Fungus Gnat -1

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Prezados, eu estou me considerando um sortudo. Eu não consigo extinguir esta praga, mas controlo ela com a predação dos adultos com droseras.

Deixo de propósito sempre algumas espalhadas pelos vasos (spatulatas e burnanni). Elas tem dupla função: reduzir a insolação no susbtrato (aquecendo-o) e captura destes pequenos insetos (na fase adulta).

A filiformis e byblis são campeãs na captura, as spatulatas e burnanni também tem uma boa eficiência.

Abs., Victor


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

é indicado tbm, e ajuda bastante em novas visitas "mal vindas" dos insetos, uma folha amarela adesiva. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Carnivorense
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Dez 2016, 20:54
Localização: Sao Paulo - Zona Leste
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Carnivorense »

Edson Poscai escreveu:quando eu quando apliquei...

1 - já havia deixado os vasos com pouca água, substrato levemente úmido para já não favorecer o desenvolvimento das larvas, depois isso ajudou o substrato a absorver bem o liquido preparado.

2 - preparei como indicado no envelope, mas com um pouco a mais de água. deixei em um pote grande e colocava o vaso para absorção, tbm com ajuda de uma colher fui pondo ao redor da planta até ocorrer o vazar. assim a certeza q foi água com o dimmy em todo o substrato, por todo. a cada vaso mexa bem o liquido branco abaixo, o pó sempre busca ficar nos fundos. se você usar borrifador este pó o entope tudo, não use.

Boa sorte. : joia :

Legal Edson muito obrigado !!! voce aplicou isso em todas as regas por um periodo X ou ainda aplica ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

reapliquei após 10/15 dias, mas com 40/50% a mais de água, ou seja, mais fraco de que o primeiro. : joia :

é chato dizer, mas teve uma vez eu de fazer isso acho que umas 3 vezes e somente ver redução. o que me salvou foi um produto que nosso amigo Paulo. havia adquirido. eram umas larvas que comiam o gnat... larva que comia outra larva.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Larva? Não conhecia. Já tinha lido sobre tratamento utilizando um ácaro predador das larvas.


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Victor Castro escreveu:Larva? Não conhecia. Já tinha lido sobre tratamento utilizando um ácaro predador das larvas.
sim, é isso mesmo. eu quem expressei errado. :oops:

é a idade....


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Caio »

Pessoal, comprei cascalho de rio ou cascalho de Aquário, e coloquei por cima depois de fervida por 15 min, para evitar que mosquitos gnat coloquem ovos, ajuda alguma mesmo em coisa? Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu ainda faço assim, mas com areia média p/ grossa. cascalho ajudará amigo, mas o que você acha de por uma fina camada de areia de junto a base e todo o vaso. a areia fecha mais, uns 5/7 mm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:eu ainda faço assim, mas com areia média p/ grossa. cascalho ajudará amigo, mas o que você acha de por uma fina camada de areia de junto a base e todo o vaso. a areia fecha mais, uns 5/7 mm.
Edson,

Você está certo, apenas cascalho não resolve, pois o mosquito pode entrar nos vão deixados.

Penso que um outro método também seria eficaz, colocar entre os vasos plantas como pinguículas e droseras (desde que cubram seus vasos), não acaba com a larvas dos outros, mas acaba com o mosquito.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Penso que um outro método também seria eficaz, colocar entre os vasos plantas como pinguículas e droseras (desde que cubram seus vasos), não acaba com a larvas dos outros, mas acaba com o mosquito.
as droseras, são as que mais eu cultivo e tenho tbm este problema para com elas. não tive em vasos que estavam fechados acima com muitas plantas no mesmo vaso.

pinguiculas ao lado, teríamos o trabalho de fazer cobertura e usar telas sombrite, etc... seria mais dor de cabeça.

o que vi até o momento ter funcionado foi o ácaro que você me enviou ou o dimy pel (mas com tratamento por 3x, sendo 1 por semana ou uma a cada 10 dias) e a cobertura acima fechada com areia.

outro que testei e vi o resultado positivo foi o que comentei contigo, mas que ainda está em teste e não sei as consequências deste no substrato, que só o tempo dirá.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem