Pulgões

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Pulgões

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, a algum tempo venho tentando controlar manualmente uma infestação de pulgões, não usei nenhum agrotóxico ainda, tenho medo de prejudicar as PC, a principio era apenas as byblis onde elas se encostavam no caule e em pouco tempo a muda morria, porem agora elas estão atacando outras tb, ate minha Filiforms red ja tem algumas la, como o contrato com as formigas tem a exceção de não trabalharem nas PC, eles acabam sendo muito mais lentos, porem 2 ou 3 pulgões em uma byblis ja e um desastre. e por último agora estão atacando as haste florais de minha affins, confira na imagem (chegou minha lente macro).

queria algo que eu pudesse aplicar sem medo de problemas ate pq nessa época as PC estão hibernando, e obs as minhas tb embora o calor aqui esteja insuportável.

sei que pulgões não são tão chatos, estou com mais medo e de outro caso que tenho que analisar ainda, parece que minha nepenthes está com cochonilhas ...

Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Edema13
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jul 2016, 15:40
Localização: Sumaré/SP

Mensagem por Edema13 »

Bom dia,

Bem, eu só tenho dionaeas, mas eu ja usei "sbp"... espirra um pouquinho em um cotonete e vai passando na planta. Funcionou muito bem em uma Dionaea que eu tenho, mesmo nessa época!


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

aqui tive problemas com essas praguinhas nas droseras, no ano passado, Ricardo....

A unica coisa q funcionou foi a aplicação do sbp casa e jardim.. mas assim... Eu aplicava de manhã cedinho e deixava as pcs "dodóis" num local onde não pegava nem um tico de sol e bem fresco. No dia seguinte elas iam pra um lugar onde pegava só o sol da manhã e só depois no outro dia é q elas voltavam pro local definitivo, se estivesse tudo ok, caso contrário, recomeçava todo o processo de aplicação de sbp

Essa aplicação do sbp tem q ser tipo "perfume francês"... tem q chegar na planta apenas aquela nuvenzinha beeem de leve.

É importante lembrar q eu só uso esse artificio qdo a infestação está tomando proporções muito maiores onde a catação manual não funciona mais ;)

Tentei oleo de neem, mas acredito q por ser óleo, o estrago nas droseras foi pior q o estrago dos pulgões... :roll:

Com relação à nep.. sinceramente... acho mais fácil tratar uma nep com cochonilha e pulgão do q droseras ou pinguiculas! :lol:

PS> A foto com a nova lente ficou show!!!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...A unica coisa q funcionou foi a aplicação do sbp casa e jardim..
pessoal, vcs têm achado este SBP? no litoral sul de SP não tem, na gde SP minha mãe e irmã procuraram a meu pedido, tbm não acharam.
foram a Cobasi (?) tbm nada. acho q não estão mais fabricando. "acho"

aproveito e tbm peço uma dica, nestes casos quais outros podemos tentar? será q o comum (que é forte) passarmos de longe e bem rápido, vapt/vupt?

penso fazer um teste em uma pc simples.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Olha gente, com pulgões já tive um pouco de experiencia, Porém foi com uma ixora e n com uma pc, eu preparei para ela uma mistura de alho e água, coloquei 5 alhos pra descansar em 500 ml d'água durante dois dias a um dias , depois fervi por 3 minutos, deixei esfriar e tirei os pedaços de alho, depois borrifei nas ixoras , n digo que matou todos mas que resfriou a parada resfriou , se n funcionar , e a previsão do tempo falar que tem chuva, você pode deixa las na chuva, eles morrerão afogados.
LEMBRANDO: meu teste foi com ixoras e n com pc's , mas em sarracênias isto dará certo, lembrando, borrife no máximo 10 vezes : joia :


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
gustavoeiras
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Abr 2015, 23:16
Localização: Guararapes/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por gustavoeiras »

Eu tive problema com pulgões nas minhas sarracênias e para não passar veneno usei uma mistura de fumo com sabão e funcionou muito bem.

No youtube tem alguns videos explicando a proporção pra faze a mistura. Nunca vi nada falando que é recomendado para carnívoras mais no meu caso deu certo.

Abç


O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

SBP Casa & Jardim ou então algum inseticida natural a base de fumo dá conta do recado, portanto fica a dica ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

obrigado a todos pela participação.

então SBP casa e jardim, tb nunca vi pela região e olha que eu procurei e ainda procuro sempre que vou a um mercado novo.

pensei na possibilidade de substituição por algum outro, pois aqui tem uma boa variedade, acredito que a base seja a mais importante e aqui ja vi, a base de agua, citronela, eucalipto, sem cheiro entre outros, tem uns de 12h outros prometem proteção ate 48h. ouvi um amigo dizer que os que usam agua como solvente podem ser usado para esse fim.

inseticida caseiro eu ate tenho uma lista tb, porem eles apenas afastam e não matam ou seja so vai dar um tempo.

e ae algum daria mais um palpite?


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

usam agua como solvente podem ser usado para esse fim.

os mais indicados, pelo o q vejo, são estes em composto(?) água.

inseticida caseiro eu ate tenho uma lista tb, porem eles apenas afastam e não matam ou seja so vai dar um tempo.
estes caseiros, pelo q vejo uns tem aplicação de 3 em 3 dias, 3 diretos e etc.... depois em continuidade, 1 semana, 1 a por mes e assim vai.
refiz com fumo de corda, vou aguardar 72 hs e aplicar novamente em 2 ou 3 ver o resultado antes de aplicar em tudo.

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

o fumo e um bom repelente, mais esse e o problema, não quero repelir e sim matar, pq e pra matar e passar o efeito, pois o fumo irá repelir tanto os pulgões como o alimento da drosera, atrapalhando mais que ajudando, e isso em continuidade pode ser um belo problema, por isso tenho interesse no veneno que mata e passa o efeito para ela continuar capturndo insetos.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem