Praga vegetal em cultivo - O retorno

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Praga vegetal em cultivo - O retorno

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Muito se fala por aqui sobre pragas animais, mas eu tive problemas foi com praga vegetal.

Só para constar, eu peguei um pouco de sphagnum que ainda estava vivo e plantei em um aquário e nasceram diversas plantinhas. Uma em especial achei bonita e resolvi fazer um tapete verde em cima de minha floreira e vasos de dionaeas.
Bom, como as plantas eram quase todas frutos de sementes vindas do hemisfério norte, entraram em dormência em janeiro desse ano e quando começaram a acordar foi quando resolvi plantar esse matinho junto.
Em 30 dias após as plantas acordarem elas bombaram e eu até postei aqui, mas logo em seguida começaram a definhar, armadilhas pretas, hastes podres, etc., no inicio pensei que fossem os fungus gnat, pois tinham alguns mosquitos presos na ping e nas droseras. Tentei combater e não adiantou. Até que um dia procurando uns insetos que eu postei aqui também percebi que o tal matinho tinha criado uma camada densa na superfície do vaso.

Vejam como estavam a superfície do vaso, a camada de raizes do mato tem quase 1,5cm é densa, compactada, não deixando o substrato respirar e mantendo uma umidade tremenda no vaso. Notem também a parte superior das raízes, abaixo do verde, parece uma lama.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1424[/thumbnail]
Eu não sei se essa praga pode afetar outras plantas, pois aqui só as coloquei em dionaeas, mas fica a dica, nem sempre a praga é animal.
Resolvi isso com a troca de substrato, não uso mais pó de coco, e também colocando as plantas em vasos individuais, claro que em alguns vasos eu tive que colocar 2 ou 3 mudas que ainda estão pequenas, frutos da propagação acontecida na dormência.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Que absurdo! Qual a possibilidade duma semente germinar e enraizar acima disto? :shock:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eita, ainda bem que você descobriu isso a tempo Paulo ou então o prejuízo ia ser grande.

Sorte por aí, amigo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Revivendo esse tópico do ano passado, aqui estou eu a combate-lo novamente. Na primeira vez eu vi e deixei crescer achei bonito o tapete verde, mas aí algumas plantas morreram.
Passei 35 dias fora e quando volto meus vasos estão tomados por essa praga, estou seriamente pensando em começar a usar turfa ácida sem fertilizantes.

Na primeira foto um vaso que tem umas droseras peltatas (que crescem um pouco mais do isso, somem e quando penso que estão mortas elas retornam) e mudas de dionaeas All Green. Na segunda foto uma foto dos vasos em que dei um trato, fui tirando a camada compacta e completando com sphagnum e a ultima a praga, enchi um saco de supermercado com esse lixo.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1497[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1496[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1498[/thumbnail]

Sei que é um trabalho chato, quando penso que já limpei tudo aí eu percebo que debaixo de uma armadilha tem mais um pouco. : maluco :

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Putz, o pior é que não um produto específico para eliminar essa praga. Bom, na verdade tem; Glifosato. O problema é que ele é letal para as PCs, então por hora não há o que fazer exceto trocar o substrato e, se possível, utilizar turfa.

Obs.: Fica esperto que este "musgo" invasor também costuma se proliferar em turfa, vide imagens do mesmo em vasos de carnívoras mostradas no CPUK e Google fotos :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem