Bicho chato

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Bicho chato

Mensagem por rdrgobra »

De uns tempos para cá venho sofrendo ataques de um bicho chato que por mais que eu elimine, sempre acaba voltando. Vejam só do que estou falando:

[img]http://img221.imageshack.us/img221/3478/1003758m.jpg[/img]

O pior e que peguei uma próximo da minha U. calycifida.

Alguém aqui do fórum poderia, por gentileza, me dizer uma maneira eficaz de se livrar dessas "malditas lesmas".


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Sal : joia :
Também dá pra usar Cal. Aqui em casa, tive que jogar Cal em toda grama por causa de algumas "pulgas" dos cachorros dos vizinhos, e logo após isso, vi muitas lesmas saindo pelos muros kkkk


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Vish mas não jogue nem sal nem cal no substrato, logo que o sal faz mal pras PCs e o cal pode corrigir o substrato!


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Existe um veneno em grânulos azuis.. não lembro o nome mas é muito bom tanto para caramujo como para lesmas...
Eles se alimentam desse "alimento" e depois acabam morrendo. Depois é só catar as carapaças dos caramujos ...
Ou então você as 'cata' e deixa em um recipiente com cal.

: joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O melhor a fazer é atrair as lemas para um local onde fique fácil para retirá-las.

As lesmas são atraídas por várias substâncias.
cerveja
leite
melaço

*Ao anoitecer coloque um pequeno recipiente com cerveja em vários pontos com maior umidade e preferencialmente nas extremidades do jardim.
De manhã recolha os recipientes, deitando fora o seu conteúdo (as lesmas) num local que não interfira com mais nenhuma área verde.

ou

*Molhe bem um pedaço de tecido com uma solução de água e leite ou cerveja, ou ainda cerveja e melaço, e deixe estendida no chão ao anoitecer, por exemplo por cima de um relvado. De manhã vire o tecido e verá que as lesmas se reuniram por baixo da mesma. É só jogar fora.

ciclo de vida - dois anos
Adultas – têm 2 a 10 cm de comprimento, dependendo da espécie.
Castanhas, cinzentas claras ou pretas
Até seis postura de ovos por ano. Até 30 ovos de cada vez.
Os ovos podem eclodir em poucas semanas, ou podem hibernar até que a umidade seja suficiente para eclodir.
Habitos noturnos para se protegerem do sol e de possíveis predadores.
Escondem-se debaixo de folhas, tábuas, buracos no chão, etc.
...


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Boas dicas Marciel, eu já houvi falar do método da cerveja mas nunca fiz, preciso acabar com as lesmas aqui ou pelo menos diminuir a quantidade, a final, os ovos destas malditas ficam vivos por anos.

Esta lesma do Rodrigo é muito estranha, aqui aparecem de vez em quando no jardim da frente de casa. Putz, elas são 5 vezes mais fortes e se encolhem de mais quando estão acuadas, fora que soltam um leite que provavelmente é venenoso, :sickpoke: Boa sorte com a eliminação delas ai : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Opa,

Essas dicas valeram, vou passar para minha mãe.
A noite quando está quente e umida elas saem e vão comer as orquídeas.

Acreditem minha mãe ficava até altas horas pegando esses bichos nojentos para que não atacassem as orquideas dela. Colocava num balde com agua, sabão e agua sanitaria e pela manhã meu pai jogava fora.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

MarcielS, se eu deixar um recipiente com cerveja, vai juntar um monte de bebados até de manha :lol:
teus-42, mas não se joga no substrato, e sim no local onde elas estão passando.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas : joia : . Vou colocar algumas delas em prática e ver se consigo controlar esta praga que está me deixando louco :twisted:.

Obs.: Felipe, a substância que as lesmas liberam enquando caminham não e venenosa porém, elas podem transmitir as mesmas doenças que o Achatina fulica (Caramujo-gigante-africano). Por causa disso nunca se deve pegar diretamente estes moluscos. O uso de luvas ou ferramentas para sua captura e a certeza de não nos contaminar-mos.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Obs.: Felipe, a substância que as lesmas liberam enquando caminham não e venenosa porém, elas podem transmitir as mesmas doenças que o Achatina fulica (Caramujo-gigante-africano). Por causa disso nunca se deve pegar diretamente estes moluscos. O uso de luvas ou ferramentas para sua captura e a certeza de não nos contaminar-mos.
Ish então estou ferrado heheh. Tem uns boatos de uma mulher que fazia lesmas cozidas para comer, catava do muro mesmo kkk.

Então o `leite`que eu comentei que sai das lesmas é branco mesmo, e sai das costas delas quando eu cutuco com alguma coisa, não é aquela gosma delas que fica no rastro quando elas andam. Parece ser uma defesa delas, que as lesmas comuns por aqui não tem. :sickpoke:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem