Dúvida sobre algas e cianobactérias.

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Dúvida sobre algas e cianobactérias.

Mensagem por enniolima »

Olá pessoal. Estou com uma dúvida como proceder no caso de aparecimento de algas e cianobactérias, estou tendo muito em meus vasos, já diminui a quantidade de água e de exposição solar, mas continuo tendo esse problema. Existe alguma solução química? algum produto para borrifar que possa eliminar e evitar o reaparecimento?

Notei também, que quando está com alga ou ciano, aumenta o aparecimento do maldito mosquito de gnats, não sei se tem a ver com o cheiro e tal.

Outra coisa, estou com uma certa desconfiança que alguns musgos já vem contaminados, por exemplo na última foto era de um fornecedor diferente, ele não deu alga, mesmo estando no mesmo local e exposição solar, já o do outro vendedor um dia depois de colocar no vaso já dá sinal.

Seria aconselhável ferver todo musgo antes utilizar?

Obrigado.

ImagemImagemImagem

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Olá pessoal. Estou com uma dúvida como proceder no caso de aparecimento de algas e cianobactérias, estou tendo muito em meus vasos, já diminui a quantidade de água e de exposição solar, mas continuo tendo esse problema. Existe alguma solução química? algum produto para borrifar que possa eliminar e evitar o reaparecimento?
cianobacterias-algas-azuis-no-cultivo-d ... t6840.html

Notei também, que quando está com alga ou ciano, aumenta o aparecimento do maldito mosquito de gnats, não sei se tem a ver com o cheiro e tal.

Outra coisa, estou com uma certa desconfiança que alguns musgos já vem contaminados, por exemplo na última foto era de um fornecedor diferente, ele não deu alga, mesmo estando no mesmo local e exposição solar, já o do outro vendedor um dia depois de colocar no vaso já dá sinal.
Seria aconselhável ferver todo musgo antes utilizar?
sim recomendável.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Já tive muito problema com ciano e alga e tenho resolvido colocando uma fina camada de areia de filtro de piscina, ela acaba com a ciano devido ao bloqueio de luz que a bactéria necessita para reproduzir e ao mesmo tempo a areia repele os mosquitos...
A alga penso que vai ser comum em todos os musgos pois o substrato fornece o ambiente ideal para o aparecimento delas( corrijam-me se eu estiver errado).


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
guiga
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 05 Ago 2019, 15:15
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por guiga »

Além de atrair fungus gnat o que mais a quantidade excessiva de ciano faz ? Elas podem cobrir sementes e impedir germinações ?

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

guiga escreveu: 09 Ago 2019, 10:25 Além de atrair fungus gnat o que mais a quantidade excessiva de ciano faz ? Elas podem cobrir sementes e impedir germinações ?

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk
Olha, já li que atrapalha demais nas germinações, comigo aqui as sementes até germinam, mas demora muito mais que o tempo normal. A partir de agora vou ferver bastante qualquer musgo antes de utilizar, pra ver se reduz o aparecimento, e nas plantas já formadas utilizarei água oxigenada diluída borrifando sobre o musgo.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a dosagem da água oxigenada é 4 água por 1 de oxigenada. mas isso não é recomendável para germinações. qdo fizer, faça controladamente.

e boa sorte,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Edson Poscai escreveu:a dosagem da água oxigenada é 4 água por 1 de oxigenada. mas isso não é recomendável para germinações. qdo fizer, faça controladamente.

e boa sorte,
Esse método é famoso entre a comunidade do aquarista, mas não sabia que também pode ser aplicado no cultivo das pcs. Pode usar em todas as pcs?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Esse método é famoso entre a comunidade do aquarista, mas não sabia que também pode ser aplicado no cultivo das pcs. Pode usar em todas as pcs?

é indicado para o substrato qdo contém cianobactéria e não esteja com sementes com recém germinação. : joia :

evitar contato com as plantas, mas se ocorrer, não problemas maiores. mas sempre seguir a risca a aplicação não em sol e sem sol em seguida.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

ola Tenho uma duvida... alguem ja tentou antibiotico para gram negativas? Sera q pode causar danos as plantas? Vi em um site de aquarismo.https://www.aquaonline.com.br/artigos/a ... o-combater


Ricardo A. Arita
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Fiz o teste aqui nas minhas Dionaeas e Droseras, observei que as Dios não sentem em nada o uso da água oxigenada, porém as Droseras deram uma ressecada, então quem for usar se atente a não borrifar nas folhas por acidente, ou use um pincel ou cotonete apenas no substrato. Sobre a alga, reduziu bastante mas não eliminou completamente, talvez seja porque eu usei o fator 10 que é o mais fraquinho, e ainda dilui em água.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem