Anti-Cloro e plantas carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Anti-Cloro e plantas carnívoras

Mensagem por diegohsp »

Olá amigos, estou querendo montar um blog pessoal com algumas informações técnicas e estava escrevendo um artigo sobre o uso de anti-cloro em água para plantas carnívoras, como o conteúdo ficou bem legal, resolvi postar aqui pra ter o feedback e a colaboração de vocês.
Sou Farmacêutico-Bioquímico e estou cursando Biologia, então tenho algum conhecimento dessa parte química e físico-química e achei que pode ser interessante para ajudar o pessoal, pq essa dúvida tem aparecido com frequência em alguns grupos do Whatsapp.

Anti-Cloro e plantas carnívoras

Vez em outra surge alguma discussão sobre o uso de produtos anti-cloro na água a ser usada para as plantas carnívoras, mas muitas vezes acaba sendo difícil explicar o mecanismo todo (e o porquê disso não ser uma boa ideia), então resolvi criar esse post para explicar melhor como funciona e assim deixar cada um tirar suas próprias conclusões.

Fiz um Versão resumida para quem só quer as conclusões e uma Versão Estendida, mais abaixo, com todas as explicações e demonstrações químicas.

Versão Resumida
  • SAIS = Problema para carnívoras. Nutrientes e fertilizantes são sais! Água destilada ou água de Osmose Reversa é água sem sais. (TDS mede tudo que tem na água, inclusive sais, aumentando sais aumenta bastante o TDS).
  • Não existe “removedor de cloro”, existe transformador de cloro. Uma reação vai transformar o Cloro puro em outro tipo de coisa menos tóxica PARA PEIXES E PLANTAS DE AQUÁRIOS e não para plantas carnívoras!
  • Em todos os produtos que verifiquei ocorre a formação de Cloreto de Sódio (sal de cozinha) e outro sal oxidante (que corrói, enferruja), diferente em algumas marcas, mas sempre um sal sulfatado.
  • Antes você tinha Cloro q era só deixar evaporar, depois de usar isso você tem sais que só saem da água com destilação ou Osmose-reversa. Seu problema só aumentou.
  • Ele também não “remove” metais pesados. Esses produtos mantêm eles “embrulhados” por algum tempo e depois solta. Em um aquário (ou lago) isso é tempo suficiente para o SISTEMA DE FILTRAGEM remover os metais… bombinha para circular a água NÃO é sistema de filtragem.
  • Alguns produtos (os mais caros) possuem substâncias pra não deixar variar o pH (tamponadores) que são combinações de sais e ácidos fracos, e são tóxicos para carnívoras.
  • Nada disso vai matar sua carnívora na hora, mas esses fatores vão se acumulando cada vez que você usa e vão diminuir muito a qualidade do seu cultivo.
Pronto, pode tirar suas próprias conclusões. Se quiser as explicações de cada conclusão, continue lendo…

Versão Estendida

Primeiramente, os termos “anti-cloro” ou “removedor de cloro” são muito usados no meio aquarista e não ajudam as pessoas a entenderem o que realmente acontece, pois dão a ideia de que o cloro simplesmente some, é removido, desaparece… e na prática é bem diferente. Esses produtos possuem substâncias que reagem com a molécula de Cloro (Cl–Cl ou Cl2) dissolvido na água e mudam as ligações, transformando o Cloro dissolvido em outra substância química (no caso, um sal). Para peixes isso é ótimo, pois o sal é menos tóxico do que o Cloro (explicado abaixo… continue lendo…).

Existem várias marcas no mercado, mas todas que verifiquei (Prime, Aquasafe, Cubos Water Protect, Sera Toxivec e vários genéricos de produção brasileira) usam em suas formulações alguma variação de sais de Enxofre com Sódio (Tiossulfato de sódio, hipossulfito de sódio, Hidroximetano Sulfinato de Sódio, já viu que quase todos têm um cheiro meio estragado?) combinados ou não com algum outro aditivo (No final do artigo eu vou falar sobre os mais comuns e suas funções).

Ainda, vale lembrar que nutrientes e fertilizantes são sais, mas nem todos os sais são nutrientes ou fertilizantes.

A reação de “remoção”

Vamos tomar como exemplo o Tiossulfato de sódio (Na2S2O3), que é o reagente mais comum, reagindo com o Cloro (Cl2(aq) – sendo que aq significa aquoso, dissolvido em água) que temos na água encanada, mas a reação é análoga a dos outros sais de Enxofre e igual também em relação à cloramina (se bem que eu não encontrei nenhum município brasileiro que use cloramina no tratamento de água potável).

Reação:

2 Na2S2O3(aq) + Cl2(aq) →Na2S4O6(aq) + 2 NaCl (aq)

O Cl2 reage e forma NaCl, que nada mais é do que sal de cozinha (Cloreto de Sódio -NaCl), e ainda forma uma molécula de tetrationato de Sódio (Na2S4O6), que é um agente oxidante (aceita elétrons, causa ferrugem e corrosão em metais e provoca oxidação de moléculas orgânicas). Ah, o sal de cozinha, quando jogado na água se dissolve e ioniza, formando Na+ e Cl-, que são os íons carregados.

Todas as formulações que encontrei usam uma variante dessa reação. Um sal de Enxofre e Sódio faz uma reação de oxirredução com o Cloro (Cl2) e produz Cloreto de Sódio (NaCl) e algum outro sal reagente com poder oxidante.

Ou seja, antes você só tinha o Cl2(aq), que é só deixar parado ou aquecer a água que evapora normalmente e sem toxicidade. Depois da reação você tem 2 tipos de sais diferentes, o que já é problema para carnívoras, e um deles ainda tem capacidade oxidativa…

“Mas Diego, então pq usam isso em aquários de água doce?! Água doce não pode ter sal!!!” —– Duas explicações:
  1. Não é bem assim… a maior parte da água doce do planeta possui uma quantidade de sais dissolvidos nelas, podendo ser quase nada (nas regiões nativas das plantas carnívoras), até MUITO sal (nas regiões vulcânicas, calcárias, etc), e há animais e plantas adaptados à cada tipo de água… Dependendo da região, as plantas carnívoras são adaptadas a viver num ambiente com poucos ou nenhum nutriente (nenhum ou poucos sais no solo ou na água), já a grande maioria dos peixes, se adaptou à ambientes com algum tipo de sal presente, que mesmo em baixa quantidade ainda é maior do que a maioria das plantas carnívoras suporta. Ex: mesmo os discos, que são peixes super sensíveis à sais, podem viver com até 150 ppm e podem sobreviver até ~200ppm de TDS (total de sólidos dissolvido na água – sais https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3li ... dos_totais), mais do que o recomendado para plantas carnívoras.
  2. Filtragem! – Aquários possuem sistemas de filtragem, feitos para resolver, entre outros, os problemas de sais dissolvidos na água, principalmente filtros de resinas ou carvão ativado, e mesmo assim você normalmente ainda vê umas marcas brancas no vidro, na altura da superfície da água, que são os sais precipitados (sólidos) no vidro.
    Por isso que é indicado para plantas carnívoras o uso de água destilada, RO https://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose_inversa ou deionizada (ou pelo bem pura, com baixo TDS), mas ninguém usa água assim para aquários. E mesmo aquários marinhos, que usam água de Osmose-Reversa https://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose_inversa, precisam repor os sais retirados nesse tipo de filtragem pelos sais corretos, presentes no ambiente marinho.
Os sais de Enxofre e Sódio também são tensoativos, eles diminuem a tensão superficial da água e fazem com que substâncias oleosas ou hidrofóbicas se dissolvam mais facilmente na água, dando a aparência de uma água mais limpa, mas apenas aparência. Essa propriedade pode afetar a absorção de água pelas raízes de qualquer tipo de planta.

Além disso eles também podem se ligar à amônia, nitrito e nitrato presentes na água e diminuindo sua toxicidade, mas apenas durante cerca de 48 horas Como exemplo, eu cito o Seachem Prime, como consta no site oficial do Seachem Prime (na aba FAQ) https://www.seachem.com/prime.php

Imagem

Tradução da imagem: “Pergunta: Por quanto tempo Prime permanece ligado à amônia, nitrito e nitratos? Resposta: Prime vai se ligar à estes compostos por até 48 horas. Se eles ainda estiverem presentes após esse período, eles são liberados novamente na água a não ser que Prime seja adicionado novamente. (…)”

Outros compostos e efeitos

Quelantes são várias substâncias diferentes que se ligam à metais em geral (normalmente metais iônicos) e impedem que esses metais reajam ou sejam absorvidos. Muitos quelantes são tóxicos para organismos vivos. São a base dos condicionadores de água.

Tamponadores são misturas de sais e ácidos fracos cuja função é impedir ou diminuir alterações de pH, até um determinado limite.

Vitaminas: como esses produtos normalmente são usados em aquários, coloca-se vitaminas nas formulações para ajudar na nutrição dos peixes. LEMBRANDO que plantas produzem suas próprias vitaminas e não são boas em absorvê-las. (afinal nós comemos planta p
ara termos vitaminas…).

Excipientes são outras substâncias que não tomam parte na função final do produto, mas ajudam em suas características, podendo afetar o cheiro, viscosidade, volume, etc. Por isso, vários produtos removedores de Cloro não possuem cheio de Enxofre. Tá disfarçado!!!

Peço sugestões e informações para colaborar com o artigo!
Quando o blog ficar pronto eu edito e coloco o link aqui!

Abraço!
Editado pela última vez por diegohsp em 16 Out 2018, 10:27, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Que aula hein?

Tirando que eu colei em todas as provas de química do colegial e não entendo absolutamente nada das nomenclaturas, o resto deu pra entender perfeitamente... E me tirou algumas dúvidas que tinha a esse respeito! Ótima contribuição : joia :


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Ta muito bom, acho que não tem mais o que acrescentar

Tenho uma sugestão para outro artigo, é o uso de antialgas em plantas carnívoras


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

delagostini escreveu:Que aula hein?

Tirando que eu colei em todas as provas de química do colegial e não entendo absolutamente nada das nomenclaturas, o resto deu pra entender perfeitamente... E me tirou algumas dúvidas que tinha a esse respeito! Ótima contribuição : joia :
Matheus, seu comentário me deu uma ótima ideia... Vou editar o post e adicionar uma versão resumida no começo, só com as conclusões e sem química, e deixar a Versão Estendida com as explicações abaixo só pra quem quiser saber a parte das reações.
Rick99 escreveu:Ta muito bom, acho que não tem mais o que acrescentar

Tenho uma sugestão para outro artigo, é o uso de antialgas em plantas carnívoras
Valeu Rick, adorei a sugestão.

Eu sei que alguns antialgas agem no metabolismo das algas, que é diferente das plantas, mas nunca pesquisei mais a fundo do que isso. Vou dar uma pesquisada em livros da área e artigos científicos e tentar escrever outro artigo desse estilo! : joia :


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Excelente artigo !

No caso do Prime da Seachem o processo é o mesmo? Pelo que sei ele funciona diferente dos demais anti-cloros do mercado. Na minha região o PH da água é extremamente alcalino, preciso testar se tem diferença tamponar para ácido.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

SantiagoOver escreveu:Excelente artigo !

No caso do Prime da Seachem o processo é o mesmo? Pelo que sei ele funciona diferente dos demais anti-cloros do mercado. Na minha região o PH da água é extremamente alcalino, preciso testar se tem diferença tamponar para ácido.
Sim, inclusive está no artigo que eu verifiquei a formulação do Prime junto com várias outras marcas. Provavelmente você ouviu isso de algum vendedor ou então em um fórum de aquarismo (o povo santifica o Prime sem nem saber como funciona), mas o Prime funciona exatamente igual aos outros e no caso ele possui mais aditivos, então ele vai ser pior ainda pras suas plantas (no aquário não tem problema). No artigo eu coloquei um exemplo do site da Seachem.

Amigo sobre a tamponação, não sei se ficou claro na minha explicação, mas sempre q você usar um tamponador você vai estar adicionando mais sais na água, e isso pode até ajudar no pH da água pra sua planta, mas vai enfraquecer (ou matar) as raízes dela. E pra tamponar você normalmente precisa de uma quantidade grande de sais, ou seja, você vai piorar ainda mais a situação...

Tamponação não é solução pra carnívoras...


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

diegohsp escreveu:
SantiagoOver escreveu:Excelente artigo !

No caso do Prime da Seachem o processo é o mesmo? Pelo que sei ele funciona diferente dos demais anti-cloros do mercado. Na minha região o PH da água é extremamente alcalino, preciso testar se tem diferença tamponar para ácido.
Sim, inclusive está no artigo que eu verifiquei a formulação do Prime junto com várias outras marcas. Provavelmente você ouviu isso de algum vendedor ou então em um fórum de aquarismo (o povo santifica o Prime sem nem saber como funciona), mas o Prime funciona exatamente igual aos outros e no caso ele possui mais aditivos, então ele vai ser pior ainda pras suas plantas (no aquário não tem problema). No artigo eu coloquei um exemplo do site da Seachem.

Amigo sobre a tamponação, não sei se ficou claro na minha explicação, mas sempre q você usar um tamponador você vai estar adicionando mais sais na água, e isso pode até ajudar no pH da água pra sua planta, mas vai enfraquecer (ou matar) as raízes dela. E pra tamponar você normalmente precisa de uma quantidade grande de sais, ou seja, você vai piorar ainda mais a situação...

Tamponação não é solução pra carnívoras...
O próprio musgo acidifica a água, perguntei apenas por curiosidade. Muitos cultivadores gringos utilizam técnicas de aquarismo marinho nas carnívoras e obtém excelentes resultados.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

SantiagoOver escreveu:
O próprio musgo acidifica a água, perguntei apenas por curiosidade. Muitos cultivadores gringos utilizam técnicas de aquarismo marinho nas carnívoras e obtém excelentes resultados.
Santiago, você poderia me passar alguns links sobre isso? Quais fóruns você viu?
Eu tenho muito interesse e tento acompanhar alguns fóruns gringos, mas sobre as técnicas aquarismo marinho eu só vi usarem os processos de purificação de água para as carnívoras... normalmente para a produção de água RO - Osmose Reversa... outras técnicas eu nunca encontrei nada, mas fiquei muito interessado.


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

diegohsp escreveu:
SantiagoOver escreveu:
O próprio musgo acidifica a água, perguntei apenas por curiosidade. Muitos cultivadores gringos utilizam técnicas de aquarismo marinho nas carnívoras e obtém excelentes resultados.
Santiago, você poderia me passar alguns links sobre isso? Quais fóruns você viu?
Eu tenho muito interesse e tento acompanhar alguns fóruns gringos, mas sobre as técnicas aquarismo marinho eu só vi usarem os processos de purificação de água para as carnívoras... normalmente para a produção de água RO - Osmose Reversa... outras técnicas eu nunca encontrei nada, mas fiquei muito interessado.
Qualidade da água, temperatura da água, lúmens em cultivo indoor, circulação da água, materiais filtrantes entre outros, tudo isso é utilizado no aquarismo marinho, ajuda no cultivo porem poucos cultivadores utilizam essas técnicas no Brasil pelo investimento alto.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem