Mercado Brasileiro de PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mercado Brasileiro de PC

Mensagem por delagostini »

Ando pensando bastante sobre isso nessas últimas semanas. Vocês já se pegaram pensando por que o Brasil é um dos poucos mercados que tem espaço para plantas advindas de sementes de cultivares?
Quando procuramos em sites de vendas ou buscamos informações em foruns dos gringos não vemos um mercado de selfs (ou como alguns gostam de chamar aqui... as plantas Jr.).

Lá fora temos cultivares de 10-15 dólares como podemos encontrar por exemplo a B52 no CZ Plants, Araflora e em alguns outros sites já conhecidos do pessoal daqui enquanto no Brasil essa planta é vendida por grandes cultivadores por 100-150 reais. Vejam só... 10x mais (na famosa "conversão burra") pela mesma planta.
► Exibir Spoiler

O fato é que hoje tem muita gente que paga 20-30 conto numa x Self (ou Jr... ou (nome da planta) x (nome da planta)... como queiram) que em qualquer mercado sério mundo a fora são vendidas por 2-5 dólares em média (assim como você compra umas típicas feionas no Walmart ou no garden aí perto da sua casa).
Imagem Imagem
► Exibir Spoiler
Enfim... Chega de introdução. Vamos logo ao ponto que quero chegar: O que faz com que o brasileiro aceite (mais uma vez) ser feito de bobo?
Com tanta informação disponível, por que ainda existe alguém que compra uma B52 x Self (ou Jr.) achando que ela vai ser uma B52 (clone)?
Bom, creio que um dos motivos é que a informação que alguns dos grandres vendedores passam seja confusa e induzam os clientes ao erro, afinal uma planta originada de sementes (vendidas aqui majoritariamente com o sufixo Jr.) não é e jamais irá "virar" o cultivar. Isso é genética!

Reprodução por sementes é reprodução por sementes. Clone é clone.
Numa há alteração genética. Na outra não.
Imagem
(espero que entendam o motivo da discrição em não mostrar o nome do autor da frase)

Nossa. Mas então você está dizendo que vendedores conceituados do país estão mentindo? Não. A genética está dizendo! Não é um campo aberto a "opiniões".
E se tem dúvida disso (afinal, quem é o Matheus pra contradizer alguém que está aí no mercado há décadas, né?), pergunte lá no ICPS (International Carnivorous Plant Society) para os maiores cultivadores do mundo e veja a resposta. Depois conta aqui pra gente!
Se estiver com um pouco de preguiça ou não dominar o inglês, te digo que já fizeram isso e aqui está uma afirmação de um dos grandes administradores de lá - já usada aqui pelo ilustre Paulo:
As a further caution: Please do not use plants resulting from seeds of any cultivar to represent that cultivar. The seedlings will likely not retain the unique characteristics of the cultivar. That is why most cultivar descriptions contain the admonition "must be reproduced vegetatively to preserve the characteristics of the cultivar".
ICPS-bob
Entendem a discrepância?
ICPS - "Por favor não use plantas vindas de sementes de nenhum cultivar para representar esse cultivar."
Vendedor bem conceituado brasileiro - "É só explicar para o cliente que pode ou não virar o cultivar"

Mas será que existem outros motivos?
Bom... Aí entramos em uma área que é um tanto obscura para mim e até onde pude checar, a reprodução invitro (que é o método mais usado pelos grandes cultivadores pela velocidade de crescimento e multiplicação de mudas) por sementes rende muito mais e num tempo inferior se comparado a reprodução por tecido (clonagem). Peço que caso eu esteja falando alguma besteira, por favor me corrijam afinal meu objetivo aqui é, além de informar, aprender e invitro é algo bem desconhecido para mim.

Mas suponhamos que eu tenha falado besteira e que a velocidade e quantidade de mudas originadas por sementes seja a mesma da originada por tecido.
Por que um cultivador sério inundaria o mercado com plantas x Self? Cobrando valores que deveriam ser o de clones e dizendo aos clientes que ela poderia se transformar no cultivar, para piorar ainda mais a situação
Desconhecimento por parte dos clientes? Confiança cega na origem? Porque o cliente não liga?

A minha conclusão (que posso estar errado e torço pra isso pois se for mesmo o caso, mostraria descaso com o hobby de quem mais deveria ter motivos para incentiva-lo) é que se eu multiplico por tecido e tenho o clone de uma planta que hoje é vendida por 100 reais eu precisarei fazer uma promoção (e consequentemente "desvalorizar" aquele cultivar mas também populariza-lo - o que seria muito bom para todos os hobbistas) ou ficar com essa infinidade de plantas muito mais tempo no meu estoque.
Estoque parado é prejuízo.
Plantas mais baratas é prejuízo.
Muitas pessoas com cultivares populares é prejuízo (afinal eles trocarão plantas entre si).

Em tempo... Não estou dizendo que as (infelizmente já famosas) Jr. sejam ruins... ou feias!
Nada disso! São bonitas sim... Ficam grandes sim... Muitas delas seguem a aparência do clone sim. Só estou reafirmando que elas não são o clone e quem as tem não pode ser induzido a pensar que possui aquele cultivar.

Será que estamos diante de mais um caso de "dinheiro acima de tudo"?
A pergunta, pelo menos para mim, é retórica, mas gostaria da opinião de vocês a cerca disso tudo.

Um adendo importante:
Existem vendedores sérios que prezam pelo esclarecimento e honestidade junto a seus clientes! Não tomem os casos descritos acima como "nenhum vendedor do Brasil presta". Estamos longe disso, felizmente.
Só acho importante que os hobbistas comecem a valoriza-los e que comecem também a exigir mais qualidade e preços mais justos daqueles que visam o lucro acima de qualquer coisa.
Editado pela última vez por delagostini em 01 Fev 2018, 14:42, em um total de 1 vez.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Esse tópico é muito interessante e vai tocar fogo no mercado.

Eu compro sementes de diversos cultivares e o vendedor não dá nome a elas, apenas diz que são sementes dos cultivares polinizados por insetos e gosto das surpresas que germinam.

Outro dia eu estava falando com alguém do sul, eu disse a ele que tenho diversas plantas estranhas, tanto verdes, vermelhas ou mescladas e além disso algumas muito pequenas e uma estranha pra cacete. Ele me perguntou que cultivares, respondi que são todas tipicas, pois penso que enquanto não forem registradas continuam nessa condição. Ele disse que eu estava correto, mas tem produtor que não pensa assim e que já daria um nome qualquer.

De qualquer forma essa é a posição do colega que criou o tópico e a minha também e como aqui é até um certo ponto o fórum é democrático as portas estão abertas para que os produtores coloquem suas posições desde que não haja baixaria.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e meu amigo, pensando por esse lado agora, me deixou com uma pulga atraz da orelha... a grande questão ae é concorencia... e onde esta nossa esperança... lembra da famosa Coca Cola... ja pensou como seria se não existice o Didio,lindagua etc... 10 conto kda seria poko ainda...

ja pensei na ideia de um grande investimento em reprodução in vitro... especialização em Dionaeas, a final temos mais de 100 cultivares... e vendo um video do Ono mesmo ontem ele falando que de uma dio seria capaz de produzir de 1000 a 5000 mil mudas... ae você calcula os lucros de cara... da pra vender uma Hidra por 10 reais e ainda ganhar mais de 50x do valor pago... nem vo falar das baratinhas de 40 reais e tals.

ja pensei seriamente, mais infelizmente não moro em local acessivel, correios aqui inviabiliza tal comercio, a não ser que fosem vendidas ainda in vitro mais ae e outro problema...

mais ae ta um grande mercado epserando um qualquer interesado a trabalhar serio.

sementes são um otimo mercado para investimentos em criação de cultivares, e se você pensa que ja temos todas as variações... não tempos, quando mesnos espramos aparece uma D. Hidra, D. Ghost etc e tem tanta combinações que ficariam top... pensa numa Hidra x B52 q troço doido que não sairia, mais ae o mercado tem que seguir seu caminho... separar o cultivar, analizar e registrar... ae sim vender como Dionaeia X... ae você pergunta... compensa ?... meu amigo da trabalho sim... mais o valor agregado e pela raridade... hoje uma ghost vi essa semana por 250 dolares... quase 1000 reais 1 PC... e to pra te falar que tem fila esperando ela por todo mundo...

mais fazer oq... enquanto esses investidores não se apresentão... vamos levando aos poucos... vo la estudar mais um poko dos vidros quem sabe né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo escreveu:Bom,

Esse tópico é muito interessante e vai tocar fogo no mercado.

Eu compro sementes de diversos cultivares e o vendedor não dá nome a elas, apenas diz que são sementes dos cultivares polinizados por insetos e gosto das surpresas que germinam.

Outro dia eu estava falando com alguém do sul, eu disse a ele que tenho diversas plantas estranhas, tanto verdes, vermelhas ou mescladas e além disso algumas muito pequenas e uma estranha pra cacete. Ele me perguntou que cultivares, respondi que são todas tipicas, pois penso que enquanto não forem registradas continuam nessa condição. Ele disse que eu estava correto, mas tem produtor que não pensa assim e que já daria um nome qualquer.

De qualquer forma essa é a posição do colega que criou o tópico e a minha também e como aqui é até um certo ponto um fórum democrático as portas estão abertas para que os produtores coloquem suas posições desde que não haja baixaria.

Paulo
As unicas sementes que tenho são desse mesmo fornecedor seu, Paulo! E as tenho por conta dessa surpresa que pode surgir. (algo com uma probabilidade muito reduzida qnd pensamos em cruzamentos do mesmo cultivar, concorda?)

Sobre essas suas típicas diferentonas... Ainda quero ter uma delas! hehehehehe
(e a intenção não é a de por fogo nessa discussão. Fogo nisso pegou desde aquele dia do face e se alastrou tanto que fez um ótimo grupo que tínhamos no whatsapp deixar de existir. Lá o pau comeu, infelizmente, mas penso que aqui as pessoas tenham um pouco mais de bom senso para conversarmos como adultos)

Acho que vai atingir alguns egos... E vamos chegar talvez na conclusão que a maioria de nós não tenhamos alguns cultivares como imaginávamos pois de alguns deles a fonte tende a ser a mesma. Veremos se o debate acontece...
(espero que sim)
smart2 escreveu:e meu amigo, pensando por esse lado agora, me deixou com uma pulga atraz da orelha... a grande questão ae é concorencia... e onde esta nossa esperança... lembra da famosa Coca Cola... ja pensou como seria se não existice o Didio,lindagua etc... 10 conto kda seria poko ainda...

ja pensei na ideia de um grande investimento em reprodução in vitro... especialização em Dionaeas, a final temos mais de 100 cultivares... e vendo um video do Ono mesmo ontem ele falando que de uma dio seria capaz de produzir de 1000 a 5000 mil mudas... ae você calcula os lucros de cara... da pra vender uma Hidra por 10 reais e ainda ganhar mais de 50x do valor pago... nem vo falar das baratinhas de 40 reais e tals.

ja pensei seriamente, mais infelizmente não moro em local acessivel, correios aqui inviabiliza tal comercio, a não ser que fosem vendidas ainda in vitro mais ae e outro problema...

mais ae ta um grande mercado epserando um qualquer interesado a trabalhar serio.

sementes são um otimo mercado para investimentos em criação de cultivares, e se você pensa que ja temos todas as variações... não tempos, quando mesnos espramos aparece uma D. Hidra, D. Ghost etc e tem tanta combinações que ficariam top... pensa numa Hidra x B52 q troço doido que não sairia, mais ae o mercado tem que seguir seu caminho... separar o cultivar, analizar e registrar... ae sim vender como Dionaeia X... ae você pergunta... compensa ?... meu amigo da trabalho sim... mais o valor agregado e pela raridade... hoje uma ghost vi essa semana por 250 dolares... quase 1000 reais 1 PC... e to pra te falar que tem fila esperando ela por todo mundo...

mais fazer oq... enquanto esses investidores não se apresentão... vamos levando aos poucos... vo la estudar mais um poko dos vidros quem sabe né...
Então Ricardo... Esse negócio de uma planta gerar de 1000 a 5000 é com sementes. Isso não tem como acontecer com tecido pq haja rizoma pra se dividir desse tanto. É onde tá um dos meus principais questionamentos, inclusive! Agora... problema nenhum em produzir 5000 plantas de 1. O problema é dar um nome que não é dela afinal essas 5000 plantas serão típicas. Caso alguma(s) dela(s) apresente uma característica que interesse ao cultivador, ele pode separa-la, registra-la (diferente do que aconteceu com a ghost, hidra ou qualquer outro cultivar do Ono pois eles não tem registro) e vender com o nome que quiser.
O processo de registro é particularmente importante pois ele segue regras... Eles precisam confirmar que essas características se mantém, que a mutação é passada para os clones como deveria, etc. e pular esse estágio e dizer que "tem um cultivar" é um tanto quanto precipitado e irresponsável. Mas, como consumidor, eu busco saber antes de comprar e entendo que se mesmo assim eu quis comprar, eu assumo o risco.

O Helio, no meu ponto de vista o principal cultivador de dios no Brasil, (e que felizmente começou a participar do nosso forum recentemente) está fazendo esses cruzamentos que você citou (e muitos outros). Ele cruzou os cultivares mais fariados, então podem surgir muitas plantas bem diferentes do que temos visto.
Concordo que o preço é pela raridade... e é outro ponto que abordei. Imagina se a ghost que você viu sendo vendida por 250 dolares é clonada e colocam 1000 plantas dela a venda. O que você acha que aconteceria com o preço? Então interessa a alguns manter o cultivar como raro pois assim podem cobrar o quanto quiserem por ele. Como hobbista, não vejo como isso pode ser bom pra alguém (além do vendedor) e não consigo concordar com isso.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Recentemente eu adquiri um Red Dragon, e para aproveitar o frete acabei comprando também uma Giant Ono, ambas com valor de R$ 50,00 cada. Pois bem, eu estou a poucos meses neste hobby, e quando eu fiz essa compra, eu realmente não sabia exatamente como era essa questão de cultivares registrados, foi então que o pessoal do fórum veio conversar comigo, sobre isso, e alertar sobre o valor pago, pois eu estaria comprando uma típica pelo valor de uma cultivar, foi então que eu comecei a pesquisar mais a fundo como isso funcionava, e percebi que realmente o que os amigos estavam me falando fazia muito sentido, porém, como já havia feito o pagamento e realmente havia gostado muito da foto da planta matriz, decidi não trocar, até mesmo pq o vendedor em questão não possuía nenhum outro exemplar de meu interesse no mesmo valor, e seria bem complicado pedir um reembolso... Por enquanto, não posso dizer que me arrependo, pois a planta em questão é a maior de todas e está crescendo muito rápido, porém, se naquela época eu tivesse o conhecimento que tenho hoje, com certeza eu não faria esse negócio.

Eu, na minha opinião, até entendo de a pessoa conseguir separar uma bela planta, grande e bonita, e querer vender um pouquinho mais caro, mas se esse fosse o caso, ela teria que sair de um preço de R$ 15,00 para 20,00 por exemplo, mas continuar com nome de típica. Agora, colocar o preço de cultivares entre R$ 50,00 e mais de R$ 100,0 e querer simplesmente dar um nome para ela, isso eu já acho demais! É até uma sacanagem com quem segue todas regras e faz por merecer!

Quanto a origem e originalidade das plantas, esse é outro ponto muito obscuro, pois com os preços cobrados no Brasil são realmente absurdos, nós precisamos quase que sempre comprar essas plantas pequenas, ainda sem as características da matriz, vejam bem, não estou acusando ninguém de vender gato por lebre, de agir assim para benefício próprio, somente pensando no dinheiro, porém, nós somos humanos, nada nos impede de vez ou outra nós nos atrapalharmos com as ids das plantas, e acabar misturando umas com as outras, pode acontecer com qualquer um, então, como poderemos ter certeza que realmente estamos comprando o exemplar que queremos? É ai que entra o feedback de quem já comprou, para nos indicar alguns possiveis caminhos, porém, você decide comprar com outro vendedor para, talvez, correr menos esse risco, e depois da compra, descobre, que as plantas desse vendedor em questão, já vem de um vendedor com histórico perturbado, de já ter vendido gato por lebre, ou seja, o que adiantou? Nada... Se você quiser comprar algum cultivar que não seja tão escaco, ainda restam muitas pessoas de confiança para vendê-los, porém, se você já quiser uma planta mais exótica ou rara, ai complicou, por que ou você compra com quem tem no Brasil e decide acreditar na palavra dele, ou exporta de fora e corre o risco da planta morrer ou ser devolvida, ou faz uma viagem, traz escondido nas bagagens e rezando para ninguém descobrir e tudo isso acabar no xadrez...

Atualmente eu tenho algumas típicas, já incluindo a Giant Ono, 3 cultivares muito pequenas, que na verdade, só poderei estimar se são realmente cultivares, após grandes, são elas: B52, Low Giant e Red Dragon.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Felipe Siebert escreveu: Atualmente eu tenho algumas típicas, já incluindo a Giant Ono, 3 cultivares muito pequenas, que na verdade, só poderei estimar se são realmente cultivares, após grandes, são elas: B52, Low Giant e Red Dragon.
Como já conversamos, sei de onde vieram suas plantas... E segundo me disseram (que fique claro pois não tenho como afirmar isso) as red dragon dele são todas vindas de sementes.

Isso surgiu numa conversa recente em um grupo de whatsapp e as respostas me decepcionaram bastante.
Imagem
Imagem
Imagem

A conversa se encerrou aí! Não foi passada uma orientação ao cliente... Não foi passada uma fonte... Nada! Foi basicamente um "Você não sabe do que tá falando e eu sei mas não vou te mostrar de onde essa informação saiu"

Se é fato ou não que esse cultivar específico pode ser reproduzido por sementes, acho improvável pois como tal, há variabilidade genética e enquanto não houver uma fonte confiável me afirmando que sim, continuarei sem acreditar na versão apresentada.
Editado pela última vez por delagostini em 01 Fev 2018, 14:50, em um total de 1 vez.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Nossa mano, na moral, que decepção desse cara! Fatos apresentados, não tem nem o que eu acrescentar! A pessoa que fala uma coisa assim deveria ser expulsa do comércio de PCs! Partindo do pressuposto que de uma maneira ou de outra, todos os meus “cultivares” tem como origem ele, cada dia que passa, eu me convenço mais e mais, que comprei típicas com preços absurdamente altos!
Agora te pergunto, é normal eu me sentir um idiota que foi roubado tão facilmente? Acho que sabemos a resposta, mas pior ainda seria continuar na fantasia e na ilusão que muitos ainda tem, e continuar dando crédito e defendendo esta pessoa! Ao menos nisso, meus olhos estão abertos, o importante é aprender com os erros e não comete-los novamente!

Vou perguntar a esse nobre vendedor qual a origem de minha Red Dragon, só para ver o que irá falar, depois posto aqui...

Ao meu ver, ESSE TÓPICO DEVERIA ESTAR FIXO!

Abraços.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vixi, to comessando a achar que so tempos tipicas no brasil...

KD aquele empresario pra montar a concorenciaaaaaaa...

uma duvida, como ter certeza que a planta e realmente um CULTIVAR ? tem opção de algum registro quando se compra? certidão de nascimento etc...
delagostini escreveu: Então Ricardo... Esse negócio de uma planta gerar de 1000 a 5000 é com sementes. Isso não tem como acontecer com tecido pq haja rizoma pra se dividir desse tanto.
então ate onde entendi no video dele e por divisão, isso acontece ate onde sei pq ele precisa de pedaços minusculos de risoma ou folhas etc, confira no video ele dizendo que consegue...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Felipe Siebert escreveu:Agora te pergunto, é normal eu me sentir um idiota que foi roubado tão facilmente? Acho que sabemos a resposta, mas pior ainda seria continuar na fantasia e na ilusão que muitos ainda tem, e continuar dando crédito e defendendo esta pessoa! Ao menos nisso, meus olhos estão abertos, o importante é aprender com os erros e não comete-los novamente!
Não precisa se sentir idiota. As plantas são bonitas e, desde que trocado o substrato quando chegam, são plantas boas e bonitas. Só é problema para quem quer ter rótulo na planta ou quer revender isso posteriormente.
A questão é que com as historias sendo colocadas na mesa, continuar defendendo (ou pq é puxa saco ou pq não quer assumir que seus cultivares podem não ser o que eram) não tem muito sentido. Aí sim se sentir idiota faria sentido!

O autor dos questionamentos que postei aí em cima abriu mão de todo o cultivo dele. Doou todos os cultivares comprados no Brasil por não crer que eram o que comprou e agora está recomeçando só com importações. E era MUITA dionaea que o cara tinha...
smart2 escreveu:Vixi, to comessando a achar que so tempos tipicas no brasil...

KD aquele empresario pra montar a concorenciaaaaaaa...

uma duvida, como ter certeza que a planta e realmente um CULTIVAR ? tem opção de algum registro quando se compra? certidão de nascimento etc...
delagostini escreveu: Então Ricardo... Esse negócio de uma planta gerar de 1000 a 5000 é com sementes. Isso não tem como acontecer com tecido pq haja rizoma pra se dividir desse tanto.
então ate onde entendi no video dele e por divisão, isso acontece ate onde sei pq ele precisa de pedaços minusculos de risoma ou folhas etc, confira no video ele dizendo que consegue...


hahahah não sei se só temos típicas! Creio que não seja assim tão crítico.
Quanto a confirmação de cultivar, segundo disseram, só com uma análise genética (o que ninguém fará). Por isso que a idoneidade do fornecedor é tão importante nesses casos.

Sobre os empresários...Tem uns aí que estão pensando em como aproveitar essa onda. Espero que consigam e levem o cultivo de dionaeas para um nível aceitável. Acho que já passou da hora da gente ter um mercado sério no Brasil!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

delagostini escreveu:
Felipe Siebert escreveu:Agora te pergunto, é normal eu me sentir um idiota que foi roubado tão facilmente? Acho que sabemos a resposta, mas pior ainda seria continuar na fantasia e na ilusão que muitos ainda tem, e continuar dando crédito e defendendo esta pessoa! Ao menos nisso, meus olhos estão abertos, o importante é aprender com os erros e não comete-los novamente!

Não precisa se sentir idiota. As plantas são bonitas e, desde que trocado o substrato quando chegam, são plantas boas e bonitas. Só é problema para quem quer ter rótulo na planta ou quer revender isso posteriormente.
A questão é que com as historias sendo colocadas na mesa, continuar defendendo (ou pq é puxa saco ou pq não quer assumir que seus cultivares podem não ser o que eram) não tem muito sentido. Aí sim se sentir idiota faria sentido!

O autor dos questionamentos que postei aí em cima abriu mão de todo o cultivo dele. Doou todos os cultivares comprados no Brasil por não crer que eram o que comprou e agora está recomeçando só com importações. E era MUITA dionaea que o cara tinha...
Então cara, eu queria sim vender mudas e leafs das minhas plantas, e fazer trocas, mas não para lucro, e sim somente para poder adquirir novos exemplares e aumentar a coleção... Se eu gastar só do meu salário vou a falência :lol:


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem