Dúvida sobre algas e cianobactérias.

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

envolve custos meio chatos, $$$

em resumo tenho uma bandeja com uma bomba, e programei para a cada hora ficar ligado por 5min. recomendável bomba de aquário que gasta menos energia e poderá deixar direto.
água corre a bandeja e volta pro tanque reserva água. +/- isso.

deixe isso para qdo tiver bastante vasos, qdo você já estiver definitivo neste cultivo. não gaste em algo que futuramente não terá retorno em caso de revender o seu. *apenas alertando-o para não perder $$

Boa sorte, bons cultivos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Edson Poscai escreveu: 02 Out 2019, 18:09 envolve custos meio chatos, $$$

em resumo tenho uma bandeja com uma bomba, e programei para a cada hora ficar ligado por 5min. recomendável bomba de aquário que gasta menos energia e poderá deixar direto.
água corre a bandeja e volta pro tanque reserva água. +/- isso.

deixe isso para qdo tiver bastante vasos, qdo você já estiver definitivo neste cultivo. não gaste em algo que futuramente não terá retorno em caso de revender o seu. *apenas alertando-o para não perder $$

Boa sorte, bons cultivos.
Fala Edson, como sempre você muito ativo e ajudando a gente no fórum. Obrigado pela atenção.

Deixar a água em movimento é uma ótima, pois resolve não só temperatura mas imagino que outros problemas tb que a água parada permite.

Mas acho que vou esperar um pouco sim pra desenvolver algo desse tipo, pensei em colocar uma camada de isopor em bolinhas na superfície da água que fica na bandeja, esses mesmo que mistura no substrato, imagino que o isopor pode refletir grande parte da irradiação solar oq diminui a temperatura da água, vou tentar isso por enquanto, deve ser trabalhoso depois pra manutenção, mas é barato. Pois estou chegando em casa por volta das 19:20 e a água ainda esta um pouco morninha, imagino que isso não seja bom.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

imagine algo +/-....

você tem uma bandeja de 40x50. adquira placa de isopor de papelarias e corte o tamanho para encaixar em sua bandeja. depois no isopor você dorte o tamanho ideal para encaixar o vaso.

menos água quente, sem problemas com dengue (não deixando frestas de entrada. mas isso se tudo bem encaixado.

proximo final de semana, você quebra a cuca. : joia :

boa sorte,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Valeu pela dica Edson, acho que vou fazer isso final de semana mesmo, pois hj pela manhã coloquei as bolinhas de isopor na água, parecia que ia ficar legal, mas qualquer brisa que dá é bolinha de isopor pra todo lado, :lol:

A placa já evita esse transtorno e é baratinho tb, apesar que pesquisei umas bombas de aquário e não é tão cara, questão de 30 reais +-, mas é assunto para outro tópico.

Quero aproveitar esse tópico e pedir ajuda na identificação de cianobactérias e musgo invasor (qualquer um que não seja esfagno), li alguma coisa e não entendi direito como conseguir identificar, pois sei que o esfagno tb pode brotar, mas ainda não tenho experiencia pra saber identificar isso tb.

Alguém consegue me dizer pela foto se já tenho infestação de musgo e/ou cianobactérias?

ImagemImagemImagemImagem


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

cianobactéria não. estaria gelatinoso acima... tipo substrato derretido. +/- isso

Gnat já é mais dificil e só você pode notar. primeiro passo veja se sempre há insetos andando no substrato, marca de furos de que larvas fazem.

***

dê uma lida nos tópicos que dizem respeito a estes temas. será o melhor a você entender.

tbm ler toda publicação, com problemas de colegas a gente aprende a identificar.

***

sua drosera aparenta estar em recuperação. deixar ela quietinha para se recuperar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem