Uso de vinagre e mais dicas de amigos

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Uso de vinagre e mais dicas de amigos

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu tenho duas dionaeas estranhas das quais já postei muitas fotos, uma é clone natural que ocorreu na dormência do ano passado.
Como estão juntas no mesmo vaso eu não sei qual é qual, mas aconteceu que uma delas começou a definhar e na ultima terça-feira a noite resolvi dar uma olhada no rizoma e nas raízes usando uma pinça.
Mexendo no substrato eu vi uma minuscula larva, só percebi porque ela se mexia e depois eu a perdi de vista.

Fiquei pensando como resolver isso, não bastava trocar o substrato, tinha que ser radical e me lembrei do vinagre e procurei no google sobre o uso do mesmo em plantas carnívoras e para minha surpresa a maior fonte de informação foi esse fórum, inclusive tendo receita.

Faz muito tempo que eu não uso sphagnum fervido, mas um amigo me disse para ferver apenas por 5 minutos que seria bom, antes eu fervia por uns 20 minutos, e foi o que fiz para preparar o substrato para usar em num novo vaso.
A composição que preparei foi com perlita mais sphagnum e pó de coco fervidos juntos por 5 minutos.

As plantas eu retirei do vaso antigo, lavei tirando o resto do substrato com um pinça e deixei numa solução de vinagre, usei uma colher de chá para 100ml de água, por 15 minutos.

Depois de replantadas eu coloquei uma fina camada de areia para proteger de algas, cianobactérias, etc. e agora é aguardar. No final o replante ficou assim, foto tirada logo em seguida no final dos procedimentos.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1516[/thumbnail]

Bom, é isso aí.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tá no capricho : joia : : joia :

você fez o teste com vinagre, eu aqui com cândida. acho muito bom buscar novas fontes e analisar os resultados. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

No caso, utilizou o vinagre para combater a "larva" que você viu e não correr o risco dela estar na raiz da Dio? Ou utilizou no Substrato novo que colocou no transplante? O vaso ficou muito bonito!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Leonardo Costa escreveu:No caso, utilizou o vinagre para combater a "larva" que você viu e não correr o risco dela estar na raiz da Dio? Ou utilizou no Substrato novo que colocou no transplante? O vaso ficou muito bonito!
Eu usei para combater a larva, preparei a solução num pequeno pote. Lavei as plantas com água corrente tirando o resto do substrato antigo com uma pinça. Depois de limpas deixei as plantas na solução por 15 minutos, como elas boiam eu usava a pinça para mergulhar e mexer elas nessa solução.
Para replantar tirei elas da solução e lavei em água corrente. Bom, depois com uma lupa olhei a solução procurando por alguma larva e não achei nada.

O vinagre indicado por colegas muito mais experientes que eu é o de maçã, que é menos ácido, mas eu só tinha em mãos o de vinho que é mais ácido e um outro preto todo afrescalhado. Preferi usar o de vinho.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Entendi! Ok! valeu a dica! Eu tenho alguns problemas com algumas pragas por aqui, principalmente cochonilhas. Vi algumas receitas que combatem elas, utilizando em sua mistura vinagre.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem