Associação de Cultivadores de pcs e o monopólio

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Associação de Cultivadores de pcs e o monopólio

Mensagem por eduf »

Olá a todos foristas.

Antes de tudo, meu nome é Eduardo, tenho pouco mais de 80 cultivares de dionaeas e alguns de cephalotus.

Temos visto o nível cair vertiginosamente em discussões bobas (sobre assuntos que nem precisariam ser discutidos) e mensagens extremamente rudes partindo dos "figurões" do "bigode grosso".

Agora começaram a remover pessoas que não fazem parte da panela dos grupos de whatsapp e facebook e estão cheio de apoio "jurídico", ameaças de processos a todo tempo e mensagens do tipo "estamos de olho em todos vocês".

O que vocês pensam sobre isso? O mercado deve ficar restrito a apenas 2 ou 3 vendedores famosos e o restante de nós teremos que ficar para sempre criando um mercado negro e paralelo? O hobby merece ser representado e coordenado pelas mãos de um grupo de 5 ou 6 pessoas escolhidas por serem amigos próximos ou mais "socialmente visíveis" ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu estou enojado desta panela. :vomitei: :vomitei:

mas fui um fraco e espero que ninguém mais seja. me desfiz de um monte droseras, devo ter uns 20% do que eu tinha a um mês atrás. perdi o "T" grande.
e estão cheio de apoio "jurídico"
1 - tenho a curiosidade, toda comercialização é obrigatório a Nota fiscal ou cupom fiscal (opcional sendo ou um ou outro, qdo venda direta a consumidor) se estão amparados juridicamente, será toda negociação efetuada enviam junto a mercadoria a referida Nota fiscal desta?
provavelmente então cumprem as obrigações fiscais do "ICMS - Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo" (leis e artigos ICMS são estaduais)


2 - tenho a curiosidade, possuem uma transportadora que prestam serviços a eles, visto que Os Correios NÃO aceitam a postagem de remessas contendo: ... f) Planta viva;
* https://www.correios.com.br/para-voce/p ... restricoes

3 - outros órgãos podem estar envolvidos, talvez regras e autorizações do ministério da agricultura como o ICMS em ministério da Fazenda.

4 - regularização pessoa jurídica, junto a prefeitura e demais órgãos de acordo com a atividade.

bem, se estão amparados juridicamente, então sem dúvida cumprem todas obrigações. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bom dia Edu

então essa discução ja vem a tempos sendo falada, graças a Deus tem se levantado novos vendedores com o real interesse em diseminar o hoby e não apenas lucrar sobre ele...

o forum aqui tem essa grande função... aqui temos fatos... e não adianta vir aqui falar que porque sou o cara do "Bigode grosso" que vai ser assim.

estamos aqui para quebrar varios Mitos como ja foi feito em varios fatos. a consientização e importante e não se preocupe pq hoje temos informação de sobra, e o cliente enganado hoje não será amanhã... e se o vendedor não trabalha corretamente o mercado so irá diminuir... hoje mesmo ( EU ) so compro cultivares de dionaea se ela tiver RG garantido... vendedor que ja vendeu mudas de sementes como cultivar ja não ME tem como cliente, ao menos para esse fim.... o mesmo serve para o Musgo... enganou 1 cliente, tem reclamações plausiveis... eu que não serei o proximo a ser enganado...

muitos não entendem que ELE não e nada e que o CLIENTE e tudo... o cliente pode fazer uma multi nacional como pode fecha-la.

hoje estou com um sentimento igual ao que você teve a um certo tempo... sensação de ter sido enganado com cultivares de Dionaea, de não saber oq realmente tenho. estou a 1 dedo de fazer igual a você, e pode ter certeza que irei fazer daki para frente sem duvida...

Edson, esqueceu da liberação do ibama


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Com o passar do tempo, cada vez mais as pessoas se darão conta do que está acontecendo, pois cada vez mais tudo isso está sendo discutido, e cada vez mais, por mais pessoas, porém, acredito que deveríamos levar esses assuntos para o YouTube, pois é onde a grande massa de entusiastas de PC estão, tenho certeza que a grande maioria dos iniciantes “não se dão ao trabalho” de ficar lendo textos e artigos, seja no fórum ou não, isso é normal, eu mesmo quando comecei, fiquei vários meses dependente das informações em forma de vídeo, antes de chegar aqui e ver qual é a real situação... Eu acompanho sim, o canal de muita gente por lá, e nunca vi ninguém abordar essas questões, e sim somente tomando partido para defender um ou outro grande cultivador..

Com relação as dionaeas que temos serem ou não sultivares, eu já abri mão de ter esse tipo de “privilégio”, pelo menos por enquanto, ainda estou pensando em adquirir algumas dios, porém por serem bem diferentes, terem traços distintos, serem bonitas e tal, mas não por serem um ou outro cultivar...
Se eu só pensasse em comprar cultivares tendo 100% de segurança nas compras, talvez não compraria mais... Então para mim é isso, não quero mais colecionar cultivares, simplesmente quero ter plantas bonitas e diferentes...

Uma solução para essa exclusão que vem acontecendo de vendedores grandes para com os vendedores pequenos, seria ter seus próprios meios de divulgação, como nos grupos de Watss por exemplo...
Editado pela última vez por Felipe Siebert em 15 Fev 2018, 12:26, em um total de 1 vez.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Pra variar as conversas só tem um certo grau de maturidade por aqui. Lá no face (ou como diz o Paulo no Assbook) enquanto escrevo aqui tá rolando o maior quebra pau porque tem um post dizendo que caso alguem tenha problemas com uma compra, procurar resolver e sempre informar o nome da pessoa e deu como exemplo o post aqui do forum sobre as minhocas encontradas numa venda do Val. O post que inclusive mostra a resposta e a preocupação do vendedor em resolver o problema do cliente e que no fim acaba sendo um ótimo exemplo de conduta.

Lá a coisa tomou outra proporção. Aparece uma legião para atacar qualquer um que ouse questionar qualquer atitude vinda de alguem que eles já tenham comprado uma planta (e !@?%$-se se a planta não tá com a ID certa ou você comprou uma Self como cultivar... O emocional entra e você decide ignorar afinal a sua planta é a melhor do universo e se mostrarem que quem te vendeu ela tem problemas significa que a sua planta é um lixo). Enfim... A falta de maturidade é um problemão e não afeta só os hobbistas!

Sobre o mercado. Ele não está restrito a poucos! Há uma tentativa disso acontecer com a tal associação mas como bem dito aí pra cima e seria bom que fizessem mas aqui querem que os grandes cultivadores sejam os responsáveis. É tipo dar a chave do galinheiro para a raposa! Mas isso vem da nossa cultura. Nosso legislativo legisla em causa propria, nosso judiciario legisla em causa propria e o povo continua pagando a conta.
Uma associação seria sim necessária para por ordem na casa só que pra isso acontecer, teria que ser gerida por pessoas que não ganham a vida com isso e portanto não iriam legislar em causa propria. Só que isso não vai acontecer! E caso esse projeto saia do papel (algo improvável visto as dificuldades legais do cultivo de PC e de logística no nosso país) servirá apenas para consolidar o mercado nas mãos de poucos. O que não é bom para ninguém.

Aos pequenos e aos que desejam entrar nesse negócio, cabe trabalhar direito! Vender mostrando a origem, com fotos, com registros e tudo mais que for possível a fim de tranquilizar os clientes.
Aos clientes, o forum sempre foi e continuará sendo um ambiente neutro e que serve para que tirem dúvidas. São incontáveis os casos de membros que me procuram por MP querendo informações sobre vendedores (dos conceituados e dos anônimos). O que conheço eu falo. O que não conheço peço para me dizerem depois da experiência que tiveram pois servirá para os próximos. E assim o mercado precisa caminhar! Sei que deve ser um saco remar contra a maré como você vem fazendo, Eduardo. Tenho ajudado no que posso pois como já disse a todos que me perguntam sobre você, nunca tive problemas com o que veio daí e sempre ajuda a quem pede ajuda.

Os grandes também acabam sendo alvo de sacanagens (mesmo aqueles que não fazem com outros). Soube hoje de um vendedor conceituado em nosso mercado (e que eu nunca ouvi absolutamente nada contra ele) que recebeu uma denuncia no MAPA e foi multado por venda de sementes. Isso é absurdo! Estamos lidando com pessoas sem caráter e isso não é exclusividade desse hobby. Acontece em tudo! Sempre digo que temos os governantes que merecemos. Eles são nosso reflexo e esse tipo de coisa só me prova isso!

O que já disse várias vezes ao Edson também direi a você! Não desista... São poucas pessoas que estão dispostas a ajudar e estamos perdendo alguns. Não será nada legal perdermos mais gente boa como vocês!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Agora que eu percebi qual Eduardo se trata, com você sim eu tenho coragem de comprar amigo, como inclusive já comprei, e recomendo! E será também com quem eu provavelmente irei comprar as próximas, assim que eu tiver mais espaço é claro! :lol:


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Essa associação já começa com o nome errado, o correto seria de Produtores e não Cultivadores. Ou será que para eu comprar uma planta teria que ter uma licença? :mrgreen:

Eu cultivo dionaeas sem preocupação de ID, como já disse antes são quase todas de sementes que comprei fora do Brasil, apenas duas eu tenho referencia de ID porque ganhei.

Venho fazendo isso há 7 anos, tive muitas perdas, muitos erros e muitos acertos. Atualmente elas estão se recuperando de meu último erro.

Sei lá como o comercio delas funcionaria, mas penso que existam dois mercados distintos de consumidores.
- O primeiro é fornecimento em larga escala que pode ser comprado em centros de distribuição aonde o valor médio é R$ 5 e aí nem é importante o ID, nem o o substrato nada. Quem vai comprar é alguma pessoa que achou interessante e pronto.

- O segundo já é mais pesado, pois é um mercado restrito para hobbista que paga um bom dinheiro por um exemplar, nesse caso o ID correto tem muita importância, assim como as condições em que é fornecida, tipo substrato, etc. Documentação tipo NF com descrição correta, como mencionada pelo Edson acima.

Isso aqui não é caça as bruxas e sim já que querem fazer a tal associação então que façam direito.
Outro dia eu li alguma coisa sobre isso, acho que no assbook aonde uma pessoa defendia com unha e dentes os produtores e que os compradores deveriam ser mais maleáveis.
Quem escreveu não tem a minima ideia de comercio, esqueceu que o dono do seu negócio não é você e sim seu cliente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eita povinho que gosta de uma treta esse do Face. O pior que durante um bom tempo o pessoal nos ignorava (ou fingia ignorar), mas hora ou outra esses dois mundos iriam se encontrar. Pessoalmente eu gostaria que essa associação saísse do papel, pois aí teríamos uma entidade que nos representasse.

O problema é resolver todos os problemas listados pelo Edson e saber quem irá administrar essa associação, como bem mencionou o Matheus Delagostini. Aliás esse último quesito é a meu ver o primordial, pois ele irá ditar o rumo que o hobby seguirá no Brasil. Com uma boa administração, vem o prestigio e isto atrai pessoas comprometidas que ajudarão a difundir o cultivo no Brasil. Se a administração for péssima, iremos afastar as pessoas e aí não iremos longe.

Por hora só observo...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

eduf escreveu:...O hobby merece ser representado e coordenado pelas mãos de um grupo de 5 ou 6 pessoas escolhidas por serem amigos próximos ou mais "socialmente visíveis" ?
Panelinha. O problema é antigo, mas recorrente. E agora pelo visto querem 'impor' uma reserva de mercado. :roll:
delagostini escreveu:...Soube hoje de um vendedor conceituado em nosso mercado (e que eu nunca ouvi absolutamente nada contra ele) que recebeu uma denuncia no MAPA e foi multado por venda de sementes.
O que é MAPA? :?:
rdrgobra escreveu:...Eita povinho que gosta de uma treta esse do Face.
Desde a minha desavença com o Valdemar (sobre substrato) não participo mais de grupos nacionais de pcs no FakeBook. E vejo que continuo não perdendo nada de importante. :geek:
Paulo escreveu:...O segundo já é mais pesado, pois é um mercado restrito para hobbista que paga um bom dinheiro por um exemplar, nesse caso o ID correto tem muita importância, assim como as condições em que é fornecida, tipo substrato, etc. Documentação tipo NF com descrição correta, como mencionada pelo Edson acima.
Mesmo nesse mercado não existe garantias. Há alguns anos parei de comprar novas Nepenthes de um desses 'grandes', porque ele me enviou uma Nepenthes 'X' insistindo que era 'Y'. : bad :


... : joia :


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

MarcielS escreveu: O que é MAPA? :?:
Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem