Campanha - Doe suas Sementes

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder

Você gostaria de doar/receber doação de sementes de plantas carnivoras?

Esta enquete foi concluída em 22 Set 2015, 16:14

SIM
21
100%
NÃO
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 21

Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem por MarcielS »

Pessoal,

O cultivo de plantas carnivoras é, em um primeiro momento, uma sucessão de novas descobertas para todos que iniciam no hobby.

Para aqueles que iniciam o cultivo a partir de sementes, vê-las germinar é uma alegria inenarrável. Tem também aqueles que preferem começar com mudas e acompanhar o crescimento das plantinhas recém adquiridas.
E o auge é quando vemos nossas plantas florescerem e produzirem as almejadas sementes. Centenas delas. :yahoo:

Passado o momento de festa, nos deparamos com a dura realidade. Sempre sobra muito mais sementes do que podemos utilizar.
Então o que fazer com tantas sementes? :shock:

Bom,

Após uma sugestão interessante do amigo Ricardo (smart2) achei justo postar uma enquete para saber se devemos ou não criar uma campanha Doe suas Sementes incentivando os membros a doar o excedente das sementes que produz. Lembrando que uma das regras do fórum é 'Não pedir Doações'.

É fato que temos na comunidade amigos que não precisam de incentivo para doar sementes. Nossos amigos Edson, Rodrigo, Camila, Fatima, são apenas alguns deles. Mas a realidade é que muitos não disponibilizam o excedente e acabam por descarta-las. O que é um desperdício e algumas vezes um problema para a nossa flora quando o descarte é feito de forma inadequada.


Então vamos a enquete.

Você gostaria de doar/receber doação de sementes de plantas carnivoras?
  • SIM
  • NÃO
... : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Tô nessa. : joia : : joia : : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

a primavera tá chegando... logo, logo, tô com as sementinhas por aqui... :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Muito bom : Clap :

Espero fazer minha parte na primavera : joia :


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

obrigado amigo, por entender o meu parecer e abrir essa votação, entendo que esta regra de "Não pedir sementes" e muito justa ja que isto enche o saco mesmo, porem vejo no decorrer que muitos guardão suas sementes (isto e importante tb) e elas tem vida útil muito pequena, e sendo que temos uma galera doida para ver algumas sementes germinando, e assim aumentando suas coleções... lembrando que, não tenha medo de doar suas sementes e em um acidente perder sua especie, pois cada doação que você faz na verdade e + backup de sua especie, olhe o exemplo da Roberta que teve recentemente varias percas, e se conferir nos últimos post's vários membros se prontificaram a ajuda-la tanto com sementes como ate com mudas. entendo que o mesmo acontecerá com qualquer um que ja ajudou, os outros tb porem ficamos como se fosse em divida com o doador.

obrigado novamente e vamos nessa pessoal, nesta primavera acredito que não terei florações aqui, porem ano que vem...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

smart2 escreveu:porem vejo no decorrer que muitos guardão suas sementes (isto e importante tb) e elas tem vida útil muito pequena, e sendo que temos uma galera doida para ver algumas sementes germinando, e assim aumentando suas coleções...
Não quero polemizar, mas é só pra tentar mostrar o outro lado da moeda tb: é q muitas vezes, embora sempre tendo disposição em abrir doações, em partilhar um pouco do q tenho, há épocas em q há uma baixa procura/excesso de oferta de sementes, principalmente pelas mais "comuns" (digamos assim).. isso aconteceu (e vai continuar acontecendo) comigo e com tantos outros q participam ativamente do forum. Por isso, ou a gente acaba mesmo armazenando (e aí com o tempo, acabamos esquecendo) ou "descartando". E não é por maldade, não é por apego ou por egoismo... é pq são fases mesmo... :D

Achei bacana qdo no meio do inverno (ou era meio do outono? :roll: ), o Edson se lembrou de disponibilizar o excedente dele... acredito q seja esse um exemplo a ser seguido. : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Acho a ideia muito boa, mas além do que a Fátima relatou existe um outro fator que é o sphagnum.

Infelizmente nossos correios para prestarem um serviço de péssima qualidade colocam o preço nas alturas.
E aí o que fazemos? Os interessados recebem as sementes, mas não tem o substrato correto para semear.

Como dizem sempre aparece um advogado do diabo.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Apoio esta ideia, e faço questão de compartilhar com os amigos um objetivo meu; difundir entre os hobbystas nacionais o cultivo das Drosera brasileiras a começar pela D. spiralis, cujas sementes já adquiri. Se tudo correr bem e conseguir germinar esta PC eu lhe garanto que farei a mesma virar praga igual ou pior que a U. arenaria kkkkk...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Muito boa essa iniciativa , eu já havia comprado sementes pela internet , mas foi muito bom receber doações do Edson mesmo sendo espécies mais comuns como a Byblis , foi um grande incentivo e fez crescer a minha paixão pelas pcs .


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Adorei a iniciativa, muito legal mesmo! : joia :
Comprar sementes pela internet é uma faca de dois gumes, ou nasce um belo exemplar ou um matinho qualquer.
As doações são muito bacanas pois além de proporcionar uma grande felicidade para quem for recebe-las (exemplo eu aqui fazendo festa com as germinações :D ) você acaba por aumentar as chances de perpetuação da espécie. Essa iniciativa também incentiva muito quem está apenas no começo desse hobby fantástico. E como comentou o smart2 mesmo que por algum motivo você perca sua espécie, é fato que vai poder contar com o pessoal aqui do fórum (em especial aquelas pessoas que receberam sua doação).
Não vejo a hora também de começar a compartilhar minhas sementes!


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem