Dionaeas para iniciantes

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Dionaeas para iniciantes

Mensagem por Bruno Millan »

Olá. Eu estava falando com o Daniel e pensamos em uma coisa... As dionaeas precisam de dormência, sol direto, não podem ser alimentadas se não tem chances de morrer... Por que elas são as mais indicadas para iniciantes? QUais são as facilidades dela que compensam todas essas coisas que falei? Não seriam mais indicadas droseras como spatulata ou burmanii ou até mesmo alguma nepenthes resistente, como a alata?
Acho que essa história de que as dionaeas são as melhores para iniciantes não passa de um mito que deve ser quebrado!

Vamos ver a opinião de todos ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Tbm concordo, mas digamos que uma dionaea viva sem dormência, uns 2 anos ou 3, uma burmanni vive 6 ou 7 meses? nem isso as vezes eheheheh.
Os cuidados são parecidos (agua/solo/sol), e tbm pela 'fama' e facilidade de ser encontrada, acho que a dionaea se destaca.


Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Concordando com ele ali emcima.
Dionaea você larga ela no sol, em sol mais fraco se quiser deixar um prato com água.
Como não pode ser alimentada? A minha nunca fica com pelo menos 1 boca fechada. Normalmente 2.


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Compra um saquinho com umas 200 seeds de D. intemedia para começar que não vai ter erro uma vai nascer e sobreviver
kkk
Agora a Dionea exige mais do que as experiencias de um iniciante com PCS :/


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Comércio meus caros. Aonde está o apelo comercial (o chamariz) em vender uma plantinha com gotinhas pegajosas ou uma que tem um saquinho pendurado na ponta das folhas? A 'estrela' que vende até para quem nunca pensou em ter plantas é a nossa conhecida 8-) dionaea muscipula, venus flytrap e outras denominações para esta incrivel e única planta que abocanha o seu almoço. Nós não indicariamos para iniciante, mas é algo conflitante pois geralmente é pela aquisição e/ou interesse na planta é que a pessoa ingressa no cultivo de pcs.


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

O Marciel falou tudo:

Ela não é a mais indicada para iniciantes, mas é a PC dos iniciantes, pois é a carnívora com mais "cara de carnívora", e a mais conhecida do público geral.
Eu mesmo comecei com uma dessas, assim como a grande maioria aqui.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Uma Dionaea em ambiente quente onde nao tenha frio dura pouco mais de um ano, aqui ao menos sempre foi assim.
Realmente, concordo com o marciel e os que o apoiaram, é tudo questao de comercio e popularidade, para nois que somos cultivadores e entendedores do assunto quando falam em carnivoras vem mutas plantas na cabeça, mas para quem é leigo so surge a imagem da Dionaea, um icone em relaçao a carnivoras :)
Acho elas até que complicadas pra cultivo, e não é planta para iniciante mesmo, mas pra que ter medo de iniciar com uma se existem tantas a venda a custos baixos neh ?!
Em fim, é irresistivel a um iniciante e complicada de manter saudavel por muito tempo.
não recomendo


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É tão cruel quanto à venda de pintinhos coloridos de 1 dia em eventos infantis. Na granja, esses pintinhos custam centavos. O cara vai lá compra um monte, tinge os bichinhos e depois vende por cinco, dez reais nessas feiras. A criança passa, chora que quer e a mãe compra mesmo sabendo que ninguem vai cuidar da ave. Depois de uns dias o tingimento sai, o pintinho volta a ter a cor normal e a criança perde o interesse. :bad2: Todos sentem impulso pela compra (principalmente as crianças) mas a última coisa que pensam é como cuidar do animal. Geralmente essas pequenas aves não duram uma semana.
Como a propagação da dionaea é relativamente fácil, grandes cultivadores (visando o lucro) dão prioridade à este gênero. Tomemos como exemplo o fornecedor de pcs para os grandes no varejo (Leroy e outros) que inunda as prateleiras com as plantinhas mas não fornece orientação de cultivo.
Infelismente a realidade é essa. Cabe à nós o ônus de informar os cuidados básicos. 8-)


Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Realmente muito chamativo mesmo.
Não sei como todas não morrem nas feirinhas de plantas! Pois o pessoal fica pondo a mão.


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Phvporto escreveu: ...Não sei como todas não morrem nas feirinhas de plantas! Pois o pessoal fica pondo a mão.
Pois é Paulo. Elas acabam morrendo na casa do 'ingênuo' que compra a planta. 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem