Materia sobre Nepenthes na revista "natureza"

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Materia sobre Nepenthes na revista "natureza"

Mensagem por Daniel Souza »

Olá Pessoal, alguem ja leu a materia sobre Nepenthes que saiu na revista NATUREZA do mes de março deste ano?

Comprei a revista hoje, tem umas fotos bonitas e a materia tem 10 paginas :mrgreen:
Mas nada de conteudo sensacional ou coisa do tipo para quem é acostumado com o assunto, mas até interessante para novatos e iniciantes e ou quem é curioso como eu :lol: .

Interessante ler o texto e achar alguns erros como oque diz que "Em geral, cada ascidio vive quatro meses, depois seca e pode até ser cortado para que a nepentes nao gaste energia a toa." (trecho da materia)
Me lembrei da minha N. madagascariensis que esta com jarros ativos a mais de 1 ano :)

"Dificilmente as nepentes florecem fora do seu habitat." (trecho da materia)
Isso me lembrou o amigo Matheus aqui do forum, que ja está acostumado em ver flores de Nepenthes :lol:

" Os substratos sao os mesmos do cultivo de orquideas: musgo, vermiculitacasca de pinus..." (trecho da materia)

Em fim, pelo que li a materia se resume a comentarios do criador da materia e citaçoes de Miguel pandini e Marcos Ono.

alguem mais leu a revista?

Apesar dos erros e algumas informaçoes equivocadas eu achei legal a iniciativa da revista de abordar esse assunto, espero que a proxima materia seja mais rica em conteudo e cite os foruns brasileiros 8-)


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

NOssa, nem tinha visto a revista... Vou ver se compro uma, parece legal! Mesmo com os erros, é legal essa matéria até porque ajuda a difundir o hobby!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Vou tentar comprar essa revista...pelo o que eu saiba o Felipe Steinthaler também tem bastante Nepenthes em florescimento ou seja...fail...deve ser aquela historia básica de "um caso é um caso" em que depende das condições de cultivo...
E quanto a N.madagascariensis eu acho que é porque ela gera poucos jarros por estação...ah e eu acho que descobri porque ela da mais jarros na época mais seca aonde você mora..veja essas fotos in habitat
https://www.cpukforum.com/forum/index.p ... opic=40744" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas enfim espero que essa revista faça o cultivo de carnívoras ficar mais difundido,aliais todos nós esperamos...
Abraços


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que legal Daniel, dessa eu não sabia, meu pai costumava comprar esta revista se não me engano, pow 10 pag. é legal em... baita matéria, acho que quem não conhecia muito bem ou nunca tinha ouvido falar deve ter se intereçado muito...
Tomara que venham mais peçoas a procura de dicas de cultivo por aqui e se interece por causa da matéria :)

Até que os erros não são tão grotescos, os jornalistas tem mania de por tanta ênfase no que os entrevistados dizem que até zoam a fala da peçoa, nem paresce que foi ela que disse tudo aquilo... Pow, tenho que mostrar minha N. maxima pra revista kkk ta com 5 hastes abertas e mais 5 se formando :lol:

Pelo que da para ver as PCs são plantas totalmente incomuns e desconhecidas no nosso país, apesar do povão pisar em cima e nem saber que são carnivoras :lol:

VLW Daniel : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Com certeza Daniel.
Acho que a revista deveria buscar os interesses de seu publico fim....e com isso vão acabar buscando muita informação nos foruns...
mas eu gostei da iniciativa, erros são comuns, o cara que escreve não entendi nada...para ele tá certo...mas......aos poucos ele pega o jeito.
Obrigada por compartilhar.


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem