Drosera sendo devorada

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
jleonel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Fev 2017, 09:30
Localização: São Luís - MA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Drosera sendo devorada

Mensagem por jleonel »

Apareceu um bichinho que, aparentemente, está comendo minha D. Adelae. Como posso elimina-lo sem prejudicar a planta

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este inseto, penso pouco provável. aqui comigo aconteceu de ser uma espécie de lagarta, bem miudinha, estar comendo folhas de pinguiculas.

estas andam e comem a folha por baixo, evitando a mucilagem.

veja se não é o mesmo caso com você. busque ajuda de uma lente (lupa) e olhe bem abaixo das folhas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

sr_sra_ipê escreveu:Siga o conselho do Edson Poscai e observe com uma lupa. Também opte por receitas naturais como borra de café, babosa ou vinagre de maçã para tentar repelir esses insetos e que não prejudique sua plantinha.

obs: estude cada um antes de usar.

***
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Se eu não me engano, borra de café é rico em nutrientes, principalmente nitrogênio, algo que pode ser benéfico para outras plantas, mas chega a ser letal em carnívoras

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

So pra constar Drosera Adelae e uma das preferidas dos caramujos em, dependendo do local onde estão fique alerta para lesmas e caramujos q e ate mais provável q lagartas, ja q essas normalmente ficam visíveis rápido, aqui ja tive algumas mudas devoradas q no dia seguinte so tava as raizes, comeram tudo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
sr_sra.ipê
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Mai 2019, 14:51
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sr_sra.ipê »

José P. Neto escreveu: 13 Mai 2019, 20:11
sr_sra_ipê escreveu:Siga o conselho do Edson Poscai e observe com uma lupa. Também opte por receitas naturais como borra de café, babosa ou vinagre de maçã para tentar repelir esses insetos e que não prejudique sua plantinha.

obs: estude cada um antes de usar.

***
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Se eu não me engano, borra de café é rico em nutrientes, principalmente nitrogênio, algo que pode ser benéfico para outras plantas, mas chega a ser letal em carnívoras

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Vi em outro tópico que borra de café pode ser útil apenas no seu "primeiro desenvolvimento"... se usado em grande escala, pode ser agressivo para a planta.
Mas de qqr forma, pode-se pesquisar outra forma de repelir os insetos.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Vi em outro tópico que borra de café pode ser útil apenas no seu "primeiro desenvolvimento"... se usado em grande escala, pode ser agressivo para a planta.
Mas de qqr forma, pode-se pesquisar outra forma de repelir os insetos.
*** borra de café um adubo, mas para plantas comuns em terra. plantas carnívoras não.

fiz o testar uma vez, a planta teste pouco tempo secou.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Joyce Topa
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Mar 2019, 13:51
Localização: Campinas-São Paulo
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Joyce Topa »

Olá , estava dando uma verificada e acabei encontrando esses mesmo bichos na dio , tem algum problema ??
o que fazer ?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Joyce Topa escreveu: 27 Mai 2019, 22:15 Olá , estava dando uma verificada e acabei encontrando esses mesmo bichos na dio , tem algum problema ??
o que fazer ?

Eu utilizei SBP casa e jardim(á base de água) comigo resolveu aqui, mas tem que usar o mínimo possível, e também após a aplicação colocar a planta na sombra, nunca no sol.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Senhor Sundew
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Jun 2019, 15:33
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Senhor Sundew »

Esse bicho da foto parece ser uma collembola, criatura inofensivo e até útil devido a seu apetite por fungos e algas. Sem contar que elas ajudam na alimentação das Droseras jovens e miúdas heh heh

Devem ser lagartas mesmos vendo pelo tipo de dano causado. Você acha com um pouco de paciência de noite (período de maior atividade da maioria).


Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Estou utilizando Dimm Pel, herbicida que deposita bacterias nas folhas das plantas, quando largartas comem as folhas .. elas morrem.
Comprei um veneno em loja de agropecuaria para matar os caramujos e formigas . =(


Ricardo A. Arita
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem