Infestação de Drosera exóticas em um parque estadual de SC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Infestação de Drosera exóticas em um parque estadual de SC

Mensagem por rdrgobra »

Segue o relato do amigo Paulo Gonella;

"Caros conterrâneos carnivorófilos,

Recentemente, chegou ao meu conhecimento que foram observadas espécies de carnívoras exóticas/introduzidas (isto é, não-nativas do Brasil) crescendo numa área de preservação ambiental na costa do Sul do Brasil, junto a espécies nativas.

Tendo em vista esse ocorrido e algumas discussões que tenho visto aqui e nos fóruns de discussão sobre a introdução de espécies não-nativas em
áreas naturais, achei que seria pertinente trazer alguns esclarecimentos e iniciar essa discussão.

A introdução de espécies em áreas nas quais estas não são nativas traz um ENORME risco ambiental e ecológico para as espécies nativas da área em questão.

Ao mesmo tempo que espécies exóticas talvez não encontrem condições favoráveis ao seu desenvolvimento nesse novo habitat (como clima, solo, polinizadores etc), elas também não vão encontrar seus competidores e "inimigos" naturais, podendo, potencialmente, tornarem-se invasoras.

Para aprender mais sobre espécies invasoras e o risco que elas representam, eu recomendo dar uma lida aqui:

Espécies Exóticas Invasoras

E aqui:

Espécie invasora

Espécies invasoras representam uma das maiores ameaças à biodiversidade hoje em dia. Não é preciso ir longe para achar exemplos: a recém descoberta Drosera magnifica é considerada uma espécie Criticamente Ameaçada de extinção por causa da competição causada pela introdução de espécies africanas de capim, como a braquiária e o capim-gordura, que invadiram seu habitat natural e competem por espaço e luz com essa espécie, que cresce muito mais lentamente que essas gramíneas.

Exemplos de plantas carnívoras introduzidas em outras regiões do mundo não faltam e, em alguns casos, estas também se tornaram invasoras, como é o caso de Sarracenia purpurea em algumas regiões da Inglaterra.

Por essas razões, eu gostaria de pedir a vocês que NÃO introduzam plantas de cultivo em áreas naturais, sejam essas espécies nativas ou exóticas."

As espécies a que ele (Paulo Gonella) se refere são D. binata e D. capensis duas plantas que em seu habitat convivem em harmonia com outros espécimes da fauna e flora local, mas em ambientes estranhos se tornam uma praga difícil de combater.

O nome da pessoa que fez isso é uma incógnita, mas já reforço que o mesmo cometeu um crime ambiental gravíssimo e caso seja identificado deve responder pelo mesmo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Poxa, é revoltante saber que alguém tenha feito isso, quando li o relato no face até achei que poderia ter sido um acidente,(tipo os relatos de chuvas levando sementeiras de hobystas), lembro de um post no Plantas carnivoras Br, onde o Fernando Rivadavia encontrou um local na Califórnia, onde varias especies foram inseridas criminalmente, e a pior era a d.capensis que formavam enormes aglomerados.
Se existe a D.binata então a pessoa fez intencionalmente, de má fé :evil: :evil:

Bom pessoal, espero que todos entendam o quanto isso é serio e quando não quiserem sementes é só cortar as hastes antes delas crescerem.
Abs.


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

isso realmente é preocupante e deve, sim, ser encarado por nós, hobbystas como assunto sério... q isso nos sirva de alerta pra responsabilidade q temos em mãos


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

sem duvida, apesar de serem lindas na natureza, cara uma tem seu lugar, beleza no lugar errado pode dar muita dor de cabeça. temos que tomar muito cuidado, principalmente em certos locais.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Muito triste saber disso, principalmente sabendo que é bem provável que elas competem com especies nativas podendo até mesmo extingui-las da natureza :caveira:

Não esquecendo de ressaltar que um belo exemplo disso é o caramujo-gigante-africano(Achatina fulica) que foi introduzido no Brasil em 1988 com a intenção de substituir o escargot, e hoje em dia virou uma praga em praticamente todo o país(ou até mesmo em todo o país), e além disso ainda se tornou um grande transmissor de doenças : diablo :
Juliano Alves escreveu:
Bom pessoal, espero que todos entendam o quanto isso é serio e quando não quiserem sementes é só cortar as hastes antes delas crescerem.
Abs.
Ou pelo menos poderiam doar para muitos iniciantes que ainda não conseguiram a espécie envolvida


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem