Anti-Cloro e plantas carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Anti-Cloro e plantas carnívoras

Mensagem por diegohsp »

Olá amigos, estou querendo montar um blog pessoal com algumas informações técnicas e estava escrevendo um artigo sobre o uso de anti-cloro em água para plantas carnívoras, como o conteúdo ficou bem legal, resolvi postar aqui pra ter o feedback e a colaboração de vocês.
Sou Farmacêutico-Bioquímico e estou cursando Biologia, então tenho algum conhecimento dessa parte química e físico-química e achei que pode ser interessante para ajudar o pessoal, pq essa dúvida tem aparecido com frequência em alguns grupos do Whatsapp.

Anti-Cloro e plantas carnívoras

Vez em outra surge alguma discussão sobre o uso de produtos anti-cloro na água a ser usada para as plantas carnívoras, mas muitas vezes acaba sendo difícil explicar o mecanismo todo (e o porquê disso não ser uma boa ideia), então resolvi criar esse post para explicar melhor como funciona e assim deixar cada um tirar suas próprias conclusões.

Fiz um Versão resumida para quem só quer as conclusões e uma Versão Estendida, mais abaixo, com todas as explicações e demonstrações químicas.

Versão Resumida
  • SAIS = Problema para carnívoras. Nutrientes e fertilizantes são sais! Água destilada ou água de Osmose Reversa é água sem sais. (TDS mede tudo que tem na água, inclusive sais, aumentando sais aumenta bastante o TDS).
  • Não existe “removedor de cloro”, existe transformador de cloro. Uma reação vai transformar o Cloro puro em outro tipo de coisa menos tóxica PARA PEIXES E PLANTAS DE AQUÁRIOS e não para plantas carnívoras!