Nepenthes - Líquido dos Ascidios

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Nepenthes - Líquido dos Ascidios

Mensagem por MarcielS »

Pessoal,
A proposta deste tópico será a de desmistificar a ocorrência ou não da reposição do líquido digestivo contido nos ascidios de Nepenthes.
8-)

Bom,

Penso que o líquido não é reposto quando derrubado do ascidio.

Se observarem bem durante o desenvolvimento do ascidio (dá para ver contra a luz), notarão que o líquido é produzido paralelamente ao desenvolvimento do jarro e somente neste momento.

O jarro produz as enzimas digestoras após a captura das presas. A presa se debate na agua e essa informação chega as células enzimaticas na parede do jarro. Começa a produção das enzimas que são diluídas no líquido existente.

Durante o tempo que cultivo este gênero nunca ví nenhuma das minhas plantas repor o líquido derrubado.

...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Esta questão veio em boa hora. pois sou novato no cultivo deste género de PC e durante um tempo acreditei que o líquido derrubado fosse reposto, porém hoje descarto esta hipótese.

Não sei se vale a pena para a planta se valer deste artificio, penso que é mais em conta ela lançar um novo ascídio com o líquido zero km :mrgreen: . Isto é apenas uma suposição, vou vasculhar a net e se achar algo a respeito posto aqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

rdrgobra escreveu:
Não sei se vale a pena para a planta se valer deste artificio, penso que é mais em conta ela lançar um novo ascídio com o líquido zero km :mrgreen: . Isto é apenas uma suposição, vou vasculhar a net e se achar algo a respeito post aqui.
Muito interessante mesmo essa questão Marciel e Rodrigo!

Será que é mesmo mais vantajoso lançar um novo ascídio? Penso que por mais que seja dispendioso produzir novamente o líquido digestivo, certamente será mais custoso para a planta produzir e desenvolver um novo ascídio com mais líquido. Além disso, me parece que ao produzir mais líquido para repozição de um ascídio vazio a planta teria a vantagem de poder voltar a capturar e digerir insetos, portanto obter nutrientes, em menos tempo do que se for produzir e desenvolver outro ascídio.

Mas não estou defendendo a idéia de que ascídios derramados repõem o líquido digestivo, só penso que, se não o fazem, não deve ser por esse motivo.


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
monster_arth
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2012, 17:30
Localização: Taquara/RS
Agradecimentos: 4 vezes
Contato:

Mensagem por monster_arth »

Concordo com Caio, pela teoria do menor gasto energético, teria mais vantagem em ter glândulas especializadas em repor a substância, visto que a planta demora muito tempo para produzir um novo ascidio, e eu ainda acredito que o mesmo ainda seja produzido quando derramado


[ ]'s
Arthur Petry
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então Caio e Arthur.

O desenvolvimento das folhas, e consequentemente dos ascidios, ocorre naturalmente durante toda a vida útil da planta e não quando esta perde a folha ou o ascidio.
Dito isso e usando o seu raciocínio o custo para a planta é zero, pois a folha e o ascidio novo serão produzidos de qualquer modo.

Na natureza o ascidio recebe umidade, seja da chuva ou mesmo retirando do ar úmido. Então uma planta selvagem, dificilmente terá um jarro útil sem o líquido. Só quando este não servir para mais nada.

Dentro de mais algum tempo cultivando Nepenthes você perceberá que a produção dos jarros é cíclica. A planta não desenvolve ascidios o tempo todo. Somente quando o 'lote' de jarros funcionais começam a secar é que a planta solta os novos ascidios.
Caio Lima escreveu:Mas não estou defendendo a idéia de que ascídios derramados repõem o líquido digestivo, só penso que, se não o fazem, não deve ser por esse motivo.
O tópico tem justamente este propósito, o de todos exporem sua visão do assunto. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Bom eu sempre achei que a planta vagarosamente produzia mais líquido caso o liquido do ascídeo caísse... mas numa quantidade bem pequena. Mas acho mais provavel que não haja reposição, pois nesse caso a planta teria que ter alguma forma de "saber" o nível de líquido nos ascídeos; :)


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Igor,

Se a planta sabe ou não o nível de líquido não sei ao certo, mas posso dizer que se colocarmos agua até o limite do jarro (peristomio), no dia seguinte o nível estará mais baixo.

Fiz vários testes com o intuito de descobrir se a planta absorve agua pelos ascidios. Um deles foi retirando uma folha inteira com tendril e jarro inteiro, e ver quanto tempo durava somente colocando agua no jarro. Durou mêses. Absorve agua pelo ascidio sim.


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Eu acho que em seu desenvolvimento inicial , o ascídeo produz uma quantidade grande de líquido e , após ficar ''maduro'' , vai produzindo mais aos poucos ...


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Achei um trabalho que discute a atividade enzimática do líquido digestivo em 4 espécies de Nepenthes, portanto o foco desta pesquisa não é a produção do líquido e também ignora a idade dos jarros, mas tem informações boas na discussão do trabalho. Eles citam a importância da atuação conjunta das enzimas produzidas também por bactérias que estão associadas às plantas, presentes no líquido antes mesmo do ascídio abrir! (último parágrafo da discussão).
O texto em inglês :arrow: https://www.plosone.org/article/info%3A ... ne.0025144" onclick="window.open(this.href);return false;

Agora, refletindo pelo conceito da seleção natural, acredito que as plantas não sofram uma pressão natural do ambiente para reabastecerem os jarros, ou seja, desde que seja provado o contrário, provavelmente não existe um mecanismo selecionado para isso.

Exemplo: suponhamos que qualquer animal usasse o líquido como alimento próprio, bebendo essa substância, dessa forma agiria selecionando plantas que porventura desenvolvessem a capacidade de reabastecer em curto período de tempo seus jarros.
Portanto, se não existe esse mecanismo e o líquido for derramado, a tendência é que as células da superfície interna dos jarros desidratem com maior facilidade e assim perdem suas funções rapidamente, inutilizando aquele jarro para a digestão. Apesar de que, nessas situações, se o volume de líquido perdido for reposto com água logo em seguida é possível prolongar a permanência do jarro na planta. Certo?

Como você constatou Marciel, a planta está adaptada para absorver água e controlar o volume quando existe o excesso, provavelmente devido à pressão seletiva que existe pela entrada ocasional de água de chuva.

: joia :
Editado pela última vez por ivan em 16 Out 2012, 17:28, em um total de 2 vezes.


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Concordo com a teoria deque o liquido nao eh reposta,pois como dito,na natureza,dificilmente seria preciso tao açao por parte da planta...
Sobre a planta controlar o volume de liquido digestivo,crio que possa ocorrer sim,dependendo do hambiente e clima, li que elas podem retirar parte do liquido para se idratarem..
Outra coisa eh que,o liquido digestivo eh altamente eficiente,funcionando mesmo diluido em agua


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem