Fungus gnat em pc's

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Fungus gnat em pc's

Mensagem por Edson Poscai »

busquei imagens para facilitar, mas não achei. descrevendo os que vejo.
1 - gde, bem parecido com formiga, marrom escuro para preto. 2 - pq, cor creme com tipos antenas e voa. 3 - um parecido com mosquito, asa cor azul. estes já descritos anteriormente.

peço, se souberem algum link q tem estas imagens eu procurarei para facilitar.
tratamento com água oxigenada 1/5, neem, fumo curtido em água e até a tentativa de gengibre amassado curtido em água. e nada...
esta semana, vou começar com SBP plantas e jardins (?) e tentar adquirir o captan. o gnat, passei e-mail a tempos e não tive resposta.

observem o sphagnum, somente deixam o talinho limpo. observem os mosquitos pegos na planta. *corrigo mosquitos de médio porte, asas cor azul.

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-bMPY ... to0096.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-YNbR ... to0100.jpg[/thumbnail]

pessoal, é de muita importância na aquisição de novas plantas deixar em quarentena. não deixei, agora vejo o resultado.
Editado pela última vez por Edson Poscai em 23 Abr 2015, 16:41, em um total de 1 vez.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Edson... existe uma boa diferença entre fungus gnat (um mosquitinho bem pequenininho) e fungo (bolor)

Aos meus olhos, não me parece q sua pc esteja sendo atacada por bolores (fungos). O captan é um produto forte e é usado como fungicida (ou seja, pra combater fungos/bolores e não o fungus gnat, a mosquinha)

Tô começando a ficar preocupada com essa confusão... há q se ter muito criterio pra se usar o captan..

Em meu cultivo há mosquitinhos pretinhos q eventualmetne ficam presos às armadilhas das pcs (principalmente as droseras). Tem tb por aqui os fungus gnat (as mosquinhas minusculas) mas tê-las aqui e ali não significa, necessariamente, ter problemas... eu só monitoro as condições dos substratos (a foto não está nitida, mas tb não consegui ver problemas) e a forma como as minhas pcs estão se desenvolvendo... e aí se elas aparentam ter problemas (param de crescer, começam a ficar debilitadas) ou o substrato começa a ficar muito deteriorado, aí sim, tomo providencias...

De uma certa forma q os mesmo fungus gnats (mosquinhas minusculas) q podem causar problemas, se a infestação estiver muito gde, eles tb alimentam as minhas pcs... As droseras e pinguiculas se fartam deles

Mas vamos esperar pelas opniões dos mais experientes... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Fatima, vou corrigir o texto. o mosquito pega na planta são de asas azuis, um tipo de fungo. acho q este é o gnat, este se espalhou por tudo. ficam túneis dentro do musgo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Esses 'caminhos' no sphagno são feitos pelas larvas do gnat. E parece que estão servindo de refeição para algumas pcs. :roll:

Se o problema ocorre em vários vasos, tem aí uma infestação. Sugiro isolar e tratar os vasos contaminados longe das plantas saudáveis.

Sim, a quarentena em plantas recém adquiridas é muito importante. :geek:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não se usa Captan para matar Fungus gnat, este defensivo só se presta a eliminar determinados tipos de fungos (seres pertencentes ao reino Fungi) e mesmo assim há de se ter imenso cuidado em seu uso uma vez que este produto é altamente tóxico para mamíferos, anfíbios e peixes, ou seja, somente profissionais devem utilizá-lo.

Para eliminar os gnat eu sugiro o uso do bioinseticida de Dimy Pel aliado a armadilhas adesivas de cor amarela. O Neem também é eficaz, porém por ser um óleo o seu uso não e aconselhado em Drosera e Pinguicula porque o mesmo interfere na produção de mucilagem.

Por enquanto essas são as melhores opções que se tem para combater esta praga, portanto a mim só cabe desejar-lhe sorte na sua luta para salvar seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:Sim, a quarentena em plantas recém adquiridas é muito importante.
Aqui a minha quarentena não se restringe apenas ao isolamento temporário da planta, mas à troca completa de vaso e substrato... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem