Algas: Um problema para quem cultiva PCs

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Algas: Um problema para quem cultiva PCs

Mensagem por rdrgobra »

A razão de ter criado este tópico é porque estou tendo problemas com esta "praga" em meu cultivo. O problema começou há cerca de 1 mês átras, inicialmente com pequenas regiões verdes no sphagnum e, agora quase todos os meus vaso estão tomados por algas. Tudo bem que em seu habitat natural certas carnívoras convivem com elas, porém em cultivos particulares elas são uma amolação. E ai amigos diante deste problema gostaria de saber se:

1) poderia usar algicida, daqueles que são vendidos em lojas de aquarismo, para ver se consigo eliminá-las ou quiçá diminuir sua incidência?

2) alguém aqui já perdeu semeaduras devido ao excesso de algas?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Bem,nao posso responder a primeira pergunta,pois nao mexo com aquarios...
Mas a perda de semeaduras por algas se da quando as algas cobrem o substrato e sufocam as seeds...


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Uma vez lí em um tópico do ICPS com dicas de como germinar certas utricularias e no relato estava escrito que o problema com as algas foi melhor resolvido borrifando água por cima do substrato todos os dias, para que as algas não consigam se formar por cima do substrato, borrifador bem fino, para não lavar as sementes. Parece que este foi o método mais eficiente para o rapaz que escreveu o artigo.

Realmente as algas são umas pragas chatas no cultivo de PCs :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Rodrigo,

O algicida não vai eliminar nem atenuar o problema se as condições de luz não forem ajustadas. Aumente a exposição luminosa ao sol, nas plantas e nas germinadoras. Diminua sensivelmente a quantidade de agua oferecida. Nesta época do ano e com as temperaturas mais baixas, a evaporação se dá mais lentamente, deixando o substrato úmido por mais tempo.

Geralmente consegue-se controlar a infestação de algas antes de perder as sementes, mas não é dificil de acontecer.

:geek:

Ps. Faltou especificar as plantas e as sementes que estão passando pelo problema.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Arquimedes - O sufocamanto das sementes é minha maior preocupação, pois as mudas e plantas adultas parecem não se importar com as algas.

Felipe - Tenho um pulverizador aqui, vou usá-lo e ver se resolvo o problema sem apelar para produtos químicos.

Marciel - Montei mini estufas para proteger as sementes dos dias chovosos e noites frias. As algas ocupam quase todos os potes, porém o que possui a maior infestação é o que semeei D. burmannii "Red" e D. binata "Red". Todas as plantas toman Sol das 8:00 as 12:00 hs e das 14:00 as 17:00 hs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
CaioSurian
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Jul 2013, 15:46
Localização: Sorocaba
Agradeceu: 1 vez
Contato:

Mensagem por CaioSurian »

Galera eu tenho uma pergunta em relação a essa pasta verde. Eu sei que ela normalmente cresce em substratos muito úmidos e com sol direto, e já tive vários problemas em relação a semeaduras que foram sufocadas por esses troços mal cheirosos. Sem mais delongas, a duvida é se alguém já usou ou pensou em usar alguns algicidas vendidos em lojas de aquariofilia?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Caio, neste tópico encontra-se a resposta para sua dúvida.

Obs: Para uma melhor organização do fórum, promovi a fusão de seu tópico com este aqui de minha autoria.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
CaioSurian
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Jul 2013, 15:46
Localização: Sorocaba
Agradeceu: 1 vez
Contato:

Mensagem por CaioSurian »

Valeu cara, ainda to me acostumando com o funcionamento do forum


Avatar do usuário
ttorres
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Jun 2013, 12:21
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por ttorres »

Caso esteja utilizando algicidas da alcon , nos conte como está fazendo:

*01 gota por litro?
*molhando via pratinho ou borrifador?
*quanto tempo demorou para fazer efeito?
*notou alguma diferença no desenvolvimento da planta?

abraços


[url=http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=11152]Growlist & Wishlist[/url]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Aproveitando o tema,

Li sobre um produto chamado sns203, ele promete acabar com algumas pragas, não me lembro quem agora, me disse que reduzindo ou aliminando algumas pragas como " Fungus Gnats, Root Aphids, Thrips, Shore Flies and White Flies" .

Vou ver se acho pra comprar.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem