Acompanhamento de cultivo - lucataneo

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Acompanhamento de cultivo - lucataneo

Mensagem por lucataneo »

Eaes! Tão bem? - Espero que sim!

Primeiro, agradeço ao super trampo do Matheus (delagostini), do Edson, bem como de todos aqueles que tem bom coração de tentar manter as doações de pé enviando suas sementes e doando também um bocado de seus tempos para o bem comum. Vocês não tem noção do quanto isso ajuda tanto e principalmente os novatos, quanto até mesmo os mais velhos de cultivo. Obrigado! : joia :

Agora, recebi hoje do banco as sementes de: Capensis Red, Capensis Giant e Burmanii Red.

Vou tentar manter uma frequência de fotos a cada 15 dias para manter um controle fixo e não ficar aquela salada de dia sim, mês não, dois dias sim.

Semeadas hoje: 08/02/2019 - em musgo picado reaproveitado de um fail épico de leaf de dionaea e um teco de isopor intruso que caiu sem querer. :?
Próxima foto em: 23/02/2019 (Ou antes, se começarem a germinar).

Dispensei foto unitária dos vasos por motivos de: Dava pra tirar de todos numa foto só. Das próximas virão individuais.

Imagem

Um abraço a todos! :idea:


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sucesso aí, boa sorte. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
manehko
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Fev 2019, 23:16
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por manehko »

Bacana, quero ver o desenvolvimento das suas sementes.

Vou fazer um acompanhamento também das que irei plantar.

Boa sorte! :mrgreen:


Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

ATUALIZAÇÃO - ACOMPANHAMENTO DE CULTIVO - 01.03.2019

Opa, tudo bem? - Passando pra dar continuidade no tópico.
Fotos de ontem, 01 de Março de 2019.

No decorrer desse tempo, surgiram algas combatidas com água oxigenada (1:4 com água) e a sementeira está debaixo de um sombrite e tomou uma chuva !@#$$%@#! : bad : . Contudo, germinaram.
Também sofri um pequeno ataque de Fungus Gnats em dois vasos próximos, que foram banhados de Óleo de Neem e Dimy Pel (intercalados de 7 em 7 dias) e, por via das dúvidas, joguei nas sementeiras também (só uma informação pra quem tiver receio de tacar Neem nas plantas : joia : ).

:!: Pontuei em vermelho próximo das germinações e dei zoom na foto. Nas próximas a visão estará mais ampliada e dará para conferir de maneira mais exata. - Tem bem mais seedlings do que as fotos mostram, porém, para fins de 'possibilitar a visão', optei por dar zoom em algumas.

Imagem

Imagem

Imagem


No momento, é isso!


: joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Novas sementes chegando vamos reativar esse topido em amigo, não precisa criar outro...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

smart2 escreveu: 18 Jul 2019, 08:52 Novas sementes chegando vamos reativar esse topido em amigo, não precisa criar outro...
Maravilha! Pode deixar que dou continuidade neste.

Por falar nisso, as sementes referentes a este, tomaram um tombaço junto com 2 das minhas bandejas de seedlings. Falha minha não ter avisado aqui. Porém, na mesma semana do ocorrido, já providenciei o replantio para não perder tempo. As mesmas, assim que possível, terão destinação exclusiva ao banco do fórum. :ugeek:

No mais, chegando as de agora, mantenho este tópico atualizado quinzenalmente. : joia :

Valeu o aviso, Ricardo! É nóis!


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

----REATIVANDO----

Bom, novamente, meu muito obrigado ao smart2, pelas frações de tempo e vida doadas em prol do banco de doações, bem como a todos os doadores de lá, vocês mantém isso vivo. :idea:

Sementes chegadas em 24.07.2019.
Espécies: Droseras (Rotundifolia, Binata Dichotoma, Affinis e Filiformis 'California Sunset') e Nepenthes (Ventricosa Black x ?) x Ventricosa Red.

Bom, sem mais falatório. Segue:

Substrato por cima: Turfa pura; Por baixo: Turfa + perlita + casca de arroz.
Local: Exceto pela Nepenthes, que está em local bem iluminado mas sem incidência solar direta, todas estão em local de sol matutino (6~11:00) e vespertino (14~17:00). Neste mesmo local, na Primavera e Verão, o sol é integral.
Período de atualização: 15 a 20 dias ou antes, se necessário.

Obs: As D. Rotundifolia e Binata Dichotoma são antigas (2016), as peguei pelo desafio iminente e pela curiosidade de saber se germinam e quando vão germinar, portanto, estas hão de demorar infinitamente mais que as outras, em caso positivo. :ugeek:

Seguem as primeiras imagens:

D. Binata Dichotoma - D. Rotundifolia - D. Affinis - D. Filiformis 'California Sunset'



Nepenthes (Ventricosa Black x ?) x Ventricosa Red




Por hora é isso. Valeu! : joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Continue postando as fotos.
Qual cidade que você é ? Quantos graus está fazendo ?


Ricardo A. Arita
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Atualização - 04/10/2019

Bom, fiquei desaparecido por um tempo por motivos de: Último semestre na faculdade. :|

Com perdas e ganhos. Pra variar, tomei mais uma derrota para as Nepenthes, diabo de planta. : bad :
Logo, com exceção da N. (Ventricosa Black x ?) x Ventricosa Red e da D. B. Dichotoma, esta última, sementes bem antigas e pegas para teste mesmo (e ainda está semeada - vamos ver), todas germinaram, até com alguma dificuldade, pois o inverno em SP, dessa vez, foi tenebroso.

Notavelmente, consegui UMA germinação de Rotundifolia, nas quais, assim como a Dichotoma, eram sementes MUITO antigas. :!:

E sim, tive problemas com ciano. Mas já está resolvido e estou controlando na medida do possível, já diminuíram bastante e não afetou a germinação de sementes atrasadas pelo frio.

Sem mais enrolação. Seguem as nenéns:

D. Rotundifolia :afraid:
Imagem

D. Filiformis 'California Sunset'
Imagem

D. Affinis
Imagem

Agora tentarei retornar com alguma regularidade, se o tempo me permitir. Também tenho algumas florações destinadas à alimentação do banco.

: joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

rapaz! conseguiu Rotundifolia! meus cumprimentos.

*capricha nos cuidados para com ela. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem