Cianobactérias ''algas azuis'' -No cultivo de Pc's

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Cianobactérias ''algas azuis'' -No cultivo de Pc's

Mensagem por Vitor Meireles »

Um pouco de tempo livre, leitura, e acho que seria legal postar aqui, juntar algumas informações sobre as famigeradas Cianobactérias'', que causa terror no cultivo de muitos, algumas das informações contidas neste tópico estão presentes em tópicos deste mesmo fórum, de tópicos relacionados e afins, apenas procurando juntar algumas informações em um unico lugar de forma a ser utíl. Sera informado a fonte de todo material. : cafe :
________________________
Cianobactérias - ''Algas azuis'' - No cultivo de plantas carnívoras :caveira:
[img]https://imageshack.com/a/img922/7237/ReAi0n.jpg[/img]

Definição::
Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.
Além da clorofila, possuem outros pigmentos acessórios, como os carotenóides (pigmentos semelhantes ao caroteno da cenoura), ficoeritrina (um pigmento de cor vermelha, típico das cianobactérias encontradas no Mar vermelho) e a ficocianina (um pigmento de cor azulada, que originou o nome das cianobactérias, anteriormente denominadas "algas azuis") . Elas vivem no mar, na água doce e em meio terrestre úmido.
Há espécies que possuem células isoladas e outras que formam colônias de diferentes formatos.

Causa em cultivo e Danos causados:
Cianobactérias, tem a fama de se alastrar na superficie de nossos vasos, pelo substrato, estão propensas a aparecerem sem perguntar se podem entrar em nosso cultivo pelo seguinte fator: Humidade + Luminosidade, estes dois itens que são indispensáveis na maioria de nossas plantas, tornam o ambiente mais que propicício ao desenvolvimento de cianobactérias, a agua sempre presente e retida em nossos substratos em conjunto á alta iluminação também é um convite á Algas, que também tem ligação com as cianobactérias, sendo que em um vaso onde algas ja estejam presentes, há uma maior chance de que dali se desenvovam cianobactérias. Por ter um aparecimento tão repentino devido as básicas condições que estão presentes em nossos cultivos, é mais uma questão de controle que de prevenção, mante-las afastadas.
Cianobactérias podem causar quando presentes em nosso cultivo:
-Ajuda na degradação do substrato.
-Mau cheiro
-Sufocamento de plantas quando em grande quantia, podendo atrapalhar o desenvolvimento das raizes, podendo causar desde a redução no desenvolvimento á morte da planta.
-Atrapalhar o desenvolvimento de sedlings ( mudas recém germinadas ), também por meio do sufocamento, e evitando seu pleno desenvolvimento.
-Impossibilitando a germinação de sementes, visto que estas são de um tamanho reduzido e ficam na superficie do substrato, também por meio de sufocamento, podem não conseguir germinar devido estarem ''enterradas'' pelas cioanobactérias.

Identificação:
Sua identificação na superficie do substrato de plantas em cultivo é deveras tranquila de ser feita, de aparência parecidas com algas, cianobactérias possuem uma forma mais gelatinosa e espessa, circundada em algumas ocasiões por um leve contorno, pouco perceptivel, podendo as cioanobactérias apresentarem varios formatos, desde pequenos pontos, a alastrações que tomam maior parte da superfice e interior superficial do substrato.
Apesar do nome popular antigamente mais falado '' Algas azuis''', cianobactérias não possuem apenas a cor verde azulada como padrão, podem variar também em cores como: verde bronze, rubro-avermelhado, verde amarelado, verde água.
Abaixo vemos em uma imagem, de origem deste mesmo fórum, um exemplo de cianobactéria em de aspécto ''verde bronze:
[img]https://imageshack.com/a/img921/8761/UA1qui.jpg[/img]
imagem proveniente do: Ivan

Tratamento, remoção:
Em caso de poucas, um ou outro ponto de crescimento, é possível efetuar a remoção com um simples palito de dente, ou pinça, agarrando e retirando a pequena parte superficial do substrato que contém a cianobactéria.
Em caso de maior infestação, com grande ocupação da superfie, pode ser feito o uso de água oxigênada em pequenas doses bem diluida em agua, e levemente borrifado sobre o substrato, ao passar de alguns minutos, a superficie deve ficar um pouco efervecente e '' derreter'' tanto algas quanto cianobactérias presentes, eliminando-as. Apesar de ser um método efetivo, saliaento: Se possível, em vasos com plantas frágeis, mudas muito jovens, sedlings, evitar o uso deste meio, pois as plantas podem não resistir a reação quimica e virem a serem eliminadas também, de prefrerência aa este método em espécimes já fortes, adultos.
Em uma avaliação em que a situação seja muito forte, e haja camadas da cianobactéria, tanto na superficie quando por dentro das bordas e fendas, interior, do substrato, o mais recomendado é que seja feita a troca do substrato, replantando a espécime em substrato novo e devidamente preparado. Pode também dependendo da gravidade, ser realizada a esterilização, retirando todo o substrato e dando uma fervura em água e reutilizar o mesmo substrato no replantio da planta.
Ná dúvida, o bom e sempre válido e indicado: Reduzir o nivel de água presente nos vasos, mantendo o substrato apenas humido não encharcado, e reduzir temporariamente o tempo de iluminação, o que deve favorecer o enfraquecimento da estrutura e o desaparecimento das cianobactérias.


Fontes:
cianobacterias-causas-sintomas-e-conseq ... t4723.html ( informações assímiladas e imagem )
https://www.sobiologia.com.br/conteudos ... onera4.php
Informações de conhecimento e experiências próprias e de amigos.



Espero que seja util, e que toda informação complementar seja bem vinda ao tópico, abraços; : joia :
Editado pela última vez por Vitor Meireles em 23 Fev 2016, 22:56, em um total de 1 vez.


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Nossa, muito legal essas informações, acredito que quanto mais conhecermos nosso "inimigo", com mais eficácia vamos combater ele ;) ,
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ficou ótimo o tópico, Vitor. Passa a ser fixo pela relevância. :geek:

Abç


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Que bom que curtiram o material pessoal, fico contente em poder ajudar e que o tópico possa ser útil a todos!! :) : joia :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ok tenho problemas com a bendita ciano, e queria usar o tratamento da água oxigenada. porem vamos as duvidas

tenho ao menos 2 vasos 1 com mudas de byblis pequenas com +ou- no máximo 5cm de tamanho as menores, e outro com Burmanni, fiquei com duvida tanto na dose (o que seria esse "Bem diluído") e qual das "Água oxigenada" tipo 10/20/30 sei la, tem ate aquela de descolorir que a muie usa nas pernas... e forma de aplicação pois se usar o borrifador irá cair sobre todas as PC, to pensando em usar tipo 1 pincel para passar no substrato acho q ira afetar menos as PC, pensei em Imersão tb so que acho que ai afetaria o substrato tb ou não teria problemas? (imersão so do substrato)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

smart2 escreveu:ok tenho problemas com a bendita ciano, e queria usar o tratamento da água oxigenada. porem vamos as duvidas

tenho ao menos 2 vasos 1 com mudas de byblis pequenas com +ou- no máximo 5cm de tamanho as menores, e outro com Burmanni, fiquei com duvida tanto na dose (o que seria esse "Bem diluído") e qual das "Água oxigenada" tipo 10/20/30 sei la, tem ate aquela de descolorir que a muie usa nas pernas... e forma de aplicação pois se usar o borrifador irá cair sobre todas as PC, to pensando em usar tipo 1 pincel para passar no substrato acho q ira afetar menos as PC, pensei em Imersão tb so que acho que ai afetaria o substrato tb ou não teria problemas? (imersão so do substrato)
Nos vasos com byblis maiores, eu teria receio em fazer com este método, pois ate onde sei Byblis são meio ''temperamentais'',se o fizer aplique com muito cuidado, nas menores eu não faria. Já o de Droseras burmannis é mais tranquilo se ja forem plantas fortes. Pode utilizar a agua oxigenada de volune número 10'',destas de farmácia, em uma diluição de meio á meio com agua, caso após a aplicação, depois de uma meia hora não ver algum efeito de evervecência, pode diminuir um pouco a diluição e aplicar em menor quantia, procure aplicar apenas sobre o substrato sem ter contato com as plantas, com um borrifador você consegue regular no bico dele a pressão, então você borrifa de perto na area desejada, pressionando sem força, o uso de um pincel pode ser uma boa também ! A imersão na diluição com água oxigênada, creio que pode afetar as raizes da planta e isso não seria legal, caso a ciano bactéria esteja tomando o interior do substrato é melhor seguir os proxímos passos.


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Gabs
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 27 Jan 2016, 13:38
Localização: santa luzia mg
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Gabs »

Eu posso deixar o musgo comum crescer no substrato, pra poder competir com as algas?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gabs escreveu:Eu posso deixar o musgo comum crescer no substrato, pra poder competir com as algas?
Depende do que entende por musgo comum. Para mim, musgo comum é o sphagno.

Se é aquele musgo que vemos em vasos de bonsai não recomendo, pois este tipo costuma crescer a ponto de cobrir toda a superfície do vaso chegando a ponto impermeabilizar e com isso impedir que o solo absorva água. Chega até a impedir que novas brotações de rizoma/raíz consigam emergir para a superfície.

Combatemos a ciano com a diminuição do volume de água das regas, com o aumento do tempo de exposição ao sol, com a retirada do pratinho sob o vaso ou com pequenos intervalos de estiagem (períodos secos), dia sim dia não. : joia :

Abç


Gabs
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 27 Jan 2016, 13:38
Localização: santa luzia mg
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Gabs »

Vlw.
Estava falando do musgo de bonsai mesmo, aqui em casa nasce dele em tudo que é canto por isso chamei de comum. Vou fazer um terrário pras minhas plantas e quero o mais natural possível por isso pensei nesse musgo. A maioria das minhas ainda nem germinou. Obrigado por me salvar de uma burrada.
Abraço


Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Apenas para curiosidade... Consegui germinar Droseras Affinis, Sessilifolia e Filliformis All Red sobre cianobacteria. Acredito que os impactos negativos dependem muito da planta e do estágio em que a "infecção" de ciano está.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem