N.rafflesiana

Fichas técnicas de cultivo de plantas carnívoras, essencial para quem deseja iniciar o cultivo de novas espécies.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

N.rafflesiana

Mensagem por arquimedes »

Nepenthes rafflesiana
Imagem
Classificação:
Especie:Nepenthes rafflesiana
Altitude:0-1500 m
Reino:Plantae
Filo:Tracheophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Nepenthales
Família:Nepenthaceae
Gênero:Nepenthes
Variaçoes:tipica,red squat,nivea,giant,elongate,elegance,alata

Descriçao
Nepenthes rafflesiana foi descoberto pelo Dr. William Jack em 1819,é comum em Bornéu e em partes do arquipélago de Riau, mas tem uma distribuição restrita em ambas península da Malásia e Sumatra. É só generalizada na região sudeste da Península Malaia, particularmente no estado de Johor, onde é relativamente abundante. Normalmente é encontrada crescendo em pântanos de turfa e falésias perto do mar, crescendo em altitudes que variam do nivel do mar até populações encontradas a 1500m.
N.rafflesiana pode chegar até 15m de altura, com um caule de até 10mm de espessura, com entre-nós de até 20cm de distancia entre si, tendris chegando a 110cm de comprimento (buscando contado com o chao para formação de ascidios)
Ascidios lower são bulbosos, com esporões franjados bem desenvolvidos. Estas armadilhas terrestres raramente excedem os 20cm de altura, embora a variaçao´´Giant`` possa produzir ascidios de 35cm de altura por 15 de largura.
Jarros superiores são em forma de funil e muitas vezes apresentam uma secção distinta levantada na parte da frente do peristome. Ambos os tipos de jarros têm um peristomio caracteristicamente alongado que pode ser de 3 cm ou mais de comprimento.
A coloração varia muito, do roxo escuro para quase que completamente branco. A forma típica de N. rafflesiana é verde claro com ??manchas roxas nos jarros lower e de cor creme nos jarros uppers.

Ficha básica de cultivo da espécie:
Cultivo - Muito fácil em condições lowlander
Tipo - Esta planta é uma low, mas pode tolerar temperaturas muito frias também.
Temperatura - Mantê-la quente em todos os momentos é aconselhável, embora possa tolerar temperaturas baixas durante um curto periodo. Mesmo que possa tolerar temperaturas frias, ele deve ser mantido entre 23 a 35 graus para um otimo crescimento. Cresce bem como um intermediário.
Umidade - Esta planta precisa de umidade acima de 70%.
Luz - condições sombreadas à plena luz solar (difusa) direta. Ela cresce muito bem em luz artificial
Propagação - As plantas propagadas por semente germinam relativamente rápido. Pequenas plantas de cultura de tecidos também crescem rapidamente. Estacas são muito fáceis de se fazer

N.rafflesiana giant
Imagem
N. rafflesiana "elegância" jarro superior
Imagem
N. rafflesiana jarro "típico" lower
Imagem
N.rafflesiana var alata
Imagem


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Valeu pelas informações Arquimedes : joia :
Acho que esta é a lowlander mais bela na minha opinião, Pow 1500 m, aguem me arranja uma muda destas daí, intermediária :o
Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente ficha Arquimedes, parabéns pelo feito.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
gugoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2014, 15:03
Localização: Cachoeira do Sul, RS
Agradeceu: 11 vezes

Mensagem por gugoo »

Acho que aqui no Rio Grande do Sul que a temperatura varia bastante entre inverno e verão, ela teria problemas para cultivo neh?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gustavo, que eu saiba a N. rafflesiana é uma espécie de Nepenthes Low e, portanto requer temperaturas mais quentes no verão e não é lá muito chegada ao frio. Desde que você a mantenha protegida numa estufa/viveiro eu creio que seja perfeitamente possível mantê-la por aí.

Obs.: Não se esqueça que umidade alta é essencial para PCs, não apenas deste, mas da maioria dos géneros de PCs ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
gugoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2014, 15:03
Localização: Cachoeira do Sul, RS
Agradeceu: 11 vezes

Mensagem por gugoo »

Obrigado, vou tentar desenvolver ela aqui...


Avatar do usuário
yago
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 14 Jul 2013, 17:47
Localização: ouro fino mg
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por yago »

belo topico e ''muito utíl : joia : ''
abç
yago pagani


Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Não encontro nenhum lugar que vende essa espécie, alguem sabe alguma loja online ou algum cultivador que venda?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem