Em 10 anos, mais de mil espécies descobertas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Em 10 anos, mais de mil espécies descobertas

Mensagem por MarcielS »

Em 10 anos, mais de mil espécies foram descobertas em Nova Guiné

Relatório da WWF ressalta rica biodiversidade e chance de novos achados. ONG adverte para ação humana no local e risco de extinção de espécies.

Mais de mil espécies de animais, insetos e plantas foram descobertos entre 1998 e 2008 na ilha de Nova Guiné, aponta relatório publicado pela ONG (organização não-governamental) WWF.
Ratos de um metro, rãs com caninos, cobras cegas e um golfinho de cabeça redonda foram catalogados por cientistas, além de dezenas de borboletas e invertebrados apontadas no documento sobre a biodiversidade da ilha, compartilhada pela Indonésia e Papua Nova Guiné.
"Este estudo mostra que as selvas e os rios da Nova Guiné se encontram entre os mais ricos, em termos de biodiversidade, no mundo", resumiu Neil Stronach, chefe para a Melanésia Ocidental da instituição.

A Nova Guiné, que se estende da Ásia à Oceania, só cobre 0,5% da superfície da Terra, mas possui até 8% das espécies catalogadas no mundo. O relatório afirma também que a biodiversidade do local é tanta, que ainda é possível fazer novas descobertas. Um único quilômetro quadrado de floresta tropical pode abrigar mais de 150 espécies de pássaros, de plumagens muito coloridas. Os cientistas viram igualmente a maior borboleta existente, com uma envergadura de 30 cm, e ratos gigantes de cerca de um metro de comprimento.

Golfinho
Entre as 1.060 espécies descobertas em 10 anos, uma das mais notáveis é a do golfinho de cabeça redonda e nadadeiras levantadas, que vive em águas pouco profundas das desembocaduras dos rios. Esta descoberta, feita em 2005 na Papua-Nova Guiné, foi a primeira de uma nova espécie de golfinhos em três décadas, segundo o WWF.
[thumbnail]https://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2 ... lfinho.jpg[/thumbnail] (Foto: Guido J. Parra/WWF)
Espécie de golfinho de cabeça redonda (Orcaella heinsohni) descoberta durante exploração à ilha Nova Guiné.

Também foram registradas 580 novas espécies de invertebrados, entre elas um caracol amarelo fluorescente, e 71 peixes. Entre as 43 espécies de répteis figura uma das tranquilas serpentes do mundo: ela mede apenas de 12 a 14 cm, não vê nada, não morde e carece de veneno.
"Litoria sauroni" é o nome que os cientistas deram a uma rã cujos olhos com manchas rubro-negras recordam Sauron, o personagem maléfico da saga "O senhor dos anéis". Uma rã medindo apenas um centímetro de comprimento, enquanto que outra possui patas aladas.

Apesar da empolgação dos cientistas por estas descobertas, o WWF adverte que a intensificação das atividades humanas ameaça seriamente o ecossistema de Nova Guiné. Muito rica em matérias-primas, a Nova Guiné é, de fato, vítima do desmatamento, legal ou não, para o desenvolvimento de minas, plantações e a construção de estradas. "A estas ameaças ambientais se soma a mudança climática, que aumenta a quantidade de incêndios florestais, a erosão e a afluência da água do mar nas áreas costeiras habitadas pelas espécies animais", enfatiza a WWF.
Fonte: G1 - Globo Natureza, com informações da AFP
...


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Putz! Eu tenho uma inveja dos pesquisadores e fotógrafos da BBC!! Quem dera se eu tivesse no lugar deles!! kkkkkkkk

Assisti todos os episódios da expedição Nova Guiné, na verdade a WWF ta só tomando partido pois a BBC que investiu na primeira expedição e catalou centenas de novas espécies... Se a WWF chegou lá foi bem depois...

É muito triste o que estão fazendo por lá, estão construindo estradas e desmatando cada vez mais. Acho incrível como ainda não determinaram que Nova Guiné seja uma reserva ecológica que deva ser preservada à qualquer custo. Com certeza tem alguma mente brilhante (empreiteira) ganhando todos os recursos, triste como isso está acontecendo na frente do mundo inteiro e ninguém tem capacidade pra impedir... : bad :


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

crytech escreveu: ...É muito triste o que estão fazendo por lá, estão construindo estradas e desmatando cada vez mais. Acho incrível como ainda não determinaram que Nova Guiné seja uma reserva ecológica que deva ser preservada à qualquer custo. Com certeza tem alguma mente brilhante (empreiteira) ganhando todos os recursos, triste como isso está acontecendo na frente de todos e ninguém consegue fazer nada... : bad :
Concordo.
É mesmo terrível a realidade, não só da Nova Guiné mas de outras centenas de regiões do planeta onde a presença do homem já devastou o ecossistema local. : bad :


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Brigado por compartilhar !!
Boa sorte !!
T+++


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Otimo conteudo, Vlw por compartilhar com a galera hehe..


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

LOL... quebrei o queixo... o.O
Puts... é fascinante descobrir que ainda existe locais tão diversificados... ...mas ao mesmo tempo é penoso, sabemos que não será fácil pra não deixar toda essa 'vida' ir por água abaixo...
Uma informação muito boa.. não sei se fico alegre ou triste..
Mas quero acreditar que não deixaram essa diversidade sumir.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Nossa quantas espécies novas já encontraram por lá, esta história ta tipow "Um Jardim Secreto" depois que o Homen descobriu, meteu o pé no portão e entro em peso com a motosserra na mão :cry:

Que golfinho maluco, lembra um leão marinho, uma baleia branca, vai ver é um hibrido :mrgreen:
A natureza é fantastica, todos os animais vivem tranquilos dentro dos siclos que ela criou, agora o que será que irá acontecer com os humanos, que pularam fora da cadeia natural e matam tudo quanto é ser vivo por diversão e dinheiro :?:

VLW Marciel : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem