Substratos, seja prevenido!

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Substratos, seja prevenido!

Mensagem por Bruno Millan »

Olá à todos.
Hoje eu tava mudando o vaso de algumas neps, truncata e veitchii, pois elas crescem bastante, então quería dar espaço pras raízes e deixar o solo mais aerado no caso da veitchii, que tava em musgo puro. Como não sou muito de trocar o vaso das minhas plantas, errei na proporção dos substratos, achando que o sphagnum deveria encolher um pouco quando molhasse e acabou que misturei substrato demais, dava pra preencher mais dois vasos.
Primeiro troquei o da minha U. longifolia, que tava meio fraca e me deram a dica de trocar, depois fui trocar o da minha alata, que tava o mesmo desde que comprei... Ví aquele substrato todo empapado... precisava trocar faz tempo, mas vinha empurrando com a barriga por insegurança e preguiça, então fui trocar.
O que me deixou muito chocado que eu quero falar pra todos vocês para se prevenirem, é que na hora que tirei a planta do vaso, com o substrato junto, ví que mais da metade do vaso estava preenchido só com pedras!! O que sobrava eram menos de 3 dedos de musgo puro para a planta crescer... As raízes estavam todas enrroladas nele!
Depois disso acontecer comigo, acho que sería legal avisar bem para todos vocês. Sempre que comprarem alguma planta de um vendedor desconhecido, troquem o substrato dela o mais rápido possível!O Daniel sempre me falava que devia fazer isso... Agora vou passar a fazer o que ele me disse e quero repassar isso para todos vocês, para que não aconteça a mesma coisa que aconteceu comigo! Pode parecer frescura trocar sempre o substrato de novas plantas, mas com certeza vai valer a pena para todos que puderem...

Quería agradecer o Daniel também por ter me motivado por tanto tempo à trocar o substrato das minhas neps... Agora farei isso sempre!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Bruno, realmente um ponto muito importante...

Já falei isso varias vezes... É recomendável trocar o substrato das plantas que é comprada de vendedor desconhecido ou que costuma avacalhar(muitos). Aqui sempre acho vermes e insetos indesejados quando chega alguma coisa...

O Daniel vem incentivando a galera a cultivar certo... =D
Estou usando os furos envolta do vaso que ele incentivou... heheheh

Falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Valeu Bruno pelo aviso isso me deixou meio escabriado :shock:
É como dizem "é melhor prevenir do que remediar"
As plantas estão iguais as compras de carros, comprou de outro, troca o óleo e correia Hahahaha :lol: :lol:


Fabio Castro.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

VLW pelo aviso, é verdade isso, e a minha N. alata quando comprei tmb veio assim... com 3 dedos de sphagnum o resto pedras... sacanagem....
logo plantei num xaxim que tinha grandão com bastante espaço...
é sempre bom verificar mesmo, eu costumo apalpar os vasos que fico meio assim.
Da pra notar se tem substrato ou pedras. Mas é raro acontecer isso creio eu...
mas não custa se previnir e trocar o substrato também. É melhor pra voce e para a planta também ^^


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

bom saber...boa dia Bruno!!
:) :) :)


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Jack, agora que ví que você falou dos furos no vaso. Eu também tô testando na truncata e veitchii, mas são furinhos pequenos. Mesmo assim acho que alguma ajuda deve dar, não só pra deixar o substrato mais oxigenado, mas também pra deixar o calor sair!!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

:ola:
Bom, penso que cada cultivador tem seu metodo e sua cultura de cultivo, quando um vendedor manda uma planta a um cliente os costumes de cultivo dele irao ao encontro do cultivor que irá receber a planta, logo ocorre um encontro entre duas culturas de costumes, pois geralmente cultivadores tem costumes mais aperfeiçoados no cultivo.
Quando eu compro uma planta independentemente de quem eu compro sempre tiro a planta do solo que veio e lavo ela e as raizes, entao a planto em solo preparado por mim. É neste solo em que as raizes fundamentais para a planta irao se desenvolver e tornarão as plantas mais saudaveis.

Não é mais segredo que é necessario utilizar substrato devidamente higienizado para acomodar as frageis raizes de nossas plantas queridas. Muitos dizem que higienizam o substrato de suas plantas, mas so enxaguar e dar uma "lavadinha" nao é higienizar, ente processo é chato, trabalhoso e demorado, porém irá evitar muitos possiveis problemas.

As raizes sao fundamentais para um saudavel desenvolvimento das plantas, porém essa importancia é geralmente subestimada por muitos que negligenciam os devidos cuidados a elas.

Nois cultivadores e amantes de plantas carnivoras cultivamos nossas plantas com carinho, atençao, dedicaçao e paciencia, nos apegamos as plantas e procuramos dar a elas toda assistencia para que se desenvolvam adequadamente, mas geralmente vendedores não se apegam as plantas, eles apenas as matém para que sobrevivam sem dar a elas maior atençao e cuidados.

Muitos aqui compram pechinchando melhores ofertas, menores preços e não se dão conta que a quase tudo que custa caro e está barato está por algum motivo.
tambem existem casos em que a culpa das plantas chegarem é de quem compra, que pede por exemplo Droseras por PAC ou carta registrada afim de economizar trocados.

Ainda tem as formas de embalar as plantas para posta-las, ja comprei de vendores que sao o maximo na negociaçao, depois do deposito realizado socam as plantas de qualquer jeito nas caixas e mandam, se chegarem danidicadas dizem : " paciencia, a culpa é dos correios"
Mas nao é dos correios 100%, e é entendido que os correios tratam mal as caixas, o vendedor tem obrigaçao de providenciar metodos eficientes de acomodaçao das plantas, afim de conseguir que elas cheguem em perfeito estado nas maos de quem pagou por elas, não é favor, é obrigaçao.
Muitos compradores sao culpados pois sustentam essas atitudes comprando novamente de vendedores assim e mantendo a experiencia ruim em anonimato.

Eu nao sou vendedor, sou um cultivador entao quando vendo alguma planta estou disponibilizando uma planta minha, cultivada sob meus cuidados e condiçoes adequadas, é planta de cultivador nao de vendedor. Fica o exemplo pra tentar mostrar a voces esse "detalhe" que geralmente passa desapercebido.

Quanto ao vendedor que vendeu ao Bruno Millan lamento que nos tempos de hoje ainda exista isso, principalmente porque temos uma quantidade enorme de material rico em informaçoes disponivel o tempo todo. Inclusive acho que o bruno deve informar o vendedor, isso seria justo e serviria de alerta aos amigos

é no minimo indignante : bad :


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Valeu Daniel muito bacana seu ponto de vista que até serve de dica para quem quiser!
E em relação ao vendedor também acho que deveria falar, ou se o autor do post não quiser poderia até mandar uma MP para os interessados para que não venhamos a passar por isso também : joia :


Fabio Castro.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Eu falaría quem foi o vendedor, mas o problema é que nem sei quem é direito... comprei numa feirinha de plantas que tava tendo no parque logo no começo do cultivo (foi minha segunda nep), já grandinha. A única coisa que lembro é que o vendedor se chamava Ademar ou algum nome parecido!

Daniel, agora comecei a higienizar o substrato melhor que antes... ao invés de só ferver, estou fervendo, tirando a água e jogando água gelada por cima, assim mata tudp que tiver!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem