Larvas no musgo

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Larvas no musgo

Mensagem por mbrenzan »

Boa tarde pessoal,

Procurei aqui no forum algum tópico comentando sobre esse problema, mas só achei coisas de fungos e acredito que o meu sao com vermes...

Encontrei nos vasos onde semeei droseira capensis alba e estao com uns 70 dias, ja germinando, aí olhando de perto encontrei alguns "bigatos" no musgo, que por sua vez já está verdinho... retirei alguns bigatinhos, mas tem outros q somem no fundo do musgo, meu medo é de que eles se alimentam... alguem sabe que tipo de inseticida posso aplicar e qual a proporçao? Os inceticidas que vi no forum comentava sobre fungos, mas nao sei se tem a mesma eficiencia.

Muito obrigado.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Marcelo,

Pelo descrito acredito que sejam nematóides ou fungus gnat. Dê uma olhada nestes links,

fungus gnat

nematoides

São pragas que se alimentam das raízes das plantas, mas como você só tem sementes no vaso não é um problema imediato.

Inseticidas não resolvem. O ideal é descartar totalmente o substrato contaminado, evitando assim que este contamine outras plantas.

Abç.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcelo, eu suspeito que estes "bigatos" sejam uma das pragas que o Marciel disse, mas há uma solução contra eles; existe um bio-pesticida que tem por base o Bacilus thuringensis, uma bactéria inofensiva a mamíferos, aves, répteis e anfíbios, porém mortífera contra larvas de mosquitos e largartas :twisted: .

Este produto é comercializado com nome de Dimy Pel e pode ser encontrada em Gardens Centers ou então na Web, de forma que o mesmo será a salvação para seu cultivo :D .

Obs.: Se o problema for nematóides então apenas a troca do substrato por um novo e esterilizado resolverá o problema.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Pessoal, venci o bixo! =)

Como o cultivo estava para morrer, eu coloquei em quarentena e tirei toda o excesso de umidade do musgo e mantive no sol fraco por algumas horas no dia (3h sol fraco). Mantive a rega somente umidificando o musgo, todos os dias, as vezes mais de uma vez no dia de modo q ficasse sempre úmido mas não encharcado.
Eram alguns dias, 1 semana +-, os bixos sintam e nunca mais os vi (fdp), depois algumas secaram mas pq pegaram sol forte por engano e outras quando troquei de vaso =/
Mas ficou uma pra contar a história!! Está com cerca de 2mm (nanica mesmo) mas ta viva... demorando pra desenvolver, mas agora vou insistir nela e fazer oq o Marciel sugeriu num tópico, colocar no substrato um pouco de comida de peixe esmagada... coisa pouca, pois ver se pega no tranco...
Mas.... os bichos morreram, cretinos de uma figa hehe.

Na próxima leva de semente vou criar uma "encubadora" com tela ou mosquiteiro pra cultivar sementes até q cresçam o bastante para se virarem sozinhas!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Por um lado fico feliz que tenha conseguido se livrar desta praga e por outro triste que ela tenha feito um baita estrago por aí. Bom, o jeito e não esmorecer e seguir em frente, portanto eu desejo que obtenha sucesso em suas futuras tentativas de cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »



Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, a planta é pequena é durante mais 2 meses ela precisará de cuidados :roll: . Proteja-a do Sol forte e da chuva, pois deste tamanho a mesma ainda não esta apta a suportar os rigores do clima ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem