Pequenos mosquitos numa pinguícula

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pequenos mosquitos numa pinguícula

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Depois de muito tempo, estou postando novamente.

Eu tenho duas pinguículas gigantea no mesmo vaso e estão cheias de pequenos mosquitos, olhei com uma lupa e comparei com fotos de fungus gnat e verifiquei que são menores e com o corpo menos alongado.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1570[/thumbnail]

Alguém tem ideia de que raio de mosquito é esse? Detalhe não parece debilitar a planta e sim alimentar e não existe vaso por perto que possa ser o criadouro.
De qualquer forma estou usando o Dimmy Pel para controlar.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Diogo
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Jun 2018, 11:34
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Diogo »

Olá amigo!

Este mosquitinho está me lembrando um que tem na casa do meu avô! :D
Se não estou enganado se chama borrachudo, mas não tenho certeza de que seja o mesmo.


Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

Não seria isso:

Culicoides furens

Introdução

"O gênero Culicoides possui centenas de espécies. O mosquito é conhecido popularmente como “maruim” e “mosquito pólvora”.

Biologia do parasito

A ovipostura é realizada sempre em locais muito úmidos e ricos em matéria orgânica. Cada ovo é alongado e encurvado, em forma de banana. A eclosão ocorre no período de dois a sete dias. O período de desenvolvimento larval é de, aproximadamente, três semanas. Para pupar, a larva se enterra na lama ou na areia, dentro ou fora da água. Três dias após a transição, a pupa evolui a inseto adulto. O Culicoides furens é um inseto bastante pequeno, que geralmente mede de um a dois mm de comprimento. Ele possui antenas longas, sendo que o macho se distingue da fêmea por ter antena de aspecto plumoso. O tórax apresenta desenhos característicos e não é revestido por pêlos e escamas. Suas asas possuem pêlos e ápice arredondado, apresentando manchas claras, o que lhe confere aspecto característico. Apenas as fêmeas são hematófagas, sendo que sua picada causa dor prolongada. A atividade hematofágica é mais comum fora dos domicílios. Elas costumam picar em horas crepusculares, mas em locais sombreados o fazem a qualquer hora do dia."


Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Pela aparência deles na folha parece mosquito pólvora mesmo; a picada dói pra caramba (por isso o nome)...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...O período de desenvolvimento larval é de, aproximadamente, três semanas.
qdo em larvas, estas podem comer as raízes da planta?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Esse mosquito tem aqui aonde moro, pois há uma mata atrás de minha casa. Se é mosquito-pólvora eu não sei dizer, mas minhas pings fazem a festa :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem