Dúvida sobre algas e cianobactérias.

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

É pessoal, depois de apanhar bastante e perder algumas germinações com algas e gnats, resolvi apelar para a cobertura do substrato em todas minhas plantas, como da pra ver na drosera Adelae, aqui tem muito desse mosquito.

Imagem
Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

ficou mais bonita. : joia : : joia : ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Aproveitando o tópico, e pedindo a opinião dos mais experientes. Como disse na postagem anterior, para amenizar o aparecimento de ciano e gntas coloquei cascalho por cima do substrato de todas minhas plantas. Minha dívida e receio é, será que esse cascalho pode aquecer mais o substrato, consequentemente as raízes, por ter algumas pedrinhas transparentes pode refletir o sol e queimar armadilhas?

Medi a temperatura no cascalho e passa com tranquilidade os 40 graus.


Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Medi a temperatura no cascalho e passa com tranquilidade os 40 graus.
***

eu tinha todos assim, hoje alguns. e resido em área bem quente. não tive problemas, : joia :

problema maior que enfrentava era a quentura da água do pires, fundo de garrafa, o que for... a água dava para fazer café de tão quente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 03 Set 2019, 19:58
Medi a temperatura no cascalho e passa com tranquilidade os 40 graus.
***

eu tinha todos assim, hoje alguns. e resido em área bem quente. não tive problemas, : joia :

problema maior que enfrentava era a quentura da água do pires, fundo de garrafa, o que for... a água dava para fazer café de tão quente.

Obrigado mais um vez Edson, fica bonito demais assim, por isso estava com esse receio, e não queria ter que tirar de jeito nenhum, :D aqui em BH está tendo uma onda de calor que vai até sexta segundo a previsão. Eu perdi uma Darlingtonia por causa disso, em apenas 3 horas de sol pela manhã(10:30 retiro do sol), estava super bem e saindo varias folhas novas. Essa pra minha região será impossível cultivar.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Obrigado mais um vez Edson, fica bonito demais assim, por isso estava com esse receio, e não queria ter que tirar de jeito nenhum, :D aqui em BH está tendo uma onda de calor que vai até sexta segundo a previsão. Eu perdi uma Darlingtonia por causa disso, em apenas 3 horas de sol pela manhã(10:30 retiro do sol), estava super bem e saindo varias folhas novas. Essa pra minha região será impossível cultivar.
se agora em inverno anda acontecendo isso, imagine em final de primavera para verão, ou verão a todo!

fica já precavido. se não estou enganado, já vi você comentar de sombrite. providencie e deixe pronto para qdo precisar, esticar sobre as plantas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Completando o tópico com algumas informações que consegui com um cultivador e vendedor de PCs das antigas. Em relação a qualidade dos musgos spagnhum vendidos, ele me falou o seguinte, os culivadores de musgo andam utilizando com mais frequência o uso de adubo líquido, para acelerar o crescimento do mesmo e ter uma produção em grande escala, assim deixando muito orgânico, e por consequência aumenta o aparecimento de algas e ciano.

Sobre gnats, pelo que entendi ele é sim atraído pelo cheiro, e também se alimenta desse material em decomposição.

Uma solução que ele me indicou, que no meu caso tinha ainda uma grande quantidade desse musgo, é deixar 24h de molho em detergente neutro, depois lavar muito bem para retirar a química dele, logo deixar secar.

Caso esteja algo errado, me corrijam. Abraço.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

convém pesquisar e bastante sobre isso. não faça nada sem antes ter mais informações a respeito.

eu desconheço as informações que lhe foram passadas,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 06 Set 2019, 14:26 convém pesquisar e bastante sobre isso. não faça nada sem antes ter mais informações a respeito.

eu desconheço as informações que lhe foram passadas,
Sim Edson, farei o teste em uma quantidade mínima do musgo, pra ver a questão do aparecimento de ciano e algas, e usarei de substrato em uma planta que tenha muda de sobra aqui, isso longe das outras. Caso note alguma mudança na planta já descarto o que ele falou, também o restante desse musgo.

E uma correção, falei deixar no molho no detergente mas ele disse algumas gotas em água.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Edson Poscai escreveu: 03 Set 2019, 19:58
Medi a temperatura no cascalho e passa com tranquilidade os 40 graus.
***

eu tinha todos assim, hoje alguns. e resido em área bem quente. não tive problemas, : joia :

problema maior que enfrentava era a quentura da água do pires, fundo de garrafa, o que for... a água dava para fazer café de tão quente.
Edson, essa temperatura alta da água, é um problema? como você costuma resolver isso? :?: :?:


Viva e deixe Viver.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem