Fungicida para nepenthes

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Fungicida para nepenthes

Mensagem por Rmhamata »

Andei meio descuidado com minhas PCs e vi somente agora que minha Nepenthes estão com manchas nas folhas. Acredito que seja alguma doença fúngica. O que posso usar para trata-las?

ImagemImagem

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Roberto.

Parece ser Mancha-parda (Bipolaris spp., Cochliobolus miyabeanus)

As lesões normalmente são manchas marrom-escuras em folhas, caules e grãos sendo mais comumente encontradas nas folhas. Estas manchas são redondas ou circulares, tendo o centro mais claro e acinzentado. Na região externa às manchas, caracteriza-se um halo amarelo-claro. Em casos extremos, as manchas podem cobrir até a metade da área foliar.

As condições favoráveis ao desenvolvimento destes fungos são temperaturas amenas associadas à alta umidade relativa do ar e molhamento frequentes.

A medida mais comum para controle da doença são as podas periódicas dos ramos infectados, os quais devem ser retirados e queimados.

Por fim, o controle pode ser realizado com aplicação de fungicidas, como a calda bordalesa, mas de forma preventiva, e não para curar, já que altas infecções são difíceis de controlar. :geek:

... : joia :


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

MarcielS escreveu:Oi Roberto.

Parece ser Mancha-parda (Bipolaris spp., Cochliobolus miyabeanus)

As lesões normalmente são manchas marrom-escuras em folhas, caules e grãos sendo mais comumente encontradas nas folhas. Estas manchas são redondas ou circulares, tendo o centro mais claro e acinzentado. Na região externa às manchas, caracteriza-se um halo amarelo-claro. Em casos extremos, as manchas podem cobrir até a metade da área foliar.

As condições favoráveis ao desenvolvimento destes fungos são temperaturas amenas associadas à alta umidade relativa do ar e molhamento frequentes.

A medida mais comum para controle da doença são as podas periódicas dos ramos infectados, os quais devem ser retirados e queimados.

Por fim, o controle pode ser realizado com aplicação de fungicidas, como a calda bordalesa, mas de forma preventiva, e não para curar, já que altas infecções são difíceis de controlar. :geek:

... : joia :
Obrigado. Entao basta cortas as folhas afetadas? O tratamento preventivo com calda bordalesa seria de quanto em quanto tempo? E qual a dosagem?

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Obrigado. Entao basta cortas as folhas afetadas? O tratamento preventivo com calda bordalesa seria de quanto em quanto tempo? E qual a dosagem?
pelo o que eu entendi, a calda bordalesa é para prevenir... retire todas as folhas e as queime para matar tudo que tem nela. após, faça uma experiência em aplicação de enxofre em pó, use o enxofre dimy, não o comum amarelo que nem se dissolve em água. o dimy amarelo é fácil achar. dê uma boa lida, senão me engano é dosagem para 30 gr, e deverá usar 3gr por lt.

participando de um grupo sobre parreiras, lá a calda bordalesa é remédio pra tudo. mas senão me engano a calda bordalesa não é indicada em pc's.

mas aguarde a opinião de nosso amigo Marciel. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Corte as folhas afetadas e só. 8-)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Se me permite dar um "pitaco" nessa história eu recomendo prudência no uso de calda bordalesa em PCs, pois a mistura de cobre e cal pode afetar significativamente a acidez do substrato o que pode comprometer ainda mais a planta. Pra piorar o cobre é nocivo as plantas que cultivamos.

Sugiro apenas cortar as folhas afetadas ou se for partir para uso de fungicidas procure um que não leve nem cobre e muito menos cal em sua composição.

Fica a dica...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

A opiniao dos mestres cultivadores sempre é bem vinda

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem