Página 1 de 1

Byblis

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 23:18
por smart2
Byblis



Classificação:
Reino: Plantae
Ordem: Lamiales
Família: Byblidaceae
Gênero: Byblis
Especies:
Byblis filifolia (1848)
Imagem
Byblis liniflora (1808)
Imagem
Byblis Aquatica (1998)
Imagem
Byblis Guehoi (2008) (Autor Isao Takai)
Imagem
Byblis Rorida (1998)
Imagem
Byblis gigantea (1839)
Imagem
Byblis lamellata (2002)
Imagem
Byblis pilbarana (2014)
Imagem

Cultivares

Byblis "Darwin" [liniflora]
Imagem
Byblis 'David' [liniflora] (http://legacy.carnivorousplants.org/cpn ... html#David)
Imagem
Byblis 'Goliath' [filifolia]
Imagem
Byblis x ['Goliath' x guehoi]
Imagem
Byblis "Honeymoon Beach" [filifolia]
Imagem

Byblis "Pilbara" see B. pilbarana
Byblis "Cataby" [gigantea]
Byblis "Darwin Red" [aquatica]
Byblis "Enneabba" [gigantea]

Imagem

Descrição:
Byblis , também conhecido como a Rainbow Plant devido a sua qualidade prismática quando atingido pela luz solar, é uma planta nativa da Austrália. Assemelha-se a uma espécie de "árvore" alta de Drosera , embora a estrutura das flores seja zigomórfica (bilateralmente simétrica), muito diferente da da família de plantas Drosera que possui flores actinomórficas (radialmente simétricas).

O nome Byblis é originário da mitologia grega e era uma deusa que era a sobrinha de Apollo. Quando ela foi rejeitada por Caunus em quem ela estava apaixonada, ela soltou um fluxo interminável de lágrimas que a transformou em uma fonte. As deliciosas folhas carregadas de mucilagem de Byblis são uma reminiscência de tal evento!

Ficha basica de cultivo:
Uma razão de mistura de areia 1/2 a 1/2 turfa funciona bem para a maioria das Byblis excepção de espécies Byblis liniflora . B. liniflora parece tolerar condições mais úmidas melhor do que as outras espécies, então eu costumo ir com uma mistura de areia 3/4 de turfa a 1/4 e água com o método da bandeja, permitindo que os potes permaneçam molhados o tempo todo. Todas as demais espécies de Byblis, incluindo cultivares Byblis 'Goliath' e Byblis'David', parecem gostar de coisas um pouco mais secas e a água só é adicionada à bandeja, que pode ser absorvida pelos potes, tornando a superfície do solo molhada. Eu não lhes permitam sentar-me com uma bandeja de água cheia consistentemente e eu deixo os vasos secar um pouco entre as regadas. Prefiro usar apenas RO puro ou água destilada, já que Byblis parece sensível a altos níveis de água TDS, assim como qualquer outra planta carnívora. Às vezes eu faço água de cima apenas durante as estações mais frias, mantendo o solo mais úmido do que saturado.

Aqui na Flórida, todas as espécies de Byblis parecem crescer melhor quando as temperaturas estão na faixa de 60 ° F a 85 ° F (15 ° C a 30 ° C), no entanto, elas podem tolerar temperaturas tão baixas quanto 38 ° F (4 ° C) e até 100 ° F (37 ° C) sem que ocorram muito danos, no entanto, isso não é recomendado. Os requisitos de umidade ideal estão na faixa de 50% a 80%. As plantas prosperam com pelo menos 8-10 horas de luz direta, seja artificial ou natural.

Germinação
Existem algumas opções para garantir uma boa germinação das sementes. Eu usei o método clássico de tratamento de fumaça, que exige a iluminação de uma pequena palha ou fogo de papel sobre as sementes depois de serem polvilhadas no composto, depois cobrindo com um recipiente de vidro para conter a fumaça até diminuir completamente após o incêndio e as brasas estão ardendo. No entanto, eu tenho sido o maior sucesso usando um mergulho de 24 horas com 10 PPM de ácido giberélico. Eu uso placas de Petri, com sementes dobradas em uma toalha de papel, mas qualquer prato ou recipiente será suficiente. Certifique-se de que a toalha de papel esteja muito ensopada com a solução GA3. Você notará uma coloração roxa das sementes no papel após a aplicação da solução. Após imersão durante 24 horas, polvilhe as sementes em cima da sua mídia crescente e certifique-se de manter o solo molhado e na faixa de temperatura de 70 ° F a 85 ° F (20 ° C a 30 ° C) com boa luz direta durante pelo menos 8-10 horas a dia. A germinação principal geralmente ocorre dentro de 2-4 semanas, com alguns levando mais tempo. Sem as opções de tratamento acima mencionadas, vi as sementes levar até um ano para germinar!

Fonte:
http://www.carnivorousplants.org/grow/guides/Byblis
http://icps.proboards.com/thread/1634
http://www.plantsystematics.org/imgs/ws ... 18954.html
http://cpphotofinder.com/Byblis.html

Re: Byblis

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 23:46
por Paulo
Amigo,

Bom tópico, as fotos são impressionantes.
Eu tive uma aqui e desisti de cultiva-las, tomaram conta do meu espaço de tão bem que se deram.

Abraço,

Paulo

Re: Byblis

Mensagem não lidaEnviado: Ter 13-Fev-2018 07:44
por Edson Poscai
Imagem

essa byblis, sem flores, parece uma drosophyllum lusitanicum. :afraid: