Ácaros

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Ácaros

Mensagem por ivan »

E aí pessoal,

Estou cultivando musgo esfagno em um mini terrário/estufa e, depois de algum tempo, observei alguns 'riscos' no vidro, do lado de dentro, como se fosse caminho de lesmas. Imaginei que talvez fossem lesmas mas elas então deveriam ser minúsculas porque os riscos eram finos demais. Olhando com pressa não encontrei nenhuma lesma e continuei vendo os caminhos por alguns dias. Hoje fiquei mais curioso, olhei bem de perto e vi uns seres minúsculos caminhando, com pernas, muito devagar e quando fotografei no macro, vejam eles: Não são muitos e aparentemente não se tornaram praga ainda, depois vou retirá-los manualmente. Por enquanto, parece que não prejudicaram o cultivo do musgo, mas pretendo colocar PCs nessa estufa e gostaria de saber se eles representam perigo pra elas.

Existe um ácaro que é predador das larvas do fungus gnat (um inseto), mas nesse caso não sei se são os mesmos ou se esses também consomem plantas.
Alguém já encontrou isso no cultivo?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Oi Ivan, então isso dai esta mais para o chamado "Micuim" (nome popular dado ao carrapato enquanto jovem), portanto sugiro que os retire com uma pinça, acomode-os euma folha de papel, dobre e depois queime. Evite esmagá-los com mão, pois estes aracnídeos são transmissores de doenças, algumas letais como a "febre maculosa" (riquetsiose).

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

rdrgobra escreveu:
Oi Ivan, então isso dai esta mais para o chamado "Micuim" (nome popular dado ao carrapato enquanto jovem)...
Sim Rodrigo, vou fazer isso mas esses são beeeem menores que o micuim, só deu pra ver direito porque tirei a foto macro. Talvez estejam no estágio larval do ciclo mas fervi o substrato onde plantei o musgo e eles apareceram depois de meses, não sei de onde vieram. A estufa está praticamente lacrada, com plástico e cima vedado nas laterais.

Valeu, abç : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

ivan escreveu:Sim Rodrigo, vou fazer isso mas esses são beeeem menores que o micuim, só deu pra ver direito porque tirei a foto macro.
Bom, para desencargo de consciência comvém se livrar deles para se poupar de futuros dissabores ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem