Fungus Gnat -1

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

Depois que li alguns artigos penso que o dimy pel seja mais eficiente que os ácaros, na próxima vez que o gnat aparecer por aqui vou usa-lo.
A unica coisa é que tem que colocar ele direto no substrato, pois pelo que vi vem um talco ou qualquer coisa que deixa um resíduo nas plantas.
O acaro é muito bom, mas a empresa que vende só envia machos, então eles não se reproduzem.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,
pois pelo que vi vem um talco ou qualquer coisa que deixa um resíduo nas plantas
digamos em um envelope maior, vem 4 saquinhos de 5gr e é baratinho. misturamos 5gr em 1 lt de água, eu em particular uso 1,25ml na primeira, após 1 semana ou 10 dias 1,5ml e na terceira tbm.

nunca usei em spray, o pó fica abaixando e temos q ficar mexendo direto, penso este entupir o borrifador. prefiro deixar ele dentro de um balde com o preparo até a metade e ir com uma colher pondo em demasia por cima para adentrar e bem todo o substrato. antes deixar uns 2 dias sem pires para já facilitar a absorção. fazer em sombra a tarde, qdo possível deixar o dia seguinte tbm em sombra.

o que pode assustar na primeira vez de aplicação é ficar manchas brancas nas folhas, mas isso é sem problemas. com o tempo sai.

não percebo nenhum cheiro.

recentemente comprei um outro para pragas, não me lembro o nome e o enxofre em pó para plantas. farei experiência com estes qdo as pragas comuns nas pc's.

eu ando fazendo errado, usando o mesmo já vencido a 2 ou 3 meses... :?

recentemente adquiri um novo produto lançamento da dimy para pragas e enxofre em pó para plantas (tbm para pragas). irei ficar atento com o enxofre que tbm aduba. testes em uma ou 2 para ver primeiramente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

MarcielS escreveu:
O nome remete a um fungo, mas na verdade é uma mosca.
E quem causa os danos são suas larvas que crescem no solo e se alimentam de fungos ou matéria orgânica, mas na falta de tais itens elas atacam as raízes da planta.

As condições ideais para que ocorra uma infestação: água demais em um substrato pouco drenado. Isso lembra exatamente o substrato da maioria das Droseraceaes, incluindo aí a Dionaea.

Os controles mais comuns:
  1. Hypoaspis miles - uma outra mosquinha;
  2. Bacillus thuringenisis (subespécie Israelensis) - uma bactéria. Já há um produto nacional para esse controle biológico, o Bt-horus SC;
  3. Detergentes ou nicotina;
  4. Óleo de Neem;
  5. Cobertura do solo com algum material inerte, impedindo os insetos de depositar novos ovos;
  6. Uso de armadilhas de captura à base de cola;
  7. Recipientes com vinagre, os insetos são atraídos pelo cheiro forte.
  8. Stratiolaelaps scimitus; um ácaro
  9. Pinguiculas, rs. :)
Deixe o substrato secar o máximo possível entre uma rega e outra, sem que a planta fique exposta a estresse por isso. Com essa medida simples, podemos exterminar a maior parte das larvas e forçar os adultos a procurar outro playground.

O ciclo completo desses bichos dura 28 dias e uma fêmea põe, em média, 150 ovos.

...


Eu recentemente passei a ter problema com esse maldito gnat. E notei uma coisa hj.
Antigamente eu usava vasos autoirrigáveis em minhas Dionaeas (elas inclusive ficavam em sol pleno e mantinham a umidade) e nunca tive problema com gnats. A título de exemplo, eu tenho mudas de Dionaea Cup Trap e de Cupped Trap que estão em um mesmo vaso autoirrigável faz + de 1 ano e nunca se quer me dei ao trabalho de ver se tem gnat devido ao fato das Dionaeas nunca apresentarem qualquer sinal de problema (diferentemente das outras q encontrei gnat). Ressalto que uso musgo puro nele e nem mesmo retiro as folhas secas das Dios (nos vasos quadrados eu me vejo obrigado a retirar para não gerar um ambiente propícios aos gnats).
Contudo, desde que mudei para vasos quadrados e os coloquei em uma bandeja com água, tenho encontrado larvas do gnat e os mosquitos tem aparecido em maior quantidade.

Levanto o questionamento se não seria uma boa solução a utilização de vasos autoirrigáveis como forma de evitar tal gnat. Pq em tais vasos não vemos o encharcamento do musgo, ele fica úmido o suficiente para a dionaea se desenvolver, mas nunca encharcado. Acredito q o uso de vasos autoirrigáveis com o uso de cascalho + areia possa ser a solução definitiva para esse problema.

Caso alguém tenha tido o aparecimento de gnat em vasos autoirrigáveis, por favor relatar aqui... pois dessa forma veremos até onde essa "teoria" pode ir. :D

Será q o uso do SBP pode ser uma tentativa válida?

OBS.: Estou esperando apenas o musgo q comprei chegar para então fazer a troca de todos os substratos. Como não desejo gastar dinheiro com vasos autoirrigáveis agora (pq só tenho dos maiores mas não há espaço para todos eles), pretendo dar + uma chance aos meus atuais vasos quadrados. Após trocar o substrato e lavar bem todas as dionaeas q tenho, irei cobrir a superfície com cascalho e areia fina. Caso o problema persista, eu farei a troca pelos vasos autoirrigáveis e comentarei os resultados.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Caso alguém tenha tido o aparecimento de gnat em vasos autoirrigáveis, por favor relatar aqui... pois dessa forma veremos até onde essa "teoria" pode ir. :D
outro cultivo... seguinte ando cultivando pimentas, nestes só o substrato úmido p/ seco, jamais forte umidade ou encharcado, já vi a encrenca do mosquito andando sobre o substrato. pegava o copo tentando matar o mosquitinho e o filha da mãe voando zigue-zague se escondia nos fundos laterais dos copos de outras mudas. :-x

o fato de levemente úmido p/ seco e em terra já ter esta praga, vaso auto-irrigáveis acho não funcionar. mas não custa ter um e fazer a experiência. o que não dá certo aqui, pode dar aí. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Edson Poscai escreveu:
Caso alguém tenha tido o aparecimento de gnat em vasos autoirrigáveis, por favor relatar aqui... pois dessa forma veremos até onde essa "teoria" pode ir. :D
outro cultivo... seguinte ando cultivando pimentas, nestes só o substrato úmido p/ seco, jamais forte umidade ou encharcado, já vi a encrenca do mosquito andando sobre o substrato. pegava o copo tentando matar o mosquitinho e o filha da mãe voando zigue-zague se escondia nos fundos laterais dos copos de outras mudas. :-x

o fato de levemente úmido p/ seco e em terra já ter esta praga, vaso auto-irrigáveis acho não funcionar. mas não custa ter um e fazer a experiência. o que não dá certo aqui, pode dar aí. : joia :
E a utilização de musgo vivo? Será q não poderia ser outra opção?
Pq não se teria uma decomposição do musgo , ou pelo menos seria infinitamente menor.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

E a utilização de musgo vivo? Será q não poderia ser outra opção?
infelizmente não. em musgo vivo tbm. até mesmo em terra qdo essa sempre umedecida.
Pq não se teria uma decomposição do musgo , ou pelo menos seria infinitamente menor.
minha sugestão, se você tem este problema aí, é tratar com o dimy pell, 1x por semana. após, ao redor da planta, por toda a superfície, uma fina camada de areia.

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu: minha sugestão, se você tem este problema aí, é tratar com o dimy pell, 1x por semana. após, ao redor da planta, por toda a superfície, uma fina camada de areia.
Uma outra (após resolver o problema atual) é plantar droseras e utriculárias nos vasos com dio e sarracenias. Assim a chance da larva existir cai consideravelmente.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Não acompanhei o tópico desde o início, porém também tenho problemas com essa praga, eu também pretendo encher os potes das dios com droseras, mas enquanto não as tenho, a solução para evitar, foi cobrir o top do musgo com agrei grossa, e bem pouquinho de areia fina, para tapar as fretas, dessa maneira o mosquito não consegue adentar para colocar os ovos, e se ele colocar em cima os mesmos morrem, afinal, em cima fica totalmente seco (em cima da areia), por enquanto está funcionando, consegui diminuir a incidência do inseto em 90%, agora chego a passar vários dias sem velo, antes, eles eram constantes e muitos! Os colêmbolos também sumiram!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa Noite a todos,
estava navegando no forum e vi que tinha esse tópico sobre pragas, percebi que uns dias para cá tem "mosquinhas" rodando minhas plantas, tenho 2 dioneias e uma drosera, a drosera esta no meio das duas dioneias, estou enviando fotos da drosera que pegou essas "mosquinhas" para ver com voces se é a mosca do fungus gnat, se sim, devo comprar imediatamente o Dimy pel mais a armadilha ? ou somente Dimy pel, ou não é a mosca do fungus gnat, desde já agradeço a todos.

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]


Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Verifiquei a existência de um produto americano apropriado justamente para o combate aos gnats... mas infelizmente não vende por aqui.
Deixo registrado no fórum para que ao menos venham a saber da existência desse produto.

Gnat Nix! da Growstone:
https://growstone.com/the-goods/gnat-ni ... t-control/


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem