Acompanhamento de cultivo - Sementes do Banco do Fórum

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Acompanhamento de cultivo - Sementes do Banco do Fórum

Mensagem por diegohsp »

Olá amigos!

Estou absurdamente atrasado com esse tópico de acompanhamento de cultivo, mas vamos começar.
Em maio eu pedi sementes do banco de sementes do fórum. Eu pedi sementes de D. Filiformis Red, D. Capillaris, D. Capensis Alba, D. Capensis Red, D. Madagascariensis.

Semeei essas sementes na última semana de maio em um pote com musgo e um vasinho que tinha uma dioneia de floricultura q eu tentei salvar e não consegui.

Nessas duas primeiras fotos, eu semeei todas as sementes misturadas... e infelizmente fiz alguma coisa MUITO errada, pois apenas UMA Filiformis germinou e está crescendo MUITO devagar.
Imagem

Imagem

No vaso que era da dioneia e eu aproveitei a serrapilheira nasceram várias Capillaris e algumas capensis alba, mas eu também semeei Madascariensis. Só 1 alba chegou a crescer mesmo, e nenhuma madascariensis germinou. Recentemente eu precisei viajar e não expliquei direito ao meu irmão como cuidar das plantas, e esse vaso secou TODO... algumas plantas estavam soltando hastes florais beeem pequenas, não sei se alguma vingou antes de morrer... mas vou esperar um tempo antes de plantar algo nele de novo...
Imagem

Aqui está a única Capensis alba que chegou a crescer, já transplantada (e com 2 finlaysonianas que adquiri sementes depois e acabaram germinando aí)
Imagem

No final de julho, eu semeei novamente algumas sementes de doação e outras que adquiri, mas dessa vez coloquei em copinhos de café, e mantive com iluminação artificial. Nessa situação germinaram várias droseras (+/- 3 a 4 semanas depois), mas sobraram crescendo algumas capensis alba, red, finlaysoniana. Nenhuma madascariensis, capillaris ou filiformis germinou...
Imagem

Agora em setembro, eu resolvi fazer um teste com um pouco de turfa, e coloquei sementes de Capillaris e de madascariensis para germinar em copos de café sob luz artificial. Ainda não sei o resultado. (à direita é uma capensis red, ainda não tão red...)
Imagem

Aqui a maior das Finlays
Imagem

E aqui outra das Capensis red
Imagem

Na próxima semana planejo transferir todas essas mudas que estão em copinhos de café para vasos quadrados de 7cm e recomeçar a semear novamente, mas dessa vez vou semear apenas as que ainda não germinaram, a Filiformis red e a Madascariensis.

Se alguém souber algum segredo para germinar essas, estou aceitando ideias...

Futuramente posto as novas semeações!
Editado pela última vez por diegohsp em 16 Out 2018, 10:22, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

diante os acontecidos, parabéns pelos resultados. conseguiu algumas e nas próximas maior será o índice de aproveitamento. : joia :

as maiores, você já pode passar para o vaso definitivo. algumas já estão sem espaço para expansão das raízes.

Boa sorte, bons cultivos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Bom pegando uma carona no seu tópico,eu também havia semeado Filiformis Red,ontem eu vi o primeiro seedling,acho que tem uns 2 dias germinado,mas eu achei o caulezinho dele tão fino,mais ou menos da finura de um fio de linha de costura,é normal?OBS:Ele já tem folhas carnívoras,e já nasceu Red kkkkk.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Fernando123 escreveu:Bom pegando uma carona no seu tópico,eu também havia semeado Filiformis Red,ontem eu vi o primeiro seedling,acho que tem uns 2 dias germinado,mas eu achei o caulezinho dele tão fino,mais ou menos da finura de um fio de linha de costura,é normal?OBS:Ele já tem folhas carnívoras,e já nasceu Red kkkkk.
aguarde uns 20-30 dias. se ainda houver alguma dúvida, publique a foto. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

Edson Poscai escreveu: as maiores, você já pode passar para o vaso definitivo. algumas já estão sem espaço para expansão das raízes.
Oi Edson, obrigado.

Eu tenho mesmo que transplantar elas urgentemente... era pra ter feito isso um mês atrás, mas nasceu minha filhinha e minha vida está de pernas pro ar... só nos finais de semana estou tendo um pouco de tempo pra cuidar das carnívoras!

Mas acho que esse final de semana próximo eu já consigo... já tenho os vasos quadradinhos, o musgo e a areia já estão até lavados, só falta colocar tudo junto e fazer o replante!

Depois posto fotos!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

diegohsp escreveu:

Oi Edson, obrigado.

...mas nasceu minha filhinha e minha vida está de pernas pro ar...

: dance : : dance : :cump: :cump: Parabéns, a garota chegando a família. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Gléfeston
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Ago 2019, 12:22
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gléfeston »

Eu costumo semear as minhas nos próprios vasos em que estão a mãe, ou algum outro definitivo, costumo borrifar água diariamente pra que não sejam levadas por algum sopro de vento e noto que germinam normalmente...


A mentira é a chave para a porta da infelicidade.
Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Gléfeston escreveu: 27 Fev 2020, 23:00 Eu costumo semear as minhas nos próprios vasos em que estão a mãe,...
Serio!?!Não fica uma bagunça de planta no mesmo pote?kkkkk


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
Gléfeston
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Ago 2019, 12:22
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gléfeston »

Fica mais ou menos, depois eu mudo o que dá pra mudar. Gosto disso kkkkkkkkkkkk


A mentira é a chave para a porta da infelicidade.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem