Final de cultivo

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Final de cultivo

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Faz um bom tempo que nada posto e isso é porque estou desanimado. Quem me acompanha tem visto na minha galeria minhas dionaeas.
Nesse meu tempo pelo hobby tive muitos dissabores, perdi muitas plantas por falta de cuidados, mas essa ultima foi de doer.

Há 3 anos foram germinadas muitas dionaeas, algumas inclusive que apesar de serem tipicas por serem de sementes eram bem estranhas.
Tudo ia muito bem até o ano passado, quando umas 8 floriram (com dois anos), não deram sementes porque não havia polén.
Eram uns 50 vasos e em alguns haviam mais do que uma planta.

Quando chegou num período do ano passado eu percebi que algumas plantas estavam definhando, vi que era um fungo que deixava o rizoma podre e mole, usei uma garrafada que fiz aqui, água com prata e cobre que são dois fungicidas naturais.
Não sei o que aconteceu, continuaram a definhar e perderam as cores. Então parti para o tudo ou nada, troquei o substrato e usei enxofre o que não adiantou muito, continuavam a definhar.
Percebi que as plantas estavam sendo atacadas por outro fungo, umas bolotas verdes e brancas que apodrece tudo e quando a gente vê uma folha meio murcha não tem jeito, a planta já está morta. E o ataque foi bem rápido, imagino que deva ter sido pelo pequeno espaço em que cultivo.
Fiquei buscando ajuda e ninguém sabia ou tinha visto esse fungo, pela aparência o Marciel achou uma receita com vinagre, que eu usei e não adiantou nada.
Até que pela indicação do Edson um amigo que deu branco agora me arrumou uns fungicidas bravos, eu sou alérgico a muito coisa, mas usei o fungicida para tentar salvar as plantas, mas já era tarde demais.

Depois de tudo isso me sobrou apenas uma planta que eu dividi em duas e no meu aniversário em junho ganhei de meu filho uma pequena florida com polén, mas também não consegui sementes.
Então de todo meu cultivo sobraram apenas uma pinguícula e uma dionaea.

Imagem
A pinguicula e uma tentativa de haste cutting da dionaea que ganhei.

Imagem
A unica dionaea que me sobrou eu dividi em duas, são as centrais. No vaso da direita eu transplantei a dio que ganhei, é a que não está centrada.

Imagem Imagem
Uma pequena visão da desgraça, vejam os vasos como ficaram e do lado direito o maldito fungo.

Bom é isso aí, eu vou ficar com essas e deixar rolar sem esperar muita coisa. Tem cultivador que é louco por cultivares, já eu não, prefiro as germinações e esperar as surpresas que podem aparecer. Só que agora estou com 65 anos e não pretendo sofrer mais decepções pela frente.

É isso aí.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Poxa Paulo que pena, sério, infelizmente a unica coisa que posso fazer é dar boa sorte , e respeitar sua escolha ,boa sorte.


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

:( :( :(
...Até que pela indicação do Edson um amigo que deu branco agora me arrumou uns fungicidas bravos, eu sou alérgico a muito coisa, mas usei o fungicida para tentar salvar as plantas, mas já era tarde demais.
nosso amigo, foi o Eduardo, professor de cephalotus (bem delicada).

amigo, toque o barco com as pings (*pouco espaço) pense nisso, depois me passe um mp e das poucas que tenho com prazer lhe envio mudas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Imagem
Bom, a P.gigantea está em ótimas condições. :|

Não é um fim de cultivo, Paulo. :geek:

Isso me lembra que o meu cultivo começou com uma pinguicula e uma N.wrigleyana, então você está novamente no início do cultivo. ;)


Melhores dias virão e você é um 'jovem' de 65 anos e ainda tem muita lenha para queimar, amigo. : joia :


Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

poxa vida, tb to passando um perengue aqui, porem nada se compara ao seu... bem amigo oq tenho e seu, caso queira alguma muda das que tenho terei maior prazer em envia-las tb... se o correio ajudar serão varias... tem uma leva de byblis guehois saindo caso queira e uma especie que tem uma flroação muito linda digna de floricultura... eu to querendo fzer um limpa aqui pq ja não tenho controle sobre minhas PC a tempos, pense neste problema que teve como a chance de recomessar com tudo planejado e organizadinho...

se precisar e so dar um grito aqui ou no zap...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Posso estar enganado mas creio que o maior problema no seu caso seja o cultivo indoor, né Paulo? Dionaea em especial exigem uma quantidade enorme de luz e talvez isso tenha debilitado a ponto dos fungos acabarem com o cultivo.

Mas existem outras espécies menos exigentes! Pinguiculas, nepenthes e cephalotus acabam se dando bem no indoor... Pense nisso e ao invés de desanimar, expanda os horizontes!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Obrigado pelas manifestações.

Eu penso que o problema tenha sido porque meu cultivo era indoor num pequeno espaço que mantinha 50cm x 1,2m e esse último fungo apareceu depois que troquei o substrato por sphagnum que comprei no ML e veio úmido e bem ensacado. Com isso para espalhar foi muito rápido.

Pelo menos não foi falta de iluminação, vejam uma bandeja das que eu tinha em uma foto tirada em jan/2017 antes de entrarem em dormência. E tenho diversas fotos publicadas em close delas.
Imagem

O que acabei descobrindo é que a iluminação artificial que uso não gera sementes, em julho do ano passado deram flores, mas não pólen. E nesse ano ganhei uma com flores que tinham pólen, mas não geraram sementes.

Eu vou dar um tempo no momento até conseguir sair da luz artificial, além de ser ineficiente custa muito caro. O consumo mensal só das lâmpadas era quase 40kw e somando com todo o consumo de casa o valor da conta é alta.

Bom, além das dionaeas eu também tinha algumas droseras que não aguentaram o tranco e morreram também.

É isso aí.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

As minhas Dioneias também foram atacadas por um fungo desse. É triste


Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

O Sol por si só, já tem várias propriedades pra matar muitos fungos, Em todos esses anos de cultivo eu posso confirmar a você que de todos os casos que eu tirei minhas plantas do Sol e fui fazer cultivo indoor, todas as vezes perdi plantas por causa dos fungos, já perdi até droseras raras por causa desse método de cultivo, e por ter umidade nos 100% aqui no Sul, o caso de fungarem foi muito rápido msm, em questão de poucos dias foi devastador, nada que eu tentei conter adiantou, com isso aprendi que ninguém pode fazer o melhor serviço do que a própria natureza, Hj eu deixo elas só no Sol, desde então nunca mais tive problemas com elas, e as que morreram por causa disso, o substrato eu joguei fora (deveria ter taxado fogo) e troquei por novo vaso e substrato.... Não se preocupa não, plantas é assim mesmo, Daqui a pouco Qt menos espera, já vai ter bastante mudas dnv, a primavera está aí pra isso amigo ;)


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Se servir de consolo Paulo, saiba que praticamente abandonei o cultivo de Drosera e Pinguicula. Mesmo entre as Neps estou fazendo uma limpa, pois especies low não resistem ao frio do Inverno e insistir é dar murro em ponta de faca.

Não desanime, pois veja essas perdas como um recomeço ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem