Tiamina enraizador

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Caruty
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 26 Mar 2018, 14:23
Localização: Arroio do Tigre/RS
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Tiamina enraizador

Mensagem por Caruty »

Bom dia povo
Na lida do bonsai é comum usarmos um hormônio enraizador para melhora na eficiência de estacas ou na recuperação de plantas transplantadas. O que eu costumo usar é a base de Tiamina, com a vitamina B1. Carnívoras são diferentes, procuram nas suas presas a maioria de seus nutrientes, pergunto: O uso desse enraizador em estaquia de nepenthes pode ser benéfico? alguém já utilizou? quais as dicas podem me dar a respeito disso?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pelo o que ando vendo, a nepenthes até então está sendo a única que aceita "parcialmente, alguns e bem pouco" adubos das plantas comuns não carnívoras. *isso é uma opinião pessoal

digo sempre aos amigos, toda tentativa é válida. se você tiver estacas ou vier a ter, faça a experiência em uma ou duas e compare com outras não usada. eu faria : joia :

até mesmo com enraizador natural de lentilha e da batata da tirica já pensei que poderia ajudar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Caruty
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 26 Mar 2018, 14:23
Localização: Arroio do Tigre/RS
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Caruty »

Edson Poscai escreveu:pelo o que ando vendo, a nepenthes até então está sendo a única que aceita "parcialmente, alguns e bem pouco" adubos das plantas comuns não carnívoras. *isso é uma opinião pessoal

digo sempre aos amigos, toda tentativa é válida. se você tiver estacas ou vier a ter, faça a experiência em uma ou duas e compare com outras não usada. eu faria : joia :

até mesmo com enraizador natural de lentilha e da batata da tirica já pensei que poderia ajudar.
Obrigado Edson
tenho umas estacas sim, vou usar e ver o que acontece, mas aproveitando o post, posso fazer estaquia nessa epoca mesmo? qual é o procedimento que você usa?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

... posso fazer estaquia nessa epoca mesmo? qual é o procedimento que você usa?
olha, agora você me deixou numa sinuca. vi que você é do RS, teoricamente daqui uns 2 meses a coisa já muda e a nepenthes a maioria não gostam de frio e dando tudo certo será brotos novos em clima frio. de outro lado o clima tá louco. será um arriscar.

lhe aconselho a deixar quieto, lá pra setembro você faz a experiência. mas se você tiver bastantes, digamos uma simples como a graciliflora e já bem grande onde a perda não ocasionará problemas, arrisque já hoje mesmo.

desculpe a pergunta, você tem bastante neps?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Caruty
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 26 Mar 2018, 14:23
Localização: Arroio do Tigre/RS
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Caruty »

Edson Poscai escreveu:
... posso fazer estaquia nessa epoca mesmo? qual é o procedimento que você usa?
olha, agora você me deixou numa sinuca. vi que você é do RS, teoricamente daqui uns 2 meses a coisa já muda e a nepenthes a maioria não gostam de frio e dando tudo certo será brotos novos em clima frio. de outro lado o clima tá louco. será um arriscar.

lhe aconselho a deixar quieto, lá pra setembro você faz a experiência. mas se você tiver bastantes, digamos uma simples como a graciliflora e já bem grande onde a perda não ocasionará problemas, arrisque já hoje mesmo.

desculpe a pergunta, você tem bastante neps?
Tenho só uma, mas ta grande ja, com tres brotos basais, vou fazer o teste das estacas hoje mesmo pra ver o que acontece. tenho só 3 plantas, essa Neps e duas pequeninas dioneias, espero que consiga mais plantas com o tempo, e mais variedades tmb rsrsrsrs


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Caruty escreveu:... O uso desse enraizador em estaquia de nepenthes pode ser benéfico? alguém já utilizou? quais as dicas podem me dar a respeito disso?
Usei bastante a tiamina no início do cultivo. Ministrava nas regas. Mal não faz, mas descobri com o passar do tempo que os benefícios são mínimos. Nepenthes tem, naturalmente, uma boa taxa de enraizamento, desde que o método de propagação seja feito corretamente. :geek:



... : joia :


Caruty
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 26 Mar 2018, 14:23
Localização: Arroio do Tigre/RS
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Caruty »

MarcielS escreveu:
Caruty escreveu:... O uso desse enraizador em estaquia de nepenthes pode ser benéfico? alguém já utilizou? quais as dicas podem me dar a respeito disso?
Usei bastante a tiamina no início do cultivo. Ministrava nas regas. Mal não faz, mas descobri com o passar do tempo que os benefícios são mínimos. Nepenthes tem, naturalmente, uma boa taxa de enraizamento, desde que o método de propagação seja feito corretamente. :geek:



... : joia :
Obrigado pela resposta Marciel
alguma dica especial pra essa estaquia ser feita corretamente? fiz o corte em diagonal, de 3 a 4 folhas em cada estaca deixando somente a ultima pela metade, as outras cortei junto ao tronco e coloquei por 24h em Tiamina, hoje passei elas para garrafas pet com agua. espero nao ter cometido erros.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Caruty escreveu:...fiz o corte em diagonal, de 3 a 4 folhas em cada estaca deixando somente a ultima pela metade, as outras cortei junto ao tronco e coloquei por 24h em Tiamina, hoje passei elas para garrafas pet com agua. espero nao ter cometido erros.
Parece que fez tudo certo. Eu costumo descascar a ponta da estaca (+/- 1cm) deixando o cerne exposto. A idéia é aumentar a área de enraizamento (ainda não comprovado).
Imagem

... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem