Semeadura de Dróseras e Utriculária arenária

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Semeadura de Dróseras e Utriculária arenária

Mensagem por raphapricci »

Pessoal,

Essa é a primeira vez que vou semear sementes de Plantas Carnívoras e queria compartilhar com vocês!!!
Semana passada comprei algumas sementes da Roberta e chegaram hoje (AAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE..!!!!) :mrgreen:
As sementes são de D. capensis " típica", D. burmanii "Hong Kong", D. intermédia, D. capillaris e U. arenária.
Logo que cheguei em casa corri para semeá-las. Hehehehe...
Acabei de fazer a semeadura e já fotografei pra postar pra vocês acompanharem.
Bom, eu fiz o procedimento de acordo com o realizado pela Roberta no tópico Semeadura de D. intermédia e esterilizei o sphagnum de acordo com o tópico do Daniel Souza Higienizando e reciclando substrato. Valew pessoal pelos posts : joia :

Imagem

Coloquei o sphagnum estéril nos copinhos furados como a Roberta havia feito e coloquei sobre esse sphagnum úmido as sementes das PCs. Coloquei as sementes coletando elas com a ponta do dedo úmida e encostando nas sementes e depois no substrato. Retirei as sementes que não queriam desgrudar do dedo com água usando um borrifador.
Como tinha bastante sementes resolvi fazer uns testes. Como tenho lugares de diferente luminosidade aqui no apartamento decido semear uma certa quantidade delas em cada lugar para ver aonde ocorrerá o melhor desenvolvimento.
Coloquei algumas delas na janela ao lado da N. alata onde há uma incidência de luz indireta o dia todo. Algumas delas eu deixei num potinho com tampa e outras em potinhos destampados (Mesmo porque eu não tinha tampa para todas, rs) e todas elas eu deixei com água embaixo para não faltar umidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outras eu fiz o mesmo procedimento porém coloquei na varanda onde um período da manha recebe sol direto. Também coloquei algumas tampadas e outras destampadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Também fiz um teste com iluminação artificial em um mini aquário q eu tinha sobrando aqui pra ver como elas vão se desenvolver na luz artificial.

Imagem

Imagem

Enfim, vamos ver como elas se desenvolveram.... :D
Espero vê-las nascer, pelo menos, senão ficarei extremamente frustrado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :mrgreen:

Bom, é isso... : joia :
Se alguém tiver alguma sugestão, por favor, me avise!

Sds.


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que beleza Rapha! vão nascer sim, é só cuidar direitinho, e tomar cuidado para aquela tampa não abafar muito o pote se fizer muito calor, pode cozinhar as sementes.
boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Felipe_Steinthaler escreveu:Que beleza Rapha! vão nascer sim, é só cuidar direitinho, e tomar cuidado para aquela tampa não abafar muito o pote se fizer muito calor, pode cozinhar as sementes.
boa sorte : joia :
Valew Felipe,

Obrigado pela dica! Vou deixar a tampa entreaberta para ventilar um pouquinho apenas. : joia :
Se bem que esses dias não tem feito muito calor, e sim chovido bastante. Mas vale ficar atento para não perder as sementes! :mrgreen:

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Fala ae Raphael, tá tudo direitinho por aí! E como o Felipe já adiantou, cuidado com o calor ou irá cozinha as seeds! Por aqui, sementes de drosera estão germinando no escuro, me lembro que há uns meses atrás só germinava com GA3... Já sementes de utriculária, principalmente a arenárias, como disse o Matheus, germinam em 15 minutos, é tipo lasanha de microondas...
Boa sorte aí!
Abs, Gabriel.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Parece estar tudo perfeito,as que estão em maior quantidade de iluminação vão germinar mais rápido...U.arenaria vai ser uma que nem vai ligar de estar na sombra(acho até que ela prefere)como já disseram ela germina rapidinho : joia : Bem legal esses testes aí,valeu pelo projeto de ciências :)
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

g_Ribeiro escreveu:Fala ae Raphael, tá tudo direitinho por aí! E como o Felipe já adiantou, cuidado com o calor ou irá cozinha as seeds! Por aqui, sementes de drosera estão germinando no escuro, me lembro que há uns meses atrás só germinava com GA3... Já sementes de utriculária, principalmente a arenárias, como disse o Matheus, germinam em 15 minutos, é tipo lasanha de microondas...
Boa sorte aí!
Abs, Gabriel.
Valew g_Ribeiro!
Poxa...espero que elas cresçam mesmo e que a U. arenária cresça bem rápido, rs, não vejo a hora de ver elas brotarem! :mrgreen:
guigacaldeirão escreveu:Parece estar tudo perfeito,as que estão em maior quantidade de iluminação vão germinar mais rápido...U.arenaria vai ser uma que nem vai ligar de estar na sombra(acho até que ela prefere)como já disseram ela germina rapidinho : joia : Bem legal esses testes aí,valeu pelo projeto de ciências :)
t+ : joia :
hauhauhauha
É isso que dá trabalhar em laboratório de pesquisa, tudo que a gente faz fora do lab transforma em experimento e faz comparação....kkkkkkkkkkkk
(Coisa de gente loka isso!!!!)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:shock:

:mrgreen:

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

O bom é que os testes serão úteis...Já sei até o que esperar da iluminação,mas o interessante mesmo seria a umidade da qual eu acho que não fará tanta diferença...Depois nos diga os resultados...
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

guigacaldeirão escreveu:O bom é que os testes serão úteis...Já sei até o que esperar da iluminação,mas o interessante mesmo seria a umidade da qual eu acho que não fará tanta diferença...Depois nos diga os resultados...
t+ : joia :
Gigacaldeirao,

Eu até já imagino os resultados, mesmo porque ao se ler tudo o que tem na net a respeito de pcs alguma coisa já é de se esperar, mais eu realmente gostaria de ver o comportamento delas aqui no meu ap pq, como cultivei por muito tempo orquideas, fico sempre com o pé atrás quando se trata de manter plantas em interior. De qualquer forma vamos ver o que vai dar!
:mrgreen:
Pode deixar que vou postar quando surgir algo!
: joia :

Valew

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Cuidado pra não dormir no teto rapaz... kkk
Hoje semeei D.capensis 'alba' também! Boa sorte pra gente haha


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rapha,

Acho que tem muita agua aí, vai acabar afogando as seeds, rs! :roll:

Procure deixar o substrato apenas umido e não encharcado.
Boa sorte com as germinações! : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem