer progressão no game!
Há um tempo atrás na época em que os games vinham em sua grande maioria em japonês eu tinha um amigo que se submeteu a aprender bastante coisas para dominar os jogos geralmente games de RPG, que no caso envolve uma história derivadas de certas culturas entre outros... Mas como eu disse se souber retirar o que é bom vale apena a diversão!!


Fabio Castro.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Nossa, antes eu era muito viciado em videogames... Quem dera eu soubesse disso antes XD
Eu jogava MUITO Guitar Hero... Deve ajudar pelo menos na coordenação kkk

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

bom..
tem games e games....
ajudar na coordenação...ajuda né Brino...na dos dedos... se for no controle ou na guitarra...
mas coordenação msm hj é o xbox e o wii

quanto as culturas...
tbm acho que tem que saber filtrar...pq o que tem de game porcaria........ : bad :


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Wii acho que nem deve ajudar muito... Só se forem os novos jogos que usem o wii motion plus (acessório que melhora a precisão do controle). Sei lá, os outros são meio toscos, qualquer movimento que você faz dá na mesma... Só ficar chacoalhando XD

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem