Fungus Gnat -1

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Parece que no fórum essa é a praga da vez. Para mim é a segunda vez que isso acontece.
Eu só estranho porque aqui em casa tirando duas plantas que vieram de fora há muito tempo, a mais nova nesse período deve ter 10 meses, o resto é tudo germinação e plantas jovens de dionaeas e germinações de nepenthes aonde o estrago está sendo maior já perdi muita coisa.

Na primeira vez eu usei o acaro que já indiquei em mensagens anteriores nesse mesmo tópico, mas é um produto caro e praticamente no meu caso 90% é jogado fora.

Um outro produto que vi nesse tópico é o Dimy Pel indicado pelo Rodrigo, o produto é barato e não se perde, mas fiquei receoso depois de ler algumas instruções de uso https://www.tocadoverde.com.br/dimypel.html pois sou uma daquelas pessoas que se encaixam em 0,0001% que sofrem efeitos colaterais de remédios.
Inclusive já postei aqui sobre o que aconteceu comigo usando Captan um fungicida e o que eu tenho é para cultivo de morangos, liguei até para o 0800 deles, felizmente tudo foi resolvido com banhos e mais banhos.

É isso aí, quando se fala que raio não cai duas vezes no mesmo lugar, no caso do meu cultivo ele sofre quedas dos mesmos raios diversas vezes.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:... estranho porque aqui em casa tirando duas plantas que vieram de fora há muito tempo, a mais nova nesse período deve ter 10 meses, o resto é tudo germinação e plantas jovens de dionaeas e germinações de nepenthes aonde o estrago está sendo maior já perdi muita coisa.
Oi Paulo. Que coisa heim! :shock:

Comprou recentemente substrato novo? Plantas e substratos novos são uma caixinha de surpresa, um verdadeiro Kinder-Ovo, rsrs. :mrgreen:


Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu: Comprou recentemente substrato novo? Plantas e substratos novos são uma caixinha de surpresa, um verdadeiro Kinder-Ovo, rsrs. :mrgreen:
Abç

Marciel,

O mais novo item foram as ultimas sementes que me enviou, germinou bastante e eu estava esperando mais um pouco para fazer surpresa.
Mas, essas sementes já haviam germinado a mais de 3 meses. Ou seja, passou pelo ciclo de vida do raio do fungus.
Então não existe motivo para eu ter tido essa praga novamente.

Uma coisa eu percebi, em vasos que mantenho um tapete verde, não é sphagum vivo, as plantas não foram muito atacadas.
Mas as que não tem esse tapetinho foram as que mais sofreram.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

É isso aí, quando se fala que raio não cai duas vezes no mesmo lugar, no caso do meu cultivo ele sofre quedas dos mesmos raios diversas vezes.
eu já perdi a conta de quantas vezes já caíram raios aqui.

aqui, sempre dão meia volta e há retorno. :(


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

"Cuidado: perigoso se ingerido, inalado ou absorvido pela pele."
Paulo, é esta sua preocupação? Se for fica tranquilo que este aviso é padrão sendo o mesmo usado para evitar que pessoas consumam (coisa que crianças e animais o fazem se tiverem oportunidade :mrgreen: ) o bioinseticida. Mesmo ele tendo como princípio ativo uma bactéria (bacilo) não convêm que seja ingerido :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Valeu amigo, vou nele. : joia : É mais rápido e mais barato que o acaro e não existem perdas.


Abraço.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

o lado ruim do dimy pel é que tudo fica esbranquiçado, com uma aparencia muito ruim. Estou usando a uns 10 ou 15 dias e ainda vejo adultos voando aleatoriamente.

O efeito mais sinistro é que todas as seedlings de dio estão com as armadilhas fechadas, acho que ao voar ele acaba ativando elas e não vira lanche.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

eduf escreveu:o lado ruim do dimy pel é que tudo fica esbranquiçado, com uma aparencia muito ruim.
Por que não aplica apenas no superfície do substrato? Já que é a larva que causa danos, não vejo motivo para aplicar nas plantas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Carnivorense
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Dez 2016, 20:54
Localização: Sao Paulo - Zona Leste
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Carnivorense »

pessoal ressucitando o topico, minhas pinguiculas estao pegando alguns mosquitos tenho quase certeza ser gnat, pra prevenir ja estou de olho todos os dias no musgo e lendo o topico gostaria de me preparar para o pior, vi que dimy pel resolve, certo ? como aplicam ? diluem e borrifam no substrato ? jogam nele como se forre " regar " ? com qual frequencia ? uma vez por semana ?

desculpa a quantidade de pergunta é pra evitar futuros problemas ! hehehe orbigado galera !


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quando eu quando apliquei...

1 - já havia deixado os vasos com pouca água, substrato levemente úmido para já não favorecer o desenvolvimento das larvas, depois isso ajudou o substrato a absorver bem o liquido preparado.

2 - preparei como indicado no envelope, mas com um pouco a mais de água. deixei em um pote grande e colocava o vaso para absorção, tbm com ajuda de uma colher fui pondo ao redor da planta até ocorrer o vazar. assim a certeza q foi água com o dimmy em todo o substrato, por todo. a cada vaso mexa bem o liquido branco abaixo, o pó sempre busca ficar nos fundos. se você usar borrifador este pó o entope tudo, não use.

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem